Questões sobre Pontuação

Lista completa de Questões sobre Pontuação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

CONHECIMENTOS BÁSICOS

Atenção: As questões de números 1 a 7 referem-se ao texto que segue.

 

Os sinais de pontuação empregados em AMBOS os segmentos do texto, reproduzidos a seguir, apresentam sentido diferente no uso de

  • A. aspas, em "uma tarde destas" e "Muito prazer em conhecê-la, minha senhora! "
  • B. pontos de exclamação, em Não, nada de piqueniques! e É muito mais!
  • C. reticências, em o que mais me agrada no Rio são os túneis... e Porque a poesia não é apenas a verdade...
  • D. dois pontos, em Agradeci-lhe, horrorizado: e Eu sou evoluído:
  • E. vírgulas, em nem temperaturas, nem ruído, nem mosquitos e não pode ser um conhecimento voluntário, aprazado, mas uma lenta osmose inconsciente...

Assinale a alternativa que apresenta redação CORRETA em relação à pontuação.

  • A.

    O crescimento econômico é o melhor remédio para as doenças do desemprego, mas, por si só também, não é suficiente para reduzir a pobreza e nem as disparidades sociais.

  • B.

    O crescimento econômico é o melhor remédio para as doenças do desemprego mas, por si só, também, não é suficiente, para reduzir a pobreza e nem as disparidades sociais.

  • C.

    O crescimento econômico, é o melhor remédio para as doenças, do desemprego mas por si só também não é suficiente para reduzir a pobreza e nem as disparidades sociais.

  • D.

    O crescimento econômico, é o melhor remédio para as doenças do desemprego, mas, por si só também, não é suficiente para reduzir a pobreza e, nem as disparidades sociais.

  • E.

    O crescimento econômico é o melhor remédio para as doenças do desemprego, mas por si só também não é suficiente, para reduzir a pobreza, e, nem as disparidades sociais.

Texto para as questões de 01 a 10.

Em "A tecnologia permite ao atleta usufruir o melhor do seu talento, da sua habilidade técnica e da sua capacidade física", a vírgula

  • A.

    isola termos que se referem a algo anteriormente declarado, denominado aposto.

  • B.

    separa orações que não possuem conectivos.

  • C.

    isola termos intercalados.

  • D. separa elementos de mesma função sintática.
  • E.

    isola termos que evidenciam o interlocutor, ou seja, o vocativo.

O uso de "aspas" em expressões e palavra, sem parcimônia, no quinto parágrafo, indica que o autor queria:

  • A.

    realçar o significado denotativo de cada uma.

  • B.

    criticar o uso destas expressões e palavras.

  • C.

    evidenciar que elas são gírias.

  • D.

    mostrar que está usando expressões e palavra de outrem.

  • E.

    destacar estas expressões e palavra com arcadismos.

Considerando as idéias e aspectos lingüísticos do texto acima, julgue os itens a seguir.

Os dois-pontos empregados na linha 7 podem ser substituídos por vírgula, sem que haja prejuízo da correção gramatical e da coerência do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Instruções: As questões de números 1 a 12 referem-se ao texto seguinte.

 

Quanto à pontuação, a frase inteiramente correta é:

  • A. Quando Rubem Braga já velho, compareceu ao evento programado, notou-se que, mais do que apenas abatido estava impaciente, com as perguntas que lhe faziam.
  • B. Ressalte-se que, houve antes de Rubem Braga cronistas importantes, mas nenhum deles se dedicou exclusivamente às crônicas, nem lhes deu como Braga, tal densidade poética.
  • C. Muitos trabalhadores do povo que jamais haviam merecido atenção mais séria, passaram a ser protagonistas, de inesquecíveis crônicas de Rubem Braga.
  • D. Nos jornais, ou em livros as crônicas de Braga costumam prender a atenção do leitor, com tanta intensidade que este não é capaz de arredar os olhos do texto, fascinado, que fica.
  • E. Não é de se imaginar, realmente, que um texto publicado em jornal possa aspirar à mesma permanência a que, em princípio, fariam jus os textos cuidadosamente editados em livro.

Indique a alternativa pontuada corretamente.

  • A.

    As zebras não têm úlceras porque elas só se estressam no momento certo, quer dizer, só quando há perigo real e iminente, geralmente um leão tentando devorá-las. No segundo seguinte e no segundo anterior à passagem do leão, elas permanecem em seu estado normal.

  • B.

    As zebras não têm úlceras, porque elas só se estressam, no momento certo – quer dizer só quando há perigo real e iminente – geralmente um leão tentando devorá-las, no segundo seguinte e no segundo anterior à passagem do leão, elas permanecem em seu estado, normal.

  • C.

    As zebras não têm úlceras? Porque elas só se estressam no momento certo! Quer dizer só quando há perigo, real e iminente. Geralmente um leão tentando devorá-las no segundo seguinte, e no segundo anterior à passagem do leão elas permanecem em seu estado normal.

  • D.

    As zebras, não têm úlceras porque elas, só se estressam no momento certo (quer dizer só quando há perigo real e iminente) geralmente um leão tentando devorá-las; no segundo seguinte e no segundo anterior à passagem do leão, elas permanecem em seu estado normal.

  • E.

    As zebras não têm úlceras porque elas só se estressam no momento certo: quer dizer, só quando há perigo real e iminente. Geralmente um leão tentando devorá-las; no segundo seguinte e no segundo anterior, à passagem do leão elas permanecem em seu estado normal.

O texto a seguir é referência para as questões 14 a 17.

Em sua carta, a professora G. S. utiliza duas vezes o recurso das aspas. Ao colocar entre aspas a palavra exílio, ela indica que:

  • A.

    trata-se de uma citação do artigo de Dulce Critelli.

  • B.

    o leitor deve estar atento a essa palavra, pois as aspas separam o estrangeirismo "exílio" do resto do texto.

  • C.

    a palavra não deve ser interpretada no seu sentido literal.

  • D.

    trata-se de uma afirmação irônica, e o leitor deve buscar uma interpretação oposta ao sentido usual.

  • E.

    a palavra é um empréstimo ainda não dicionarizado.

As questões de números 1 a 8 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

− que podem rodar tanto com gasolina quanto com álcool − (1° parágrafo)

Os travessões isolam

  • A.

    opinião pessoal contrária à afirmativa anterior.

  • B.

    repetição da mesma idéia, com intenção de reforçar a exposição de fatos.

  • C.

    ressalva necessária à clareza do desenvolvimento das várias idéias do parágrafo.

  • D.

    comentário explicativo acrescentado ao parágrafo.

  • E.

    esclarecimento importante para evitar incoerência na frase.

Com referência ao texto "Soy loco por ti, América", julgue os itens seguintes.

O trecho "que impuseram o sentido que mais lhes convinha à nossa história" (L.5-6) constitui uma restrição ao sentido do antecedente nominal "colonizadores" (L.5), o que justifica o emprego da vírgula após este vocábulo.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...