Questões sobre Pontuação

Lista completa de Questões sobre Pontuação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Texto I – itens de 1 a 15

Julgue os itens a seguir, que se referem à compreensão, à interpretação e aos aspectos gramaticais do texto

A oração " que terá profundo impacto sobre nossa vida" (L.21) poderia estar entre parênteses ou entre travessões, mas não sem as vírgulas, porque, neste caso, assumiria um caráter explicativo, o que acarretaria incoerência textual.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nas idéias e nas estruturas gramaticais do texto acima, julgue os itens que se seguem.

A retirada da vírgula que precede “que” (l.5) não provoca erro de pontuação, mas altera o sentido do período.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação as idéias e às estruturas do texto acima, julgue os itens a seguir.

Pelos sentidos do texto, se a expressão antes de tudo for inserida, entre vírgulas, após a forma verbal “é” (l.7), confere-se mais ênfase à informação, sem prejuízo para a correção gramatical do período.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na estrutura do parágrafo acima, julgue os itens seguintes.

Na linha 8, a supressão da vírgula após “culturais” não acarreta mudança semântica nem alteração sintática.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na estrutura do parágrafo acima, julgue os itens seguintes.

O sinal de dois-pontos (l.2) está corretamente empregado, pois antecede a uma explicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do texto acima, julgue os itens a seguir.

Na linha 2, o sinal de dois-pontos tem a função de introduzir uma explicação, semelhante à expressão isto é.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia os fragmentos abaixo apresentados, extraídos de O texto na sala de aula. (São Paulo: Ática, 2004), para responder às questões 44 a 47.

I. "Numa sociedade como a brasileira – que, por sua dinâmica social e política, divide e individualiza as pessoas, isola-as em grupo, distribui a miséria entre a maioria e concentra o privilégio nas mãos de poucos –, a língua não poderia deixar de ser, entre outras coisas, também a expressão dessa mesma situação." (Milton José de Almeida, p. 14.)

II. "A tese de que não se deve ensinar ou exigir o domínio do dialeto padrão dos alunos que conhecem e usam dialetos não padrões baseia-se no preconceito segundo o qual seria difícil aprender o padrão. Isso é falso, tanto do ponto de vista da capacidade dos falantes quanto do grau de complexidade de um dialeto padrão. As razões pelas quais não se aprende, ou se aprende e não se usa um dialeto padrão, são de outra ordem, e têm a ver em grande parte com os valores sociais dominantes e um pouco de estratégias escolares discutíveis." (Sírio Possenti, p. 33.)

III. "Se pensarmos bem, concluiremos que não é necessário estudar gênero, número, concordância, etc., a não ser quando os alunos efetivamente erram e naqueles casos em que erram. Se erram em estruturas como 'os livro(s)', que isso seja trabalhado; mas se nunca dizem 'vaca preto', para que insistir em estudar o gênero de 'vaca'?" (Sírio Possenti, p. 37.)

Considerando os fragmentos I e III, assinale a opção INCORRETA, quanto à pontuação.

  • A.

    Em III, "estruturas como 'os livro(s)' " e "gênero de 'vaca'? ", foram empregadas aspas simples porque o texto em que essas expressões se encontram já contém aspas.

  • B.

    No texto III, em "não é necessário estudar gênero, número, concordância, etc", as vírgulas podem ser dispensadas, por serem apenas enfáticas.

  • C.

    No texto I, a expressão "entre outras coisas" tem valor enfático e pode ser suprimida, sem prejuízo para a compreensão do fragmento.

  • D.

    Os travessões das linhas 1 a 3, do texto I, enfatizam as orações intercaladas; podem ser substituídos por parênteses.

A partir do texto acima, julgue os itens seguintes.

A vírgula logo após “vespertinos” (l.13) pode ser substituída por dois-pontos, sem que se alterem as relações entre os termos da oração.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto acima, julgue os itens seguintes.

O emprego das vírgulas antes do “e” (l.1) está correto, pois elas estão separando orações com sujeitos distintos.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Julgue os itens a seguir, referentes ao texto acima.

Em “pois, para que um texto fique pronto,” (R.28), as vírgulas podem ser omitidas sem prejuízo para a correção gramatical do trecho, já que foram usadas apenas por opção estilística.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...