Lista completa de Questões sobre Pontuação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto I – itens de 1 a 15
Julgue os itens a seguir, que se referem à compreensão, à interpretação e aos aspectos gramaticais do texto
A oração " que terá profundo impacto sobre nossa vida" (L.21) poderia estar entre parênteses ou entre travessões, mas não sem as vírgulas, porque, neste caso, assumiria um caráter explicativo, o que acarretaria incoerência textual.
Com base nas idéias e nas estruturas gramaticais do texto acima, julgue os itens que se seguem.
A retirada da vírgula que precede que (l.5) não provoca erro de pontuação, mas altera o sentido do período.
Em relação as idéias e às estruturas do texto acima, julgue os itens a seguir.
Pelos sentidos do texto, se a expressão antes de tudo for inserida, entre vírgulas, após a forma verbal é (l.7), confere-se mais ênfase à informação, sem prejuízo para a correção gramatical do período.
Com base na estrutura do parágrafo acima, julgue os itens seguintes.
Na linha 8, a supressão da vírgula após culturais não acarreta mudança semântica nem alteração sintática.
Com base na estrutura do parágrafo acima, julgue os itens seguintes.
O sinal de dois-pontos (l.2) está corretamente empregado, pois antecede a uma explicação.
A respeito do texto acima, julgue os itens a seguir.
Na linha 2, o sinal de dois-pontos tem a função de introduzir uma explicação, semelhante à expressão isto é.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Leia os fragmentos abaixo apresentados, extraídos de O texto na sala de aula. (São Paulo: Ática, 2004), para responder às questões 44 a 47.
I. "Numa sociedade como a brasileira – que, por sua dinâmica social e política, divide e individualiza as pessoas, isola-as em grupo, distribui a miséria entre a maioria e concentra o privilégio nas mãos de poucos –, a língua não poderia deixar de ser, entre outras coisas, também a expressão dessa mesma situação." (Milton José de Almeida, p. 14.)
II. "A tese de que não se deve ensinar ou exigir o domínio do dialeto padrão dos alunos que conhecem e usam dialetos não padrões baseia-se no preconceito segundo o qual seria difícil aprender o padrão. Isso é falso, tanto do ponto de vista da capacidade dos falantes quanto do grau de complexidade de um dialeto padrão. As razões pelas quais não se aprende, ou se aprende e não se usa um dialeto padrão, são de outra ordem, e têm a ver em grande parte com os valores sociais dominantes e um pouco de estratégias escolares discutíveis." (Sírio Possenti, p. 33.)
III. "Se pensarmos bem, concluiremos que não é necessário estudar gênero, número, concordância, etc., a não ser quando os alunos efetivamente erram e naqueles casos em que erram. Se erram em estruturas como 'os livro(s)', que isso seja trabalhado; mas se nunca dizem 'vaca preto', para que insistir em estudar o gênero de 'vaca'?" (Sírio Possenti, p. 37.)
Considerando os fragmentos I e III, assinale a opção INCORRETA, quanto à pontuação.
Em III, "estruturas como 'os livro(s)' " e "gênero de 'vaca'? ", foram empregadas aspas simples porque o texto em que essas expressões se encontram já contém aspas.
No texto III, em "não é necessário estudar gênero, número, concordância, etc", as vírgulas podem ser dispensadas, por serem apenas enfáticas.
No texto I, a expressão "entre outras coisas" tem valor enfático e pode ser suprimida, sem prejuízo para a compreensão do fragmento.
Os travessões das linhas 1 a 3, do texto I, enfatizam as orações intercaladas; podem ser substituídos por parênteses.
A partir do texto acima, julgue os itens seguintes.
A vírgula logo após vespertinos (l.13) pode ser substituída por dois-pontos, sem que se alterem as relações entre os termos da oração.
A partir do texto acima, julgue os itens seguintes.
O emprego das vírgulas antes do e (l.1) está correto, pois elas estão separando orações com sujeitos distintos.
Julgue os itens a seguir, referentes ao texto acima.
Em pois, para que um texto fique pronto, (R.28), as vírgulas podem ser omitidas sem prejuízo para a correção gramatical do trecho, já que foram usadas apenas por opção estilística.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...