Lista completa de Questões sobre Pontuação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
"Uma torre de trezentos metros, por exemplo, parecenos altíssima..."; o emprego de vírgulas nesse segmento do texto se justifica porque se trata de:
separação do aposto;
separação de adjuntos adverbiais;
indicação da omissão de um termo na oração;
destaque de expressões explicativas;
separação dos termos de uma enumeração.
Está clara e correta a redação da seguinte frase:
A globalização criou expectativas em todos os segmentos sociais, contudo os bens que dela advêm pouco confirmam as esperanças alentadas.
O texto "Equívocos da burocracia internacional"", que à primeira vista, como o próprio título diz, sugere compatibilidade entre burocratas e enganos.
O decálogo do bom negociador parece como uma receita, pois estabelece regras que, se forem seguidas, a pessoa se tornará um bom profissional.
Tanto num estudo especializado ou numa reflexão de um leigo são consistentes quando trazem dados de peso para defender uma ou outra idéia.
O contraste daquele raciocínio entre discursos desvinculados deixava vir a tona a competência do rapaz, a qual não era gratúita.
No sexto parágrafo, os dois-pontos são usados para:
introduzir uma enumeração necessária à compreensão da frase.
apresentar uma explicação para o termo isso.
dar continuidade à frase, evitando que ela se torne longa demais.
expressar um outro ponto de vista paralelo à idéia apresentada anteriormente.
apresentar uma exemplificação que justifica a opinião anteriormente expressa.
O uso de parênteses no quarto parágrafo do texto caracteriza:
explicação de um termo anteriormente expresso.
ressalva corretiva de uma opinião aparentemente equívoca anterior.
observação complementar à opinião anteriormente expressa.
apresentação de uma alternativa a uma dúvida anteriormente expressa.
oposição à idéia imediatamente anterior, contradizendo-a.
Assinale a opção que respeita as normas gramaticais de pontuação.
O jornalista é sem dúvida, um profissional muito importante no mundo moderno pois, através dele, temos acesso a todas as informações da vida cotidiana.
O jornalista é, sem dúvida, um profissional muito importante no mundo moderno, pois, através dele, temos acesso a todas as informações da vida cotidiana.
O jornalista é, sem dúvida, um profissional muito importante no mundo moderno pois através dele, temos acesso a todas as informações da vida cotidiana.
O jornalista é sem dúvida, um profissional muito importante no mundo moderno, pois através dele temos acesso a todas as informações da vida cotidiana.
O jornalista é sem dúvida um profissional muito importante no mundo moderno, pois através dele temos acesso a todas as informações da vida cotidiana.
A respeito do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Subentende-se do texto que o termo entre parênteses (l.10-11) explicita o que deve ser entendido como violência (l.10).
Julgue os itens subseqüentes, a respeito do texto acima.
Seria mantida a correção gramatical se a vírgula empregada após cerrado (l.6) fosse retirada.
Em relação ao texto anterior Durante séculos (...) , julgue os itens que se seguem.
As vírgulas após as palavras Jundiaí e Piracicaba (l.13-14) justificam-se por se tratar de uma enumeração de itens que têm o mesmo valor sintático.
A respeito das estruturas do texto II, julgue os itens seguintes.
Ao final do verso 25, o autor poderia ter empregado os dois pontos, assim como o fez no verso 21, pois as estruturas sintáticas são semelhantes.
Nas questões 79 e 80, baseadas em Machado de Assis, assinale o item em que uma das sentenças não foi pontuada corretamente.
– Fizeste bem, Cubas; andaste perfeitamente. / Fizeste bem, Cubas. Andaste perfeitamente.
Assim eu, Brás Cubas, descobri uma lei sublime, a lei da equivalência das janelas, e estabeleci que o modo de compensar uma janela fechada, é abrir outra. / Assim eu, Brás Cubas, descobri uma lei sublime, a lei da equivalência das janelas, e estabeleci que o modo de compensar uma janela fechada é abrir outra.
Vi, claramente vista, a meia dobra da véspera, redonda, brilhante, multiplicando-se por si mesma por dez. / Vi, claramente vista, a meia dobra da véspera, redonda, brilhante, multiplicando- se, por si mesma, por dez.
Este ar não é só puro. É balsâmico; é uma transpiração dos eternos jardins. / Este ar não é só puro. É balsâmico, é uma transpiração dos eternos jardins.
E eu espraiava todo o meu ser na contemplação daquele ato, revia-me nele, achava-me bom, talvez, grande. / E eu espraiava todo o meu ser na contemplação daquele ato, reviame nele, achava-me bom, talvez grande.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...