Lista completa de Questões sobre Pontuação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado da Bahia (FESMIP) - 2004
Embora não tenha sido uma opção do autor, a alternativa em que a opção por utilizar a vírgula estaria também correta é:
"Quando eu era menino e estudava piano aprendi a tocar uma versão facilitada do Carnaval de Veneza". (linha 1-2)
"Quando eu era menino e estudava piano aprendi a tocar uma versão facilitada do Carnaval de Veneza". (linha 1-2)
"O teatro é algo que precisa de um público para existir". (linha 11)
"Não somos nós que pintamos as máscaras". (linha 16)
"As máscaras de carnaval podem ser colocadas e tiradas pela própria pessoa". (linha 30)
Ciclos de alto desemprego foram comuns no capitalismo do século XIX e início do XX, e, (1) embora nenhum deles tenha tido a profundidade da Grande Depressão, revelavam dramas sociais terríveis. No entanto, por que, em geral, não tinham conseqüências políticas maiores?(2) A razão era simples: (3) fora dos Estados Unidos e de parte da França, a maioria dos trabalhadores, (4) era pobre, e pobre não tinha direitos políticos, (5) não votava.
(Adaptado de J. Carlos de Assis, A Crise da Economia enquanto Crise do Trabalho)
Assinale a opção que corresponde a emprego incorreto do sinal de pontuação.
Ordene os segmentos seguintes de modo a formar um texto coeso, levando em conta os sinais de pontuação necessários para garantir essa coesão. A seguir, marque a ordenação correta.
4, 3, 1, 7, 6, 2, 5
5, 1, 2, 6, 4, 3, 7
2, 3, 7, 5, 4, 6, 1
3, 4, 1, 6, 7, 2, 5
2, 6, 3, 4, 1, 5, 7
Leia o texto para responder às questões 06 e 07.
Em relação ao texto, assinale a opção correta.
Assinale a opção em que todos os sinais de pontuação foram empregados de acordo com a norma gramatical.
Já se disse várias vezes que a pós-modernidade morreu, mas ninguém até agora havia afirmado de forma tão cabal, que ela nem sequer existiu. É justamente o que defende o filósofo Gilles Lipovetsky. Ele argumenta que, desde os anos 50, o mundo vive uma intensificação jamais vista do tripé, que sempre caracterizou a modernidade: o mercado, o indivíduo e a escalada técnico-científica.
A partir dos anos 80, com o avanço brutal da globalização e das novas tecnologias de comunicação, esse fenômeno – que ele batizou de hipermodernidade – adquire uma velocidade espantosa, passando a interferir diretamente sobre comportamentos e modos de vida.
Mais do que um lance de retórica, o termo hipermodernidade define a situação paradoxal da sociedade contemporânea, dividida de modo quase esquizofrênico entre a cultura do excesso e o elogio da moderação. De um lado, diz Lipovetsky, "é preciso ser, mais moderno que o moderno, mais jovem que o jovem, estar mais na moda, que a própria moda"; de outro, valorizam-se "a saúde, a prevenção, o equilíbrio, o retorno da moral ou das religiões orientais".
Esse convívio frenético de ordem e desordem – ou "caos organizador", como define Lipovetsky – que identifica a sociedade hipermoderna, resulta paradoxalmente, na fragilização do indivíduo, que vê ruir as antigas formas de coesão social – Estado, religião, partidos revolucionários.
Otimista – "isso hoje, é um defeito" –, ele rebate visões apocalípticas sobre o futuro e diz, que as crises sempre foram inerentes ao capitalismo – "sistema flexível, que aceita críticas e sabe se adaptar".
Os fragmentos contidos nos itens subseqüentes foram adaptados de um texto escrito por Ângela Lacerda para a Agência Estado. Julgue-os quanto à correção gramatical.
O programa Escola Aberta, que usa as escolas nos fins de semana para atividades culturais, sociais e esportivas de alunos e jovens da comunidade reduziu os índices de violência registrados nos estabelecimentos e melhorou o aproveitamento escolar.
Texto I – itens de 7 a 10
Considerando o texto I, julgue os seguintes itens.
A inserção da palavra conseqüentemente, entre vírgulas, antes de "cada vez" (L.7) torna explícita a relação entre idéias desse período e aquelas apresentadas anteriormente no texto.
Em relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
Na linha 14, estaria gramaticalmente correta a inserção, entre a palavra "urbana" e o sinal de dois-pontos, de qualquer uma das seguintes expressões, antecedidas de vírgula: como, tais como, quais sejam, entre as quais se destacam.
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
Na linha 9, a expressão como proprietária do prontuário está escrita entre vírgulas por constituir um aposto que fornece uma característica explicativa para instituição.
Com respeito ao texto acima, julgue os itens a seguir.
Nas linhas 13 e 14, a expressão entre parênteses explicita como deve ser interpretada a tripla jornada feminina (l.13) e admite ser demarcada por duplo travessão no lugar dos parênteses.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...