Lista completa de Questões sobre Pontuação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A figura acima ilustra uma janela do Word 2002 com parte de um texto em processo de edição, que foi extraído da revista Época, de 12/1/2004, p. 84. Julgue os itens subseqüentes quanto às idéias e à estrutura do texto e com relação ao Word 2002.
A expressão no fundo (l.2) pode ser posta entre vírgulas ou ser movida para logo depois de esforço (l.2), ficando entre vírgulas, sem que resulte em incorreção gramatical.
Nas questões 79 e 80, baseadas em Machado de Assis, assinale o item em que uma das sentenças não foi pontuada corretamente.
Talvez espante ao leitor, a franqueza com que lhe exponho e realço a minha mediocridade; advirta que a franqueza é a primeira virtude de um defunto. / Talvez espante ao leitor a franqueza com que lhe exponho e realço a minha mediocridade; advirta que a franqueza é a primeira virtude de um defunto.
Conhecia a morte de oitiva; quando muito, tinha- a visto já petrificada no rosto de algum cadáver, que acompanhei ao cemitério. / Conhecia a morte de oitiva, quando muito; tinha-a visto já petrificada no rosto de algum cadáver, que acompanhei ao cemitério.
Longa foi a agonia, longa e cruel, de uma crueldade minuciosa, fria, repisada, que me encheu de dor e estupefação. / Longa foi a agonia, longa e cruel, de uma crueldade minuciosa e fria, repisada, que me encheu de dor e estupefação.
Fiquei prostrado. E contudo era eu, nesse tempo, um fiel compêndio de trivialidade e presunção. / Fiquei prostrado. E, contudo, era eu, nesse tempo, um fiel compêndio de trivialidade e presunção.
Às vezes caçava, outras dormia, outras lia, lia muito, outras enfim não fazia nada. / Às vezes caçava; outras dormia, outras lia, lia muito, outras, enfim, não fazia nada.
Com base nas idéias e na estrutura do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
No segundo parágrafo do texto, todas as vírgulas empregadas separam termos da mesma função sintática.
Com base nas idéias e na estrutura do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Em todo o texto, o emprego dos travessões pode ser substituído por ponto-e-vírgula, uma vez que indicam uma pausa superior à da vírgula e inferior à do ponto.
Considerando a pontuação e a sintaxe das orações dos períodos acima da ilustração, julgue os itens seguintes.
O emprego de dois-pontos nos dois períodos justifica-se por estarem eles antecedendo orações que servem de apostos aos termos antecedentes.
A partir da análise das estruturas do texto I, julgue os itens subseqüentes.
A vírgula após a palavra espada (l.17) indica a supressão de uma forma verbal na terceira pessoa do singular; o verbo omitido pode ser, entre outros, representar.
Quanto ao uso dos sinais de pontuação, julgue os trechos abaixo.
Impossível falar de Marajó, sem lembrar, de seu principal símbolo: o búfalo.
A partir da análise das estruturas do texto I, julgue os itens subseqüentes.
A vírgula logo após idéia (l.13) pode ser substituída por ponto-e-vírgula, sem implicar alteração semântica.
Considerando as idéias expressas e as estruturas empregadas na construção do texto acima, julgue os itens a seguir.
Na linha 26, a vírgula antes da conjunção e está correta, porque a oração antecedente e a seguinte têm sujeitos sintáticos distintos: no primeiro caso, é nossos costumes e, no segundo, a visão de vossas cidades.
Quanto ao uso dos sinais de pontuação, julgue os trechos abaixo.
A fauna marajoara é muito rica; nela se destaca o raro guará, além de jacarés e muitas espécies de peixes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...