Lista completa de Questões sobre Pontuação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Está correto o que se afirma a respeito da pontuação em:
E o mestre, de cabeça baixa, ficara no ofício.
As vírgulas podem ser suprimidas sem prejuízo do sentido original.Ouvia o gemer da filha.
Uma vírgula pode ser inserida imediatamente após gemer, sem prejuízo para a correção.O martelo do mestre era forte, mais alto que tudo.
A vírgula pode ser substituída por e sem prejuízo para a correção.O pintor Laurentino foi saindo.
Um sinal de dois-pontos pode ser acrescentado imediatamente após pintor sem prejuízo para a correção.Ele queria mandar em tudo como mandava no couro ...
Uma vírgula pode ser inserida imediatamente após como sem prejuízo para a correção.II e III, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
I, apenas.
I, II e III.
A pontuação está correta em:
O áspero comentário, que se refere à notícia de que os parlamentares cancelaram seu encontro com o papa, foi realizado por uma pessoa descontente com o tratamento dado à saúde pública que assim se pronunciou: Tem de cancelar mesmo! deem as verbas para as santas casas e hospitais públicos, nada de fazer média à custa de quem não tem como tratar da saúde, devido a hospitais sem leitos, sem médicos.
O áspero comentário que se refere à notícia, de que os parlamentares cancelaram seu encontro com o papa, foi realizado por uma pessoa descontente, com o tratamento dado à saúde pública. Tem de cancelar mesmo, deem as verbas para as santas casas e hospitais públicos. Nada de fazer média à custa de quem não tem como tratar da saúde, devido a hospitais sem leitos, sem médicos.
O áspero comentário, que se refere à notícia de que os parlamentares, cancelaram seu encontro com o papa, foi realizado por uma pessoa descontente, com o tratamento dado à saúde pública: Tem de cancelar mesmo, deem as verbas para as santas casas e hospitais públicos. Nada de fazer média à custa de quem não tem, como tratar da saúde; devido a hospitais sem leitos, sem médicos.
O áspero comentário que se refere, à notícia de que os parlamentares cancelaram seu encontro com o papa, foi realizado por uma pessoa descontente com o tratamento dado à saúde pública. Tem de cancelar mesmo! deem as verbas para as santas casas e hospitais públicos, nada de fazer média à custa de quem não tem, como tratar da saúde, devido a hospitais sem leitos, sem médicos.
O áspero comentário que se refere à notícia de que os parlamentares cancelaram, seu encontro com o papa foi realizado por uma pessoa descontente, com o tratamento dado à saúde pública: Tem de cancelar mesmo, deem as verbas para as santas casas e hospitais públicos, nada de fazer média, à custa de quem não tem como tratar da saúde, devido a hospitais sem leitos, sem médicos.
Está inteiramente correta a pontuação do seguinte período:
Não é fácil − confessemos logo − estabelecer uma clara linha divisória entre o que há de virtuoso na confiança, reconhecida como atividade positiva e criativa, e o que há de meritório em desconfiar, quando isso significa problematizar uma decisão.
Não é fácil, confessemos logo, estabelecer uma clara linha divisória: entre o que há de virtuoso na confiança reconhecida como atividade positiva, e criativa, e o que há de meritório em desconfiar, quando isso significa problematizar uma decisão.
Não é fácil, confessemos logo: estabelecer uma clara linha divisória, entre o que há de virtuoso na confiança reconhecida, como atividade positiva e criativa, e o que há de meritório em desconfiar quando, isso, significa problematizar uma decisão.
Não é fácil, confessemos logo estabelecer, uma clara linha divisória, entre o que há de virtuoso, na confiança reconhecida, como atividade positiva e criativa, e o que há de meritório em desconfiar, quando isso significa problematizar uma decisão.
Não é fácil − confessemos logo − estabelecer uma clara linha divisória, entre o que há de virtuoso, na confiança reconhecida como atividade positiva e criativa, e o que há de meritório, em desconfiar quando isso significa problematizar uma decisão.
Aúltima vírgula do trecho abaixo se justifica por:
Nas companhias, principalmente as menores, pouco se pode aceitar na variação de peso na aeronave, justifica Chris Langton, presidente da SamoaAir.Julgue os itens a seguir, relativos às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima.
O sinal de dois-pontos na linha 16 justifica-se porque antecede uma explicação e poderia ser corretamente substituído por uma vírgula seguida de uma das seguintes conjunções: já que, visto que, uma vez que.
Julgue os itens seguintes, relativos ao texto acima apresentado.
Sem prejuízo dos sentidos originais do texto e de sua correção gramatical, na linha 3, o ponto final empregado logo após a forma verbal diversificam poderia ser substituído por sinal de dois-pontos, seguido por Os grafado com inicial minúscula.
De acordo com as ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 1 a 7.
O emprego de vírgulas nas linhas 19 e 20 tem justificativas gramaticais diferentes.
Em relação às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
Prejudica-se a correção gramatical do período ao se substituir os sinais de ponto e vírgula por vírgulas no trecho como a da aplicação da Lei Maria da Penha (...) a de valorização da vida (l.3-6).
Os da linha 20, para que o texto fique correto, devem ser substituídos por
pontos finais.
vírgulas.
pontos de exclamação.
pontos de interrogação.
dois-pontos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...