Lista completa de Questões sobre Pontuação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção em que foram plenamente atendidas as regras de emprego de sinais de pontuação nos trechos adaptados da obra Humor, língua e discurso, de Sírio Possenti.
A pontuação está correta em:
As pessoas na época atual, evidenciam a falta de educação: falam em altos brados, xingam, incomodam os outros, e não mantêm a discrição. O respeito pelo próximo acabou?
As pessoas, na época atual evidenciam, a falta de educação, falam em altos brados, xingam, incomodam os outros e não mantêm a discrição. O respeito pelo próximo acabou.
As pessoas, na época atual evidenciam, a falta de educação: falam em altos brados, xingam, incomodam os outros e não mantêm a discrição. O respeito pelo próximo acabou?
As pessoas, na época atual, evidenciam a falta de educação: falam em altos brados, xingam, incomodam os outros e não mantêm a discrição. O respeito pelo próximo acabou?
As pessoas, na época atual, evidenciam a falta de educação; falam, em altos brados, xingam, incomodam os outros, e não mantêm a discrição. O respeito, pelo próximo acabou?
Os trechos a seguir constituem sequencialmente um texto adaptado de O Globo de 9/6/2013.
Assinale a opção que foi transcrita com erro de pontuação.
Acerca do texto acima, julgue os itens que se seguem.
No segundo parágrafo, o autor enumerou termos ligados à ideia de modernidade que poderiam, sem prejuízo para a correção gramatical do texto, ser separados por vírgula.
No que se refere aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os próximos itens.
Dada a definição do princípio da não autoincriminação como o direito de o acusado não produzir provas contra si próprio em processo penal, é correto afirmar que o emprego da vírgula imediatamente após autoincriminação (l.4) é obrigatório.A respeito das ideias e de aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens a seguir.
As aspas, em todas as suas ocorrências no texto, foram empregadas com a mesma função.A exclusão das vírgulas alterará o sentido da seguinte frase:
I. Pensando nos homens ambiciosos, que querem escalar o Everest a qualquer preço, o autor lembra o exemplo contrário de Manuel Bandeira. II. Manuel Bandeira tornou-se, para muitos leitores, um exemplo de conquista da profundidade poética encontrada no que é simples. III. Manuel Bandeira legou aos amigos, que nunca deixaram de o admirar, exemplares autografados de sua obra completa. Atende ao enunciado SOMENTE o que consta emI e II.
I e III.
II.
II e III.
III.
A substituição dos travessões empregados nas linhas 12 e 14 por vírgulas prejudicaria a correção gramatical do período.
Está plenamente adequada a pontuação do seguinte período:
Crianças e poetas, acredita o autor, são capazes de olhar o mundo de modo atento e criativo, como se o olhassem pela primeira vez, revelando nele, por isso, faces que, para a maioria de nós, permanecem ocultas.
Crianças e poetas acredita o autor, são capazes de olhar, o mundo, de modo atento e criativo como se o olhassem pela primeira vez, revelando nele por isso faces que para a maioria de nós permanecem ocultas.
Crianças e poetas − acredita o autor, são capazes de olhar o mundo de modo atento, e criativo, como se o olhassem pela primeira vez revelando nele, por isso, faces que para a maioria de nós permanecem ocultas.
Crianças e poetas, acredita o autor: são capazes de olhar o mundo de modo atento e criativo, como se o olhassem, pela primeira vez revelando nele, por isso, faces que para a maioria de nós, permanecem ocultas.
Crianças e poetas, acredita o autor, são capazes de olhar o mundo, de modo atento e criativo, como se o olhassem pela primeira vez, revelando nele por isso faces que, para a maioria de nós permanecem ocultas.
O emprego de vírgula após Em breve (l.16) justifica-se por isolar adjunto adverbial anteposto, ou seja, deslocado de sua posição tradicional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...