Questões sobre Pontuação

Lista completa de Questões sobre Pontuação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

 

A respeito das ideias e de aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens de 1 a 10.

O emprego da vírgula logo após “criminosos” (l.7) justifica-se por isolar oração de caráter explicativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em “[...] entoou uma canção dos meus conterrâneos Tom e Vinícius: ‘tristeza não tem fim, felicidade sim.’”, os dois pontos foram usados para:

  • A. iniciar uma enumeração.
  • B. indicar mudança de narrador.
  • C. fazer uma citação.
  • D. indicar fala de personagem.
  • E. separar orações coordenadas.

No que se refere às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 11 a 17.

As expressões “por algum tempo” (l.1) e “dentro de uma sala mais ou menos escura” (l.2) exercem a função de complemento da forma verbal “permanece” (l.1), razão por que o emprego de vírgulas para isolar a primeira expressão prejudicaria a correção gramatical do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

O lugar funcionava como uma espécie de posto avançado do exército romano, encarregado de evitar que os Teutões da Germânia invadissem a Gália (França).

Atente para as seguintes afirmações sobre a frase transcrita acima.

I. Os parênteses isolam um esclarecimento relevante no contexto.

II. Sem prejuízo para a correção, o segmento os Teutões da Germânia pode ser isolado por vírgulas.

III. Respeitando-se a correção, o segmento grifado pode ser reescrito do seguinte modo: cuja função era a de evitar.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I.

  • B.

    I e II.

  • C.

    I e III.

  • D.

    III.

  • E.

    II e III.

No que se refere às ideias do texto acima e a seus aspectos linguísticos, julgue os itens a seguir.

Seria mantida a correção gramatical do texto caso fosse empregada vírgula logo após o adjetivo “federal” (l.12).

  • C. Certo
  • E. Errado

Preocupado com a crescente adoção da religião protestante trazida pelos alemães, o rei da França − Luis XIV, o Rei Sol − resolveu intervir em 1861 ...

Os travessões acima isolam, no contexto,

  • A.

    uma informação adicional.

  • B.

    um resumo do que foi dito.

  • C.

    uma ressalva.

  • D.

    uma citação.

  • E.

    um comentário enfático, que relativiza o que foi dito.

Acerca da pontuação do poema, encontra respaldo no texto o seguinte comentário:

  • A.

    Os parênteses em (Ilustrações, talvez, de qualquer livro de infância) acolhem informação não só incerta como também tomada como irrelevante pelo poeta.

  • B.

    O verso Outrora. recebeu pontuação que reforça o sentido da palavra.

  • C.

    Os dois-pontos em Há só ilustrações de infância: são seguidos de uma síntese, por meio de outras palavras, do mesmo conteúdo expresso neste verso.

  • D.

    O uso das vírgulas em Outrora, quando fui verdadeiro ao meu sonho, é um preciosismo de estilo, já que a sintaxe não é, aí, levada em conta.

  • E.

    A presença de vírgula em Grandes livros coloridos, para ver mas não ler ; é equívoco que o poeta corrige no verso seguinte (Grandes páginas de cores para recordar mais tarde), que tem a mesma estrutura sintática.

...Estrasburgo é ao mesmo tempo romana e pagã, francesa e católica, alemã e protestante.

Na frase acima, as vírgulas separam

  • A.

    três categorias distintas de adjetivos, enumerados aleatoriamente.

  • B.

    segmentos que se opõem e se restringem, enfatizando os conflitos religiosos de Estrasburgo.

  • C.

    pares de características que acentuam a diversidade de Estrasburgo.

  • D.

    características de Estrasburgo, enumeradas de acordo com sua relevância.

  • E.

    elementos organizados de modo hierárquico, do inferior ao superior.

Assinale a alternativa que, correspondente a reescrita de trecho do texto, mantém o sentido e está correta em relação à pontuação.

  • A.

    e o que se desdobra daqui para a frente é leitura pessoal, arriscada e perigosa, como é a vida. / e o que se desdobra, daqui para a frente, é leitura pessoal, arriscada e perigosa, como é a vida.

  • B.

    Sucederam-se os dias, as paisagens, os rostos, e cresceu em mim a convicção de que, mais que poeta, convivia com um grande ficcionista. / Sucederam-se, os dias, as paisagens, os rostos, e cresceu em mim, a convicção de que, mais que poeta, convivia, com um grande ficcionista.

  • C.

    Tão original que, a criar personagens em romances, preferiu dotá-los de nome, biografia, autonomia, personalidade – e chamou-os “heterônimos”. / Tão original que, a criar, personagens, em romances, preferiu dotá-los: de nome; biografia; autonomia; personalidade (e, chamou-os “heterônimos”).

  • D.

    Os especialistas que autopsiaram-no em milhares de artigos e os antologistas que recortaram-no em diversos temas devem se indignar. / Os especialistas, que autopsiaram-no em milhares de artigos e os antologistas, que recortaram-no em diversos temas, devem se indignar.

  • E.

    Ouso dizer que Quando fui outro tem essa pretensão / Ouso dizer que, Quando fui outro tem essa pretensão.

... somos também agentes, dentro de certos limites, dos caminhos que trilhamos, especialmente quando ultrapassamos as várias barreiras educacionais.

A alternativa que apresenta nova pontuação para o segmento acima, mantendo o sentido e a correção originais, é:

  • A.

    ... somos também, agentes, dentro de certos limites, dos caminhos que trilhamos, especialmente quando ultrapassamos as várias barreiras educacionais.

  • B.

    ... somos também agentes dentro de certos limites, dos caminhos que trilhamos, especialmente quando ultrapassamos as várias barreiras educacionais.

  • C.

    ... somos também agentes, dentro de certos limites dos caminhos que trilhamos − especialmente quando ultrapassamos as várias barreiras educacionais.

  • D.

    ... somos também agentes, dentro de certos limites, dos caminhos que trilhamos especialmente: quando ultrapassamos as várias barreiras educacionais.

  • E.

    ... somos também agentes (dentro de certos limites) dos caminhos que trilhamos, especialmente quando ultrapassamos as várias barreiras educacionais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...