Questões sobre Pontuação

Lista completa de Questões sobre Pontuação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O sinal de dois-pontos empregado na linha 3 introduz

  • A.

    um comentário que reproduz o senso comum dominante.

  • B.

    uma opinião pessoal do autor do texto.

  • C.

    a transcrição de fala de personagem citado no texto.

  • D.

    uma frase de efeito.

  • E.

    um trecho que encerra explicação de termo anterior.

Com base no texto acima, julgue os itens de 1 a 5.

Sem prejuízo do sentido original do texto, os dois-pontos empregados logo após “sim” (l.3) poderiam ser substituídos por vírgula, seguida de dado que ou uma vez que.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na estrutura linguística do texto, julgue os itens que se seguem.

A inserção de vírgulas imediatamente antes e depois da oração “que orientava as ações governamentais” (l.26) manteria a correção gramatical, mas alteraria o sentido do período.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa em que a frase do texto se mantém correta após o acréscimo das vírgulas.

  • A.

    Assim que o código é digitado, familiares cadastrados, recebem automaticamente, uma mensagem dizendo que a criança foi encontrada.

  • B.

    Um geolocalizador também, avisará, os pais de onde o código foi acionado.

  • C.

    Se a criança se perder, quem encontrá-la, verá na pulseira instruções para que envie, uma mensagem eletrônica ao grupo ou acione o código na internet.

  • D.

    O sistema permite, ainda, cadastrar o nome e o telefone de quem a encontrou e informar um ponto de referência.

  • E.

    De fabricação chinesa, a nova pulseirinha, chega primeiro às, areias do Guarujá.

Assinale a alternativa cuja frase está com pontuação correta, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.

  • A.

    Rostos, de crianças e jovens, poderão ser, envelhecidos.

  • B.

    Avatar, filme de ficção científica, teve o mesmo programa de computador.

  • C.

    O estúdio Artes Forenses, vai poder facilitar o trabalho da polícia.

  • D.

    Identificar criminosos; é uma tarefa difícil, e cara.

  • E.

    Há pessoas, desaparecidas: faz muito tempo.

Assinale a alternativa em que a pontuação está corretamente empregada, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.

  • A.

    Diante da testemunha, o homem, abriu a bolsa e, embora experimentasse a sensação de violar uma intimidade, procurou a esmo entre as coisinhas, tentando, encontrar algo que pudesse ajudar a revelar quem era a sua dona.

  • B.

    Diante da testemunha, o homem abriu a bolsa e, embora experimentasse a sensação de violar uma intimidade, procurou a esmo entre as coisinhas, tentando encontrar algo que pudesse ajudar a revelar quem era a sua dona.

  • C.

    Diante da testemunha, o homem abriu a bolsa e, embora, experimentasse, a sensação de violar uma intimidade, procurou a esmo entre as coisinhas, tentando encontrar algo que pudesse ajudar a revelar quem era a sua dona.

  • D.

    Diante da testemunha, o homem abriu a bolsa e, embora, experimentasse a sensação de violar uma intimidade, procurou a esmo entre as coisinhas, tentando, encontrar algo que pudesse ajudar a revelar quem era a sua dona.

  • E.

    Diante, da testemunha o homem abriu a bolsa e, embora experimentasse a sensação, de violar uma intimidade, procurou a esmo entre as coisinhas, tentando encontrar algo que pudesse ajudar a revelar quem era a sua dona.

Assinale a alternativa em que a frase – Reagindo a essa sensação de estar sendo atormentada, vez por outra, a vítima toma uma atitude radical. – está corretamente reescrita, com relação ao uso da vírgula, e sem alteração de sentido.

  • A.

    Vez por outra, a vítima, reagindo a essa sensação de estar sendo atormentada, toma uma atitude radical.

  • B.

    A vítima, atormentada, vez por outra reagindo a essa sensação toma uma atitude, radical.

  • C.

    A vítima reagindo, a essa sensação, de estar sendo atormentada, vez por outra toma uma atitude radical.

  • D.

    Uma atitude radical, é tomada pela vítima, vez por outra, reagindo a essa sensação de estar sendo atormentada.

  • E.

    Vez por outra reagindo a essa sensação, de a vítima estar sendo atormentada, toma uma atitude radical.

Assinale a alternativa correta quanto à pontuação.

  • A.

    Outros estudos como os realizados, por médicos das clínicas universitárias de Regensburg e Tübingen confirmam tal fenômeno.

  • B.

    O corpo fica mais suscetível a infecções e surgem dores que, como explica o especialista, não deveriam existir.

  • C.

    Medo significa estresse para o corpo e pode consequentemente, debilitar o sistema imunológico.

  • D.

    Mas até mesmo, a comunicação médico-paciente, se o médico não for cuidadoso pode desencadear medos no paciente.

  • E.

    Podemos segundo o neurologista Magnus Heier, criar sintomas ou fazê-los desaparecer.

Considere as afirmações a seguir sobre a pontuação do texto.

I. A retirada da vírgula depois de completa (l. 03) está de acordo com a norma gramatical.

II. A retirada da vírgula antes de Bacon (l. 06) está de acordo com a norma gramatical.

III. As aspas da linha 09 têm a função de indicar que a palavra mensagem tem um sentido figurado.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas III.
  • D. Apenas I e III.
  • E. Apenas II e III.

No trecho – Nesse contexto, governos e empresas estão fechando o cerco contra a corrupção e a fraude, valendo- -se dos mais variados mecanismos: leis severas, normas de mercado e boas práticas de gestão de riscos. – o emprego de dois-pontos cumpre a função de

  • A.

    enumerar dados novos, que desmentem uma afirmação precedente.

  • B.

    expor um ponto de vista contrário àquele adotado pelo autor.

  • C.

    apresentar ideias contrastantes, para instalar uma polêmica.

  • D.

    deslocar a atenção do leitor para informações não pertinentes ao texto.

  • E.

    introduzir informações que especificam uma afirmação anterior.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...