Questões sobre Pontuação

Lista completa de Questões sobre Pontuação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

I. A guerra tradicional é um jogo masculino: as mulheres tribais nunca se reuniram em bandos para atacar tribos vizinhas. (2º parágrafo)

II. E então, surge uma questão mais ampla: gênero é realmente importante na liderança? (4º parágrafo)

A respeito do emprego dos dois-pontos nas frases acima, é correto afirmar:

  • A.

    Assinalam uma pausa mais forte em I e II e estarão corretamente substituídos por pontos e vírgulas, sem alteração do sentido original.

  • B.

    Em I e II, introduzem segmentos de mesma função, e podem ser corretamente substituídos por vírgulas, sem alteração do sentido original.

  • C.

    Estão empregados de acordo com sua função imediata, que é a de introduzir os elementos de um diálogo que, no texto, se dá entre o autor do livro e um eventual leitor.

  • D.

    Em I e II, há a mesma função explicativa para o sinal de dois-pontos, apesar da dúvida trazida pela questão colocada na 2º caso.

  • E.

    Introduzem segmento que determina relação de causa em I; em II, encontra-se uma especificação.

Com base no texto antecedente, julgue os itens que se seguem.

Os dois pontos empregados à linha 31 introduzem uma enumeração de seis metas para o PNE 2011-2020, já citadas na última versão do plano e, por consequência da reedição, não alcançadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Relativamente à pontuação, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    Em o que quiseram na grande maioria foi aprender bem a sua língua (muitos estavam ainda ligados aos dialetos regionais) e conhecer a literatura italiana (1º parágrafo), os parênteses isolam um segmento explicativo.

  • B.

    Em A expectativa era que aproveitariam a oportunidade para melhorar o seu nível profissional por meio de novos conhecimentos técnicos ligados à atividade de cada um (1º parágrafo), a colocação de uma vírgula imediatamente depois de profissional implicaria prejuízo para a correção.

  • C.

    Em pois têm a capacidade de interessar a todos e portanto devem ser levados ao maior número (2º parágrafo), o termo portanto poderia ser isolado por vírgulas, sem prejuízo para a correção e a lógica.

  • D.

    Em A luta pelos direitos humanos abrange a luta por um estado de coisas em que todos possam ter acesso aos diferentes níveis da cultura (4º parágrafo), a colocação de uma vírgula imediatamente depois de coisas implicaria prejuízo para o sentido.

  • E.

    Em Quando eu tinha doze anos, em Poços de Caldas, um jardineiro português e sua esposa brasileira, ambos analfabetos, me pediram para lhes ler o Amor de Perdição (3º parágrafo), as vírgulas que isolam o segmento ambos analfabetos poderiam ser substituídas por travessões, sem prejuízo para a correção.

Assinale a alternativa que apresenta erro na pontuação.

  • A.

    José, Maria e João, filhos de Joaquim, viajam todos os dias para estudar.

  • B.

    Por favor, você sabe onde fica esta rua?

  • C.

    Muitas das pessoas que chegaram atrasadas, ficaram sem convite.

  • D.

    Quando seu pai chegar, vou contar a ele o ocorrido.

Assinale a alternativa correta em relação à pontuação.

  • A.

    A vida não é a que a gente viveu: e sim a que a gente recorda e como recorda para contá-la.

  • B.

    A vida não é, a que a gente viveu e, sim, a que a gente recorda; e como recorda para contá-la.

  • C.

    A vida não é a que a gente viveu, e sim a que a gente recorda, e como recorda para contá-la.

  • D.

    A vida, não é a que a gente viveu e sim a que a gente recorda e, como, recorda para contá-la.

Em “Nos lagos artificiais do Mangal das Garças, por exemplo, vivem mais de 120 espécies de aves silvestres.”, as duas vírgulas são usadas para:

  • A. isolar um aposto.
  • B. isolar um vocativo.
  • C. isolar uma expressão explicativa.
  • D. separar o complemento do verbo.
  • E. separar uma oração adjetiva explicativa.

A pontuação encontra-se INCORRETA em:

  • A.

    conheço a diretora da escola cujos resultados positivos foram destacados na reunião da Diretoria de Ensino.

  • B.

    Dizem que das situações críticas surgem as saídas mais criativas.

  • C.

    Parece um liquidificador; mas, na verdade, usa o mesmo princípio de rotação das máquinas de lavar.

  • D.

    “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. (Lavoisier)

A pontuação correta encontra-se na alternativa:

  • A.

    “A felicidade, é uma conquista de cada um.”

  • B.

    “Você já leu ‘Vozes d’África’, de Castro Alves?”

  • C.

    “Estejam amanhã, às onze horas, em ponto no meu escritório.”

  • D.

    "O avião rumou, para a Itália, naquela mesma tarde.”

A pontuação empregada no trecho “Depois de prefeituras e governos estaduais receberem ou adquirirem cerca de 600 mil laptops, por meio do Programa Um Computador por Aluno (UCA), o Ministério da Educação (MEC) acena com a possibilidade de inserir os tablets nas salas de aulas das escolas públicas brasileiras, e os coordenadores educacionais agradam-se da medida” segue as mesmas regras das presentes em

  • A.

    “Após muitos anos de trabalho, o vencedor do prêmio Jabuti, que contempla uma pessoa do setor literário, sentiu-se agraciado e recompensado pelas horas, dias e anos de trabalho”.

  • B.

    “Apesar da insistência dos alunos e dos pais, o horário das aulas, do turno da manhã e da tarde, não seriam modificados, nem tampouco diminuídos”.

  • C.

    “Se as aulas forem ministradas no pátio escolar, provavelmente, os alunos, com dificuldade em manter a atenção, serão prejudicados”.

  • D.

    “Quando os mestres definiram as tarefas bimestrais, depois de apresentarem o conteúdo programático muitos pais agradaram-se da metodologia adotada, e os filhos entenderam o significado do desafio lançado”.

Com referência ao texto antecedente, julgue os itens a seguir.

A retirada das vírgulas que isolam a oração “que nascemos no século XX” (l.24) prejudicaria a correção gramatical do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...