Lista completa de Questões sobre Pontuação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Foi na última chuvarada do ano, e a noite era preta. A vírgula é usada antes do e porque:
Julgue os itens de 1 a 9, relativos à tipologia e às ideias do texto acima, bem como às estruturas nele empregadas.
A oração que estabeleceu a estrutura formal do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) (l.17-19) classifica-se como adjetiva explicativa, o que justifica o fato de estar empregada entre vírgulas.
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens seguintes.
Sem prejuízo para a correção gramatical ou para a coerência do texto, a oração sendo analista (l.7) poderia ser reescrita, mantendo-se as vírgulas que a isolam, da seguinte forma: embora fosse analista.
Língua Portuguesa - Pontuação - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2012
Os crimes cometidos mais cotidianamente em todos os recantos do País, nos pequenos e grandes centros urbanos e na zona rural, violam o patrimônio alheio (68%) .
No contexto do primeiro parágrafo, a inclusão do dado numérico entre parênteses serve para demonstrar que os crimes são:
As aspas utilizadas em Há dois meses estou querendo mandar consertar este rádio, têm a finalidade de:
Está plenamente adequada a pontuação da seguinte frase:
O texto é polêmico, de vez que, busca estabelecer um equilíbrio de julgamento, num terreno em que via de regra dominam as paixões, já que tanto a religião como a ciência advogam para si mesmas, o estatuto do conhecimento verdadeiro.
O texto é polêmico, de vez que busca estabelecer, um equilíbrio de julgamento, num terreno em que via de regra dominam as paixões; já que tanto a religião como a ciência advogam para si mesmas, o estatuto do conhecimento verdadeiro.
O texto é polêmico, de vez que: busca estabelecer um equilíbrio de julgamento num terreno em que, via de regra, dominam as paixões já que tanto a religião, como a ciência, advogam para si mesmas o estatuto do conhecimento verdadeiro.
O texto é polêmico, de vez que busca estabelecer um equilíbrio de julgamento num terreno em que, via de regra, dominam as paixões, já que tanto a religião como a ciência advogam para si mesmas o estatuto do conhecimento verdadeiro.
O texto é polêmico de vez, que busca estabelecer um equilíbrio de julgamento, num terreno em que via de regra, dominam as paixões já que, tanto a religião como a ciência, advogam, para si mesmas, o estatuto do conhecimento verdadeiro.
O poema, não; descreve uma parábola traçada pelo próprio impulso (ritmo); é que nem um grito.
A respeito do emprego dos sinais de pontuação no período acima, considere as seguintes afirmativas:
I. A presença da vírgula se mostra incorreta, ao separar termos essenciais na estrutura da frase.
II. O emprego dos sinais de ponto e vírgula assinala uma pausa maior, no sentido de separar segmentos distintos no período.
III. Os parênteses isolam um comentário explicativo do autor.
Está correto o que consta em
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
O emprego constante de aspas, como em "nós" e "eles",
aponta aspectos do comportamento individual, que resultam da semelhança de convicções políticas e religiosas.
assinala a permanência da colaboração entre os participantes de grupos sociais, ainda necessária no mundo moderno, mesmo que haja divergências de opinião entre eles.
enfatiza a impossibilidade de haver relacionamento harmonioso entre os indivíduos, principalmente em razão de escolhas pessoais diferenciadas.
estabelece relação direta com as situações abordadas, referentes à ligação com determinados grupos ou ao afastamento social e afetivo deles.
busca identificar os diversos grupos sociais, a partir de características pessoais de seus componentes e do comportamento coletivo.
Está correta a seguinte afirmação sobre a pontuação do texto:
O uso de aspas em Gene da longevidade, no título, explicita o receio do autor em assumir como correta uma expressão que considera pouco razoável.
Em [...] pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Rush, em Chicago, observaram [...], a supressão da primeira vírgula não altera a correção da frase.
Os parênteses em (CEPT, na sigla em inglês) acolhem especificação que, por sua vez, é antecedida pela exposição de uma causa.
As aspas em certo sugerem uma específica concepção: a de que a pesquisa é um processo de paulatina descoberta, que não se pauta pela oposição entre certo e errado.
Alterando a pontuação do trecho Talvez nenhum. Há muitas outras variantes..., é redação correta, que preserva o sentido, a seguinte: Talvez nenhum, por que há muitas outras variantes.
Atente para as afirmações abaixo a respeito da pontuação do texto.
I. Os dois-pontos colocados imediatamente após certeiro podem ser substituídos por pois precedido de vírgula, sem prejuízo para a correção e a lógica. II. Os parênteses que isolam o segmento que aí é metáfora e metonímia da vida, da passagem do tempo podem ser substituídos por travessões, sem prejuízo para a correção. III. Uma vírgula pode ser colocada imediatamente após a palavra bastassem, sem prejuízo para a correção e o sentido. Está correto o que se afirma emIII, apenas.
I, II e III.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, apenas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...