Questões sobre Pontuação

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A presença do travessão em “- Extra!” (l. 15) indica

  • A.

    fala de um personagem.

  • B.

    resposta a alguma pergunta.

  • C.

    surpresa por Beto ter entrado de sola.

  • D.

    anúncio da proteção de Beto pelo cartola.

  • E.

    uma manchete de jornal, com sua grafia típica.

Otexto é vertiginoso em seu desenvolvimento e o uso da vírgula e do ponto e vírgula contribui para isso porque:

  • A. não há “quebra” em unidades de sentido – parágrafos ou períodos separados por pontos.
  • B. acrescenta ideia de estatismo contida no “fim do amor”.
  • C. indica pausa de maior duração, promovendo dinamismo ao texto.
  • D. sinaliza o término das declarações sobre o amor.
  • E. introduzumesclarecimento a respeito do amor.

Em relação ao texto e de acordo com a pontuação e a norma-padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

  • A. O trecho “Você reconhece quem teve uma festa de criança em casa no dia anterior.” pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que haja prejuízo semântico ou alteração de sentido: “Você reconhece, quem teve uma festa de criança em casa, no dia anterior.”.
  • B. O trecho “O pai e a mãe estão atirados num sofá, um para cada lado. Semiconscientes.” pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que haja prejuízo semântico ou alteração de sentido: “O pai e a mãe estão atirados num sofá, um para cada lado, semiconscientes.”.
  • C. O trecho “Ela foi a única que conseguiu montar no Atlas.” pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que haja prejuízo semântico ou alteração de sentido: “Ela foi a única, que conseguiu montar no Atlas.”
  • D. O trecho “Você também gosta de fazer festa no seu aniversário.” pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que haja prejuízo semântico ou alteração de sentido: “Você também gosta de fazer festa no seu aniversário?”.
  • E. O trecho “Tem mais cachorro, quente?” pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que haja prejuízo semântico ou alteração de sentido: “Tem mais cachorro-quente?”.

Considere as orações abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Não me deixe só!

II. Não, me deixe só!

  • A.

    A pontuação em II está incorreta.

  • B.

    Em II, há um erro de colocação pronominal.

  • C.

    Em I, há um erro de colocação pronominal.

  • D.

    O sentido é o mesmo em I e II.

  • E.

    A pontuação em I é incorreta.

Considere o trecho e as afirmações abaixo. - Nossa, filha...

I. A vírgula não está correta, pois separa o pronome do sujeito.

II. As reticências indicam a interrupção da fala da personagem.

III. Se a vírgula fosse retirada, haveria alteração de sentido.

Está correto o que se afirma somente em

  • A.

    I e III

  • B.

    II e III

  • C.

    II

  • D.

    III

  • E.

    I e II

Considere o período e as afirmações abaixo.

Os alunos que são muito indisciplinados foram punidos.

I. A pontuação está correta.

II. Se a oração adjetiva estivesse entre vírgulas, não haveria mudança de sentido.

III. Há duas orações no período.

Está correto o que se afirma apenas em

  • A.

    I

  • B.

    II

  • C.

    III

  • D.

    I e II

  • E.

    I e III

A afirmação INCORRETA sobre a pontuação empregada em um segmento do segundo parágrafo do texto é:

  • A.

    Em A descoberta das terras americanas é, basicamente, um episódio dessa obra ingente, a retirada simultânea das vírgulas manteria, em linhas gerais, o sentido da frase.

  • B.

    Em De início pareceu ser episódio secundário, uma vírgula poderia ser colocada imediatamente depois do termo início, sem prejuízo para a correção e a lógica.

  • C.

    Em A Espanha − a quem coubera um tesouro como até então não se conhecera no mundo − tratará de transformar os seus domínios numa imensa cidadela, os travessões poderiam ser substituídos por vírgulas, sem prejuízo para a correção e a lógica.

  • D.

    Em Esse interesse contrapõe Espanha e Portugal, “donos” dessas terras, às demais nações europeias, o emprego das aspas denota a atribuição de um sentido particular ao termo destacado.

  • E.

    Em A partir desse momento a ocupação da América deixa de ser um problema exclusivamente comercial: intervêm nele importantes fatores políticos, os dois-pontos indicam uma quebra da sequência das ideias.

Com referência ao texto acima, julgue os próximos itens.

As aspas foram empregadas no vocábulo “vínculos” (l.16) para indicar que esse vocábulo foi utilizado no texto de forma irônica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos aspectos linguísticos e dos sentidos do texto acima, julgue os itens a seguir.

Preserva-se a correção gramatical do texto ao se substituírem os dois-pontos, após a expressão “ou seja” (l.20), por vírgula.

  • C. Certo
  • E. Errado

As duas primeiras vírgulas apresentadas no terceiro parágrafo ocorrem pelo motivo exposto na alternativa:

  • A.

    para destacar um adjunto adverbial deslocado

  • B.

    para destacar um aposto

  • C.

    para separar o sujeito de seu verbo

  • D.

    para separar termos de mesma função sintática

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