Lista completa de Questões sobre Pontuação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Marque a alternativa em que a vírgula foi utilizada de forma CORRETA:
"(...) Aurélia passava, agora as noites solitárias. (...)"
"(...) A menina, que não pensava em interrogá-lo, também não contestava esses fúteis inventos. (...)"
"(..) Conhecia, a moça que Seixas retirava-lhe seu amor; (...)"
"(...) Além de que, ela tinha, sobre o amor ideias singulares, (...)".
Assinale a opção correta quanto à pontuação.
O nosso século, que se iniciou e tem se desenvolvido sob a insígnia da civilização industrial, primeiro inventou a máquina e depois fez dela o seu modelo de vida.
O nosso século, que se iniciou e tem se desenvolvido, sob a insígnia, da civilização industrial primeiro inventou a máquina e depois fez dela o seu modelo de vida.
O nosso século que se iniciou e tem se desenvolvido sob a insígnia da civilização industrial, primeiro inventou a máquina, e depois fez dela, o seu modelo de vida.
O nosso século que se iniciou, e tem se desenvolvido, sob a insígnia da civilização industrial, primeiro inventou a máquina e, depois fez dela o seu modelo de vida.
O nosso século que se iniciou, e tem se desenvolvido sob a insígnia da civilização industrial primeiro, inventou a máquina e depois, fez dela o seu modelo de vida.
Atente para as afirmações abaixo sobre a pontuação empregada em segmentos transcritos do texto.
I. Eis aí duas culturas, a grega e a romana, que na Antiguidade se reuniram para criar uma civilização comum... A substituição das vírgulas por travessões redundaria em prejuízo para a correção e a lógica.
II. Se Grécia e Roma foram, para Poe, uma espécie de casa... A retirada simultânea das vírgulas não implicaria prejuízo para a correção e a lógica.
III. ... a primeira, em suma, a tornar-se letrada no pleno sentido deste termo, e a transmitir-nos o seu conhecimento letrado. A vírgula colocada imediatamente depois de termo é facultativa.
Está correto o que consta APENAS em
I.
I e II.
I e III.
II e III.
III.
... a pergunta fica inevitável: isso seria ... (2º parágrafo)
Os dois-pontos da frase acima
introduzem a questão que vem em seguida.
suspendem intencionalmente o pensamento.
repetem a informação que vem antes deles.
assinalam mudança nas falas de um diálogo.
indicam a interrupção do assunto.
Em relação à pontuação, assinale a alternativa correta.
Os investimentos e o custeio do SUS são feitos com recursos das três esferas de governo: federal, estadual e municipal.
Os investimentos e o custeio do SUS, são feitos, com recursos das três esferas de governo: federal, estadual e municipal.
Os investimentos, e o custeio do SUS são feitos, com recursos das três esferas de governo: federal estadual e municipal.
Os investimentos e o custeio do SUS, são feitos com recursos, das três esferas de governo: federal estadual e municipal.
Está corretamente pontuada a frase:
O antigo mito de que Mozart transcrevia a música que tocava, em seu cérebro, foi derrubado por estudiosos, que, afirmam que ele, ao contrário disso, aprimorava suas ideias − até um grau quase maníaco.
O antigo mito, de que Mozart transcrevia a música que tocava em seu cérebro, foi derrubado por estudiosos que, afirmam que ele, ao contrário disso, aprimorava suas ideias, até um grau quase maníaco.
O antigo mito de que Mozart transcrevia a música, que tocava em seu cérebro foi derrubado por estudiosos; que afirmam que ele (ao contrário disso) aprimorava suas ideias até um grau quase maníaco.
O antigo mito de que Mozart transcrevia a música que tocava em seu cérebro, foi derrubado por estudiosos, que afirmam que ele, ao contrário disso aprimorava suas ideias até um grau quase maníaco.
O antigo mito de que Mozart transcrevia a música que tocava em seu cérebro foi derrubado por estudiosos que afirmam que ele, ao contrário disso, aprimorava suas ideias até um grau quase maníaco.
Com relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsequentes.
O emprego de vírgula após União (l.18) justifica-se porque a oração subsequente é reduzida de gerúndio.A afirmação correta em relação à pontuação empregada em um segmento do texto está em:
A demora deve-se em parte ao fato de que mesmo tarefas simples requerem um grande conjunto de habilidades: a expressão grifada poderia ser colocada entre vírgulas, sem prejuízo para a correção e a lógica.
Faz cerca de 50 anos que faltam cinco ou dez anos para que isso aconteça: as aspas foram empregadas para destacar que se trata de uma afirmação inteiramente irônica.
Os robôs têm se mostrado ferramentas valiosas para soldados, cirurgiões e pessoas que desejam limpar seu carpete: outra vírgula poderia ser colocada imediatamente depois do termo pessoas, sem prejuízo para a correção e a lógica.
É claro que robôs multiuso não são uma ideia nova. Faz cerca de 50 anos...: a substituição do ponto final por dois-pontos redundaria em prejuízo para a correção e a lógica.
Agora existe um movimento que pretende construir máquinas multifuncionais − robôs que naveguem: o travessão poderia ser substituído por dois-pontos sem prejuízo para a correção.
Está inteiramente adequada a pontuação do seguinte período:
Ao omitir a palavra genocídio no caso dos massacres, em Ruanda, o governo americano demonstrou que não iria intervir certamente, porque uma intervenção do ponto de vista político, não lhe interessava.
Ao omitir a palavra genocídio, no caso dos massacres, em Ruanda, o governo americano demonstrou que não iria intervir, certamente, porque uma intervenção, do ponto de vista político não lhe interessava.
Ao omitir a palavra genocídio, no caso dos massacres em Ruanda, o governo americano demonstrou que não iria intervir, certamente porque uma intervenção, do ponto de vista político, não lhe interessava.
Ao omitir a palavra, genocídio, no caso dos massacres em Ruanda, o governo americano, demonstrou que não iria intervir, certamente, porque uma intervenção, do ponto de vista político não lhe interessava.
Ao omitir, a palavra genocídio, no caso dos massacres, em Ruanda o governo americano demonstrou, que não iria intervir, certamente porque uma intervenção do ponto de vista político não lhe interessava.
Os sinais de pontuação reproduzem, na escrita, nossas emoções, intenções e anseios. Assinale a alternativa que corresponde ao sinal de reticências no poema:
Para indicar surpresa, expressar indignação ou atitude de expectativa diante de uma determinada situação.
São usados quando se quer explicar melhor algo que foi dito ou para fazer simples indicações.
São usadas para indicar supressão de um trecho, interrupção ou dar ideia de continuidade ao que se estava falando.
Nenhuma das alternativas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...