Questões sobre Pontuação

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Com base na organização do texto acima, julgue os itens seguintes.

Na linha 19, a ausência de vírgulas logo depois de “atores” e de “interagem” (l.19) indica que há outros atores que não interagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às estruturas semânticas e linguísticas do texto acima, julgue os itens subsequentes.

As aspas em ‘nós e os outros’ (l.9) são usadas para realçar ironicamente essa expressão, revelando o posicionamento crítico do autor em relação ao tema por ele tratado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às ideias e estruturas morfossintáticas do texto acima, julgue os próximos itens.

No primeiro período do texto, o trecho entre travessões explica o que deve ser entendido por “crimes propriamente militares”, e o autor poderia ter optado por colocá-lo entre vírgulas ou entre parênteses, sem incorrer em erro gramatical.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às ideias e a aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens subsecutivos.

Mantém-se a correção gramatical do período ao se substituir os travessões das linhas 5 e 8 por vírgulas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que no texto acima, adaptado do Jornal do Brasil de 15/12/2010, foram inseridos erros, julgue os itens a seguir.

A expressão “no entanto” (l.7) deveria ser isolada por vírgulas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência a palavras e expressões empregadas no texto, julgue os próximos itens.

A correção gramatical e as ideias do quarto parágrafo do texto seriam mantidas caso o período fosse assim pontuado: Semanas depois aliviado do colarinho duro, era visto pelas ruas, em trajes mais leves sorrindo forçado para os desconhecidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

As leis religiosas têm mais sublimidade; as leis civis dispõem de mais extensão.

A respeito da construção da frase acima, é correto afirmar que

  • A.

    o verbo dispor foi empregado no mesmo sentido que assume na frase A solidão dispõe o homem à melancolia.

  • B.

    da comparação entre leis civis e leis religiosas, expressa pelo termo mais, resulta a superioridade inconteste de uma delas.

  • C.

    entre os dois segmentos separados pelo ponto e vírgula estabelece-se uma relação de sentido equivalente ao da expressão ao passo que.

  • D.

    entre os dois segmentos separados por ponto e vírgula estabelece-se uma relação de sentido equivalente ao da expressão por conseguinte.

  • E.

    o verbo dispor foi empregado no mesmo sentido que assume na frase O sacristão dispôs o altar para a missa.

Leia atentamente as afirmações abaixo:

I. A desconfiança e o medo da ciência eram alimentados por alguns sentimentos: o de que a ciência era incompreensível... (último parágrafo) Os dois-pontos do segmento acima introduzem argumentos que respaldam o que foi afirmado anteriormente no texto.

II. Não exigia do operador mais que reconhecer as cédulas e moedas do dinheiro local. (2o parágrafo) O verbo grifado acima pode ser substituído por inquiria, sem prejuízo para a lógica e a correção da frase.

III. Para fins práticos, a situação do operador de caixa do supermercado representava a norma humana de fins do século XX; não precisamos entender... (3o parágrafo) O sinal de ponto e vírgula da frase acima pode ser substituído por dois-pontos sem prejuízo para a lógica e a correção da frase.

Está correto o que consta em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    III, apenas.

A exclusão das vírgulas NÃO alterará o sentido da seguinte frase:

  • A.

    O fracasso do comunismo, na prática, acabou com a desculpa para o stalinismo.

  • B.

    Quem recorre aos meios extremos, condenados pelos democratas, costuma dá-los como necessários.

  • C.

    Até mesmo os sádicos se valem, aqui e ali, de argumentos dados como irrefutáveis.

  • D.

    Mesmo os stalinistas, que não acreditavam nesses horrores, passaram a execrar seu velho ídolo.

  • E.

    As metáforas, que costumam tornar mais concretas as ideias, são úteis e expressivas.

Está inteiramente adequada a pontuação da seguinte frase:

  • A.

    Para o gosto moderno, a grandiloquência não surge ao contrário de outras épocas, como prova de gosto refinado, na verdade a pompa retórica indicia, o vazio do pensamento.

  • B.

    Para o gosto moderno, a grandiloquência, não surge, ao contrário de outras épocas como prova de gosto refinado, na verdade a pompa retórica indicia: o vazio do pensamento.

  • C.

    Para o gosto moderno, a grandiloquência não surge, ao contrário de outras épocas, como prova de gosto refinado; na verdade, a pompa retórica indicia o vazio do pensamento.

  • D.

    Para o gosto moderno, a grandiloquência não surge, ao contrário de outras épocas como prova de gosto refinado, na verdade, a pompa retórica indicia o vazio do pensamento.

  • E.

    Para o gosto, moderno, a grandiloquência, não surge, ao contrário de outras épocas, como prova de gosto refinado: na verdade a pompa retórica indicia o vazio do pensamento.

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