Lista completa de Questões sobre Pontuação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base na organização do texto acima, julgue os itens seguintes.
Na linha 19, a ausência de vírgulas logo depois de atores e de interagem (l.19) indica que há outros atores que não interagem.
Com relação às estruturas semânticas e linguísticas do texto acima, julgue os itens subsequentes.
As aspas em nós e os outros (l.9) são usadas para realçar ironicamente essa expressão, revelando o posicionamento crítico do autor em relação ao tema por ele tratado.
Com relação às ideias e estruturas morfossintáticas do texto acima, julgue os próximos itens.
No primeiro período do texto, o trecho entre travessões explica o que deve ser entendido por crimes propriamente militares, e o autor poderia ter optado por colocá-lo entre vírgulas ou entre parênteses, sem incorrer em erro gramatical.
Com relação às ideias e a aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens subsecutivos.
Mantém-se a correção gramatical do período ao se substituir os travessões das linhas 5 e 8 por vírgulas.
Considerando que no texto acima, adaptado do Jornal do Brasil de 15/12/2010, foram inseridos erros, julgue os itens a seguir.
A expressão no entanto (l.7) deveria ser isolada por vírgulas.
Com referência a palavras e expressões empregadas no texto, julgue os próximos itens.
A correção gramatical e as ideias do quarto parágrafo do texto seriam mantidas caso o período fosse assim pontuado: Semanas depois aliviado do colarinho duro, era visto pelas ruas, em trajes mais leves sorrindo forçado para os desconhecidos.
As leis religiosas têm mais sublimidade; as leis civis dispõem de mais extensão.
A respeito da construção da frase acima, é correto afirmar que
o verbo dispor foi empregado no mesmo sentido que assume na frase A solidão dispõe o homem à melancolia.
da comparação entre leis civis e leis religiosas, expressa pelo termo mais, resulta a superioridade inconteste de uma delas.
entre os dois segmentos separados pelo ponto e vírgula estabelece-se uma relação de sentido equivalente ao da expressão ao passo que.
entre os dois segmentos separados por ponto e vírgula estabelece-se uma relação de sentido equivalente ao da expressão por conseguinte.
o verbo dispor foi empregado no mesmo sentido que assume na frase O sacristão dispôs o altar para a missa.
Leia atentamente as afirmações abaixo:
I. A desconfiança e o medo da ciência eram alimentados por alguns sentimentos: o de que a ciência era incompreensível... (último parágrafo) Os dois-pontos do segmento acima introduzem argumentos que respaldam o que foi afirmado anteriormente no texto.
II. Não exigia do operador mais que reconhecer as cédulas e moedas do dinheiro local. (2o parágrafo) O verbo grifado acima pode ser substituído por inquiria, sem prejuízo para a lógica e a correção da frase.
III. Para fins práticos, a situação do operador de caixa do supermercado representava a norma humana de fins do século XX; não precisamos entender... (3o parágrafo) O sinal de ponto e vírgula da frase acima pode ser substituído por dois-pontos sem prejuízo para a lógica e a correção da frase.
Está correto o que consta em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
A exclusão das vírgulas NÃO alterará o sentido da seguinte frase:
O fracasso do comunismo, na prática, acabou com a desculpa para o stalinismo.
Quem recorre aos meios extremos, condenados pelos democratas, costuma dá-los como necessários.
Até mesmo os sádicos se valem, aqui e ali, de argumentos dados como irrefutáveis.
Mesmo os stalinistas, que não acreditavam nesses horrores, passaram a execrar seu velho ídolo.
As metáforas, que costumam tornar mais concretas as ideias, são úteis e expressivas.
Está inteiramente adequada a pontuação da seguinte frase:
Para o gosto moderno, a grandiloquência não surge ao contrário de outras épocas, como prova de gosto refinado, na verdade a pompa retórica indicia, o vazio do pensamento.
Para o gosto moderno, a grandiloquência, não surge, ao contrário de outras épocas como prova de gosto refinado, na verdade a pompa retórica indicia: o vazio do pensamento.
Para o gosto moderno, a grandiloquência não surge, ao contrário de outras épocas, como prova de gosto refinado; na verdade, a pompa retórica indicia o vazio do pensamento.
Para o gosto moderno, a grandiloquência não surge, ao contrário de outras épocas como prova de gosto refinado, na verdade, a pompa retórica indicia o vazio do pensamento.
Para o gosto, moderno, a grandiloquência, não surge, ao contrário de outras épocas, como prova de gosto refinado: na verdade a pompa retórica indicia o vazio do pensamento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...