Lista completa de Questões sobre Pontuação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que se refere às ideias, à organização sintática e aspectos gramaticais do texto, julgue os itens que se seguem.
O ponto final empregado imediatamente após pacientes, na linha 6, poderia ser corretamente substituído por ponto e vírgula, desde que feita a devida alteração de maiúscula e minúscula.
Julgue os itens subsequentes, relativos às ideias e à estrutura linguística do texto acima.
Na linha 4, a expressão isto é está isolada por vírgulas porque apresenta valor meramente explicativo.
Julgue os itens subsequentes, relativos às ideias e à estrutura linguística do texto acima.
Na linha 24, a correção gramatical e o sentido original do texto seriam mantidos caso a vírgula empregada após o vocábulo fase fosse suprimida.
Julgue os itens de 4 a 7, relativos a aspectos morfossintáticos e semânticos do texto.
A retirada da vírgula empregada logo após Heródoto (L.22) prejudicaria a correção gramatical do texto.
Com relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
Na linha 11, a vírgula que antecede observou poderia ser substituída por travessão, sem prejuízo para o sentido original e para a correção gramatical do texto.
Com relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
Na linha 11, a vírgula que antecede observou poderia ser substituída por travessão, sem prejuízo para o sentido original e para a correção gramatical do texto.
Considerando as ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens seguintes.
Nas linhas 5 e 12, admite-se a substituição do sinal de dois pontos por travessão, como alternativa de redação gramaticalmente correta, coesa e coerente.
Em Com o tempo, (l. 16), a vírgula separa um adjunto adverbial deslocado.
A justificativa do emprego da(s) vírgula(s) é a mesma da passagem transcrita acima em:
A vida, bem maior do ser humano, nem sempre é como idealizamos.
Deus, ajudai-nos para que nunca deixemos de acreditar nas pessoas.
A decepção, contudo, não deve ser razão única para não tentarmos novamente.
Por agora, o melhor é aprender a dividir esforços para atingir objetivos comuns.
É preciso ter fé, sabedoria e paciência para que as coisas cheguem até você.
Considerando as ideias e as estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens subsequentes.
Uma forma de reescrever o trecho (menos afortunadas que nós) (L.18), retirando-se os parênteses e sem prejudicar a correção gramatical, seria colocá-lo entre travessões com a seguinte estrutura: as menos afortunadas que nós.
Considerando os sentidos e os aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens a seguir.
Nas linhas 9 e 10, as aspas indicam que as expressões incorporadas ao texto refletem o senso comum e caracterizam linguagem oral.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...