Questões sobre Redação oficial

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Com referência à adequação da linguagem e ao formato do texto dos expedientes oficiais, julgue os itens subsequentes.

O fecho de um memorando dirigido ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, cujo conteúdo seja a aquisição de computadores para o setor de informática, deverá conter, ao final, a expressão Respeitosamente, seguida de vírgula.

  • C. Certo
  • E. Errado

Comparando-se os dois tipos de documentos, classifique as características apresentadas a seguir, apontando a qual deles cada uma pertence.

A sequência está correta em

  • A.

    2, 2, 1, 2, 1

  • B.

    2, 1, 2, 1, 2

  • C.

    1, 1, 2, 1, 2

  • D.

    1, 2, 2, 1, 1

  • E.

    2, 2, 1, 1, 1

No que tange à redação de documentos oficiais, julgue os itens a seguir.

As características da redação oficial referentes a uniformidade, formalidade, impessoalidade, clareza, concisão e uso do padrão culto de linguagem decorrem do mandamento constitucional segundo o qual a administração pública obedecerá aos princípios de impessoalidade, publicidade e eficiência, entre outros.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que tange à redação de documentos oficiais, julgue os itens a seguir.

Entre as correspondências oficiais que devem seguir o padrão ofício incluem-se o ofício, o aviso e o memorando.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dentre os documentos abaixo relacionados assinale o que é emitido por serventuário oficial, o qual cientifica-se da veracidade das informações, antes de emiti-lo.

  • A.

    Certidão

  • B.

    Requerimento

  • C.

    Ata

  • D.

    Edital

  • E.

    Portaria

O Prefeito do Municipal de Pratinha desejando padronizar o serviço público de sua cidade, publicou um documento, determinando que todos os funcionários da edilidade a partir do dia primeiro próximo, os mesmos serão obrigados a entrar na repartição com o seu documento que o identifique como servidor da repartição. Neste caso, o Chefe maior da Edilidade irá emitir um(a):

  • A.

    Portaria

  • B.

    Memorando

  • C.

    Certidão

  • D.

    Curriculum Vitae

  • E.

    Requerimento

As características de um ofício são as relacionadas a seguir, EXCETO

  • A. especificar o assunto.
  • B. indicar o local e a data à direita.
  • C. trazer o número do documento à esquerda.
  • D. dirigir-se ao destinatário por vocativo, seguido de vírgula.
  • E. apresentar afastamento de 4,0 cm para início do parágrafo.

Acerca da redação de documentos oficiais, julgue os próximos itens. Nos documentos oficiais encaminhados por correio eletrônico, eficiente meio de comunicação, por seu baixo custo e celeridade, deve-se empregar o padrão culto da linguagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma das características de um memorando é

  • A. poder tratar de assuntos administrativos ou expor projetos, ideias ou diretrizes.
  • B. poder ser usado tanto para comunicação externa quanto interna.
  • C. ser utilizado apenas como comunicação entre unidades administrativas do mesmo nível hierárquico.
  • D. designar, do destinatário, apenas o nome e o sobrenome.
  • E. ter seus despachos feitos em outra folha de papel, própria para essa finalidade.

Acerca da redação de documentos oficiais, julgue os próximos itens. Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, os expedientes oficiais têm como finalidade informar com clareza e objetividade. Para atender a essa finalidade, foi estabelecido um padrão oficial de linguagem, chamado de linguagem burocrática.

  • C. Certo
  • E. Errado
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