Questões sobre Redação oficial

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Sobre o MEMORANDO, analise as proposições abaixo:

I - A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos.

II - Os despachos ao memorando não devem ser dados no próprio documento e sim em uma folha de continuação.

III - Trata-se de uma forma de comunicação eminentemente interna.

IV - Pelas suas características de certa informalidade, o memorando deve ser elaborado com simplicidade e concisão.

V - O memorando deverá ser emitido em 02 (duas) vias, que serão encaminhadas ao setor de destino, o qual reterá o original e devolverá a cópia ao emitente, para seu arquivo, fazendo as observações relativas ao recebimento, na cópia.

Assinale a resposta correta:

  • A.

    Apenas as proposições I, II e IV estão corretas.

  • B.

    Apenas as proposições II, III e V estão erradas.

  • C.

    As proposições II e IV estão erradas

  • D.

    Apenas a proposições II está errada.

  • E.

    Todas as proposições estão corretas.

Entende-se por minuta

  • A.

    a versão preliminar de um documento.

  • B.

    a forma solene de um documento.

  • C.

    o documento reproduzido por meio de fotocópia.

  • D.

    o documento que deve ser publicado.

Considerando as características gerais das comunicações oficiais, julgue os itens que se seguem, com base no Manual de Redação da Presidência da República.

Nas correspondências oficiais, a uniformidade deve estar presente tanto no texto das mensagens ― por meio do emprego correto dos pronomes de tratamento e de linguagem formal e polida ― quanto na apresentação do expediente ― por meio do tipo de letra adequado, da diagramação correta, de papel uniforme, entre outros requisitos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma carta de protesto contra a declaração infeliz de um secretário de Estado pode iniciar-se corretamente com a seguinte frase:

  • A.

    Vimos à presença de Vossa Excelência para que se digne a retificar sua infeliz declaração acerca dos episódios de Guantánamo.

  • B.

    Viemos a presença de Vossa Senhoria para solicitar que ratifiqueis vossa infeliz declaração sobre o ocorrido em Guantánamo.

  • C.

    Vimos solicitar a Sua Magnificência que vos digneis a retificar seu pronunciamento sobre o ocorrido em Guantánamo.

  • D.

    Viemos empenhar a Sua Excelência nossos protestos por vossa declaração acerca das ocorrências em Guantánamo.

  • E.

    Vimos apresentar-vos, ilustríssimo secretário, nossos protestos pelo pronunciamento que concedestes acerca dos fatos de Guantánamo.

Na correspondência oficial, subscritor é o mesmo que

  • A.

    destinatário.

  • B.

    procurador.

  • C.

    signatário.

  • D.

    mensageiro.

Considerando as características gerais das comunicações oficiais, julgue os itens que se seguem, com base no Manual de Redação da Presidência da República.

O emprego do padrão culto da língua nas correspondências oficiais está associado à clareza e à impessoalidade requerida nesse tipo de texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

As atas são redigidas à mão e tradicionalmente registradas em livros. Mas quando digitadas e colocadas em pastas, recomenda-se organizá-las em ordem

  • A.

    alfabética.

  • B.

    geográfica.

  • C.

    temática.

  • D.

    cronológica.

Considerando as características gerais das comunicações oficiais, julgue os itens que se seguem, com base no Manual de Redação da Presidência da República.

Nas comunicações oficiais, a assinatura deve conter apenas o nome do cargo e o do setor do órgão que a expede, e não o do ocupante do cargo, de modo a que se garanta o respeito ao princípio da impessoalidade, que deve nortear os expedientes oficiais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. A redação oficial caracteriza-se pela:

  • A.

    Clareza

  • B.

    Impessoalidade

  • C.

    Formalidade

  • D.

    Todas as anteriores

O documento que não admite o uso de parágrafos, para que não se introduzam em seu texto acréscimos ou alterações, é

  • A.

    o atestado.

  • B.

    o diploma.

  • C.

    a ata.

  • D.

    a minuta.

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