Lista completa de Questões sobre Redação oficial para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando as características gerais das comunicações oficiais, julgue os itens que se seguem, com base no Manual de Redação da Presidência da República.
A transparência e a inteligibilidade dos atos normativos são requisitos que o Brasil, como Estado de direito, deve atender em suas comunicações oficiais.
Considerando a finalidade, a natureza e o estilo da redação oficial, julgue os itens de 16 a 20.
A adequação de linguagem dos atos e comunicações oficiais, a concisão e a clareza são requisitos essenciais da redação oficial. Todos devem pautar-se na modalidade padrão da língua.
Quanto à forma de diagramação, os documentos do padrão ofício devem obedecer a uma apresentação específica. Marque a alternativa que não obedece esta norma:
impressão dos textos deve ser feita na cor preta em papel branco. A impressão colorida deve ser usada apenas para gráficos e ilustrações.
Todos os tipos de documentos do Padrão Ofício devem ser impressos em papel de tamanho oficío.
Deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral.
O início de cada parágrafo do texto deve ter 2,5 cm de distância da margem esquerda.
Não deve haver abuso no uso de negrito, itálico, sublinhado, letras maiúsculas, sombreado, sombra, relevo, bordas ou qualquer outra forma de formatação que afete a elegância e a sobriedade do documento.
Cada um dos próximos itens apresenta um trecho de redação de correspondência oficial que deve ser julgado certo se atender os requisitos de impessoalidade, uso do padrão culto da linguagem, clareza, concisão, formalidade, uniformidade e normas da redação oficial, ou errado, em caso contrário. (...) Com a presente argumentação, informamos a impossibilidade de atendimento ao pleito, nos termos da Nota Técnica n.º 66/2011/SRH, considerando o seu impacto negativo nos compromissos institucionais desta empresa.
Considerando as características gerais das comunicações oficiais, julgue os itens que se seguem, com base no Manual de Redação da Presidência da República.
Por se referirem à segunda pessoa gramatical, ou seja, à pessoa com quem se fala no discurso, os pronomes de tratamento requerem concordância na segunda pessoa, estando, portanto, de acordo com a prescrição gramatical e conforme as normas de redação de documentos oficiais o seguinte trecho: Vossa Excelência deveis incluir tais questões em vosso discurso.
Considerando a finalidade, a natureza e o estilo da redação oficial, julgue os itens de 16 a 20.
A redação oficial deve pautar-se em uma linguagem transparente, inteligível, concisa e uniforme, de forma a não permitir mais de uma interpretação.
A redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. Sobre este tipo de redação analise as proposições abaixo.
I - A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.
II - Na redação oficial quem se comunica é sempre o serviço público.
III - O destinatário dessa comunicação é sempre outro órgão público do Executivo ou dos outros Poderes da União.
IV - As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro.
V - Na padronização da redação oficial é indispensável clareza datilográfica, o uso de papéis uniformes para o texto definitivo e a correta diagramação do texto.
Marque a alternativa correta:
Apenas as proposições I, III e V estão corretas.
Apenas as proposições II, III e IV estão corretas.
Apenas as proposições III e IV estão erradas.
Todas as proposições estão corretas.
Apenas a proposição III está errada.
Na correspondência do diretor da escola ao titular da Secretaria de Educação deve-se evitar o uso do tratamento Digníssimo, pois
esta fórmula é aplicável apenas às altas patentes da corporação militar e aos membros da Igreja Católica.
a dignidade é condição para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessário enfatizar tal fato.
a nova reforma ortográfica suprimiu as fórmulas cerimoniosas, em favor de uma comunicação mais direta entre as pessoas.
foram abolidos, por dispositivo constitucional, todos os mecanismos que estimulam a desigualdade entre funcionários públicos.
Considerando as características gerais das comunicações oficiais, julgue os itens que se seguem, com base no Manual de Redação da Presidência da República.
O padrão ofício é um tipo de diagramação que pode ser adotado em diversos expedientes, tais como o aviso, o memorando e a exposição de motivos.
Os vocativos Meritíssimo e Reverendíssimo aplicam-se, respectivamente, a autoridades
acadêmicas e leigas.
militares e civis.
judiciárias e eclesiásticas.
governamentais e empresariais.
nacionais e estrangeiras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...