Questões sobre Redação oficial

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  • A. 4 – 5 – 3 – 2 – 1.
  • B. 3 – 5 – 2 – 4 – 1.
  • C. 4 – 3 – 5 – 1 – 2.
  • D. 3 – 2 – 1 – 5 – 4.
  • E. 3 – 4 – 5 – 1 – 2.

“A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais expressos na constituição, claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais.” Sendo assim, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    Não se concebe que um documento oficial, de qualquer natureza, seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão.

  • B.

    O tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais, decorre da ausência de impressões individuais de quem comunica: embora se trate, por exemplo, de um expediente assinado por chefe de determinada seção, é sempre em nome do Serviço Público que é feita a comunicação.

  • C.

    Em alguns documentos oficiais, podem ser externadas impressões pessoais, como as que, por exemplo, constam de um artigo assinado de jornal, ou mesmo de um texto literário.

  • D.

    Um texto marcado por expressões de circulação restrita, como a gíria, os regionalismos vocabulares ou o jargão técnico, tem sua compreensão dificultada.

  • E.

    O uso do padrão culto não implica emprego de linguagem muito requintada e, tampouco, de figuras de linguagem próprias da língua literária.

...tipo de correspondência externa muito usada, especialmente quando o destinatário é órgão público. Serve para “informar, encaminhar documentos importantes, solicitar providências ou informações, propor convênios, ajustes, acordos etc., convidar alguém com distinção para a participação em certos eventos, enfim, tratar o destinatário com especial fineza e consideração”. (Campos Mello, 1978: 122) De acordo com a descrição anterior, tal documento trata-se de:

  • A.

    Carta comercial.

  • B.

    Memorando.

  • C.

    Ofício.

  • D.

    Circular.

  • E.

    Requerimento.

Julgue os itens de 18 a 20, relativos às normas de redação de correspondências oficiais.

O seguinte início de ata respeita as normas de redação de documentos oficiais:

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 18 a 20, relativos às normas de redação de correspondências oficiais.

Em declarações, atestados e requerimentos, o local e a data devem ser colocados ao final do documento, antes da identificação do emitente, de acordo com o seguinte padrão:

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 18 a 20, relativos às normas de redação de correspondências oficiais.

Em documentos endereçados, respectivamente, ao presidente do Congresso Nacional e ao governador do estado do Espírito Santo, constituem exemplos corretos do uso do vocativo: Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional, e Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Espírito Santo,

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, acerca da organização das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima.

Em um documento oficial, uma expressão adequada para substituir a expressão coloquial “jogar areia no crescimento” (l.8) seria causar prejuízos ao crescimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

São partes da estrutura de uma Portaria, exceto:

  • A.

    título

  • B.

    fundamento legal

  • C.

    texto

  • D.

    fecho

  • E.

    assinatura

Em um órgão público surgiu a necessidade de se transmi-tir uma mesma ordem a todos que ali trabalham. Desta forma, a melhor maneira de transmitir essa instrução será através de um(a):

  • A.

    circular

  • B.

    decreto

  • C.

    edital

  • D.

    memorando

  • E.

    comunicado

Considere o texto abaixo como sendo de um e-mail empresarial que você deve remeter a X.

Assinale a alternativa correta, quanto a esse tipo de correspondência.

  • A.

    Nesse tipo de correspondência o termo “amigão” é permitido, desde que realmente haja amizade entre quem a envia e quem a recebe.

  • B.

    Nesse tipo de correspondência são aceitáveis abreviaturas como vc e tb, comuns em e-mails entre amigos.

  • C.

    Está correto o emprego de pessoas gramaticais diferentes: vc (você) está interessado e tu tens; considerar isso erro gramatical é preconceito linguístico.

  • D.

    Em “somente poderá o fazer” há erro no emprego do pronome oblíquo; a correspondência empresarial, mesmo sob a forma eletrônica, obedece à norma culta da língua.

  • E.

    É aconselhável que o item Assunto apresente um resumo do tema da correspondência, mas, se ficar em branco, agiliza o envio da mensagem.

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