Questões sobre Redação oficial

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Observe o Ofício abaixo:

O item destacado no ofício acima se refere à(ao):

  • A.

    endereçamento

  • B.

    vocativo

  • C.

    introdução

  • D.

    fecho

  • E.

    título

Considerando que a redação empresarial deve obedecer à norma culta da língua, assinale a alternativa com a frase correta.

  • A.

    A CASAN, empresa que desejo atuar, ela é importante para nosso Estado.

  • B.

    Reuniu-se em Assembleia Geral Ordinária os associados desta empresa, atendendo o edital de convocação datado de 12 de maio último, cuja a lista de presença é parte integrante da ata e aqui anexada.

  • C.

    Assuntos gerais. Não foram discutidos assuntos gerais por falta dos mesmos e eu, Fulano de Tal, dei por encerrada a reunião, lavrando a presente ata.

  • D.

    As inscrições para a nova diretoria referente o biênio 2011-2013 encontra-se abertas.

  • E.

    Se virmos necessidade de novos esclarecimentos, entraremos em contato com os senhores.

Sobre comunicações oficiais é correto afirmar que, EXCETO:

  • A.

    Com informações sobre tarefas executadas e/ou sobre fatos ou ocorrências, inquéritos e sindicâncias são elaborados os relatórios.

  • B.

    Os fatos ocorridos durante uma reunião são registrados de forma resumida e objetiva nas atas.

  • C.

    Com o intuito de se posicionar afirmação ou negação diante de determinado assunto emitido por pessoa física, órgão público, empresa ou instituição privada, utiliza-se a declaração.

  • D.

    Para que um particular envie uma mensagem a uma autoridade ou a um órgão público com o objetivo de solicitar algo que tenha direito legal, faz-se uso do aviso.

  • E.

    Para efetuar várias cópias de uma mesma mensagem e enviar a diversos destinatários, transmitindo decisões, sugestões, convites ou informações, o instrumento mais adequado oficialmente é a circular.

Assinale a alternativa correta, em relação à linguagem que deve ser empregada em redações empresariais.

  • A.

    A forma correta de se grafar indicação de horas e suas frações é 14:30m.

  • B.

    As siglas escritas no plural não recebem apóstrofo, mas s (CPI's e não CPI'’s).

  • C.

    A abreviatura correspondente a 250 quilômetros e a 328 litros é, respectivamente, 250 kms. e 328 ls.

  • D.

    Em documentos oficiais devem ser empregadas expressões como Corporate purpose e chairman, no lugar do correspondente em português; respectivamente, objetivo da empresa e Presidente do Conselho da empresa.

  • E.

    O emprego de abreviaturas é gramaticalmente aceitável: Vc deseja conhecer melhor nossa empr.?

Analise as afirmativas correlatas:

I. “Há três tipos de correspondências oficiais – ofício, aviso e memorando – que se distinguem mais pela finalidade do que pela forma.”

II. “Nas correspondências oficiais – ofício, aviso e memorando – não podem faltar, entre outras, as seguintes informações: data, local, tipo e número do expediente, assunto etc.”

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Ambas as afirmativas estão incorretas.

  • B.

    Apenas a afirmativa I está correta.

  • C.

    As duas afirmativas estão parcialmente corretas.

  • D.

    Apenas a afirmativa II está correta.

  • E.

    Ambas as afirmativas estão corretas.

Assinale a alternativa correta, a respeito de uma redação empresarial.

  • A.

    Em uma correspondência empresarial é bom se houver alguma clareza, concisão e correção gramatical.

  • B.

    Como é você quem assina a correspondência, não faz diferença se ela não ficar bem formatada ou apresentar pequenos problemas de ortografia.

  • C.

    Você pode emitir opinião pessoal a respeito do assunto redigido, pois é você, não a empresa, quem irá assumir eventuais reclamações a respeito.

  • D.

    A linguagem de um documento empresarial deve permitir diferentes interpretações do texto, conforme o nível cultural de quem o ler.

  • E.

    O texto deve ser objetivo, lógico, com frases curtas, que possam ser facilmente compreendidas pelo receptor.

Que instrumento de comunicação oficial tem por finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos organismos da Administração Pública, do terceiro setor e particulares que, além do padrão ofício, seguido por grande parte das comunicações oficiais, invoca o destinatário, seguido de vírgula e no cabeçalho ou no rodapé possui configurados o nome do órgão ou setor, endereço postal, telefone e endereço de correio eletrônico?

  • A.

    Ofício.

  • B.

    Aviso.

  • C.

    Memorando.

  • D.

    Relatório.

  • E.

    Declaração.

Considerando as disposições do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem, no que se refere à redação de expedientes.

Nas comunicações expedidas por órgãos públicos, deve-se evitar o uso de linguagem restrita ou excessivamente técnica o que não implica desrespeito às normas da língua portuguesa padrão, a fim de que garantir que tais comunicações possam ser compreendidas por qualquer cidadão brasileiro.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as disposições do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem, no que se refere à redação de expedientes.

O memorando é uma forma de comunicação de caráter eminentemente externo, cuja finalidade é o tratamento de assuntos oficiais entre os órgãos da administração pública.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as disposições do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem, no que se refere à redação de expedientes.

Por seu baixo custo e celeridade, o correio eletrônico é, hoje, uma das principais formas de comunicação e transmissão de informações e documentos.

  • C. Certo
  • E. Errado
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