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Observe o Ofício abaixo:
O item destacado no ofício acima se refere à(ao):
endereçamento
vocativo
introdução
fecho
título
Língua Portuguesa - Redação oficial - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2011
Considerando que a redação empresarial deve obedecer à norma culta da língua, assinale a alternativa com a frase correta.
A CASAN, empresa que desejo atuar, ela é importante para nosso Estado.
Reuniu-se em Assembleia Geral Ordinária os associados desta empresa, atendendo o edital de convocação datado de 12 de maio último, cuja a lista de presença é parte integrante da ata e aqui anexada.
Assuntos gerais. Não foram discutidos assuntos gerais por falta dos mesmos e eu, Fulano de Tal, dei por encerrada a reunião, lavrando a presente ata.
As inscrições para a nova diretoria referente o biênio 2011-2013 encontra-se abertas.
Se virmos necessidade de novos esclarecimentos, entraremos em contato com os senhores.
Sobre comunicações oficiais é correto afirmar que, EXCETO:
Com informações sobre tarefas executadas e/ou sobre fatos ou ocorrências, inquéritos e sindicâncias são elaborados os relatórios.
Os fatos ocorridos durante uma reunião são registrados de forma resumida e objetiva nas atas.
Com o intuito de se posicionar afirmação ou negação diante de determinado assunto emitido por pessoa física, órgão público, empresa ou instituição privada, utiliza-se a declaração.
Para que um particular envie uma mensagem a uma autoridade ou a um órgão público com o objetivo de solicitar algo que tenha direito legal, faz-se uso do aviso.
Para efetuar várias cópias de uma mesma mensagem e enviar a diversos destinatários, transmitindo decisões, sugestões, convites ou informações, o instrumento mais adequado oficialmente é a circular.
Língua Portuguesa - Redação oficial - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2011
Assinale a alternativa correta, em relação à linguagem que deve ser empregada em redações empresariais.
A forma correta de se grafar indicação de horas e suas frações é 14:30m.
As siglas escritas no plural não recebem apóstrofo, mas s (CPI's e não CPI's).
A abreviatura correspondente a 250 quilômetros e a 328 litros é, respectivamente, 250 kms. e 328 ls.
Em documentos oficiais devem ser empregadas expressões como Corporate purpose e chairman, no lugar do correspondente em português; respectivamente, objetivo da empresa e Presidente do Conselho da empresa.
O emprego de abreviaturas é gramaticalmente aceitável: Vc deseja conhecer melhor nossa empr.?
Analise as afirmativas correlatas:
I. Há três tipos de correspondências oficiais ofício, aviso e memorando que se distinguem mais pela finalidade do que pela forma.
II. Nas correspondências oficiais ofício, aviso e memorando não podem faltar, entre outras, as seguintes informações: data, local, tipo e número do expediente, assunto etc.
Assinale a alternativa correta:
Ambas as afirmativas estão incorretas.
Apenas a afirmativa I está correta.
As duas afirmativas estão parcialmente corretas.
Apenas a afirmativa II está correta.
Ambas as afirmativas estão corretas.
Língua Portuguesa - Redação oficial - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2011
Assinale a alternativa correta, a respeito de uma redação empresarial.
Em uma correspondência empresarial é bom se houver alguma clareza, concisão e correção gramatical.
Como é você quem assina a correspondência, não faz diferença se ela não ficar bem formatada ou apresentar pequenos problemas de ortografia.
Você pode emitir opinião pessoal a respeito do assunto redigido, pois é você, não a empresa, quem irá assumir eventuais reclamações a respeito.
A linguagem de um documento empresarial deve permitir diferentes interpretações do texto, conforme o nível cultural de quem o ler.
O texto deve ser objetivo, lógico, com frases curtas, que possam ser facilmente compreendidas pelo receptor.
Que instrumento de comunicação oficial tem por finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos organismos da Administração Pública, do terceiro setor e particulares que, além do padrão ofício, seguido por grande parte das comunicações oficiais, invoca o destinatário, seguido de vírgula e no cabeçalho ou no rodapé possui configurados o nome do órgão ou setor, endereço postal, telefone e endereço de correio eletrônico?
Ofício.
Aviso.
Memorando.
Relatório.
Declaração.
Considerando as disposições do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem, no que se refere à redação de expedientes.
Nas comunicações expedidas por órgãos públicos, deve-se evitar o uso de linguagem restrita ou excessivamente técnica o que não implica desrespeito às normas da língua portuguesa padrão, a fim de que garantir que tais comunicações possam ser compreendidas por qualquer cidadão brasileiro.
Considerando as disposições do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem, no que se refere à redação de expedientes.
O memorando é uma forma de comunicação de caráter eminentemente externo, cuja finalidade é o tratamento de assuntos oficiais entre os órgãos da administração pública.
Considerando as disposições do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem, no que se refere à redação de expedientes.
Por seu baixo custo e celeridade, o correio eletrônico é, hoje, uma das principais formas de comunicação e transmissão de informações e documentos.
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