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Com base no documento acima apresentado e considerando as normas relativas à redação de correspondências oficiais, julgue os seguintes itens.
Para atender às formalidades exigidas nesse tipo de comunicação, o fecho da carta, com que se finaliza o texto e se saúda o destinatário, deveria ser Atenciosamente.
Com base no documento acima apresentado e considerando as normas relativas à redação de correspondências oficiais, julgue os seguintes itens.
Para atender às normas estabelecidas para esse tipo de correspondência, o pronome de tratamento adequado ao vocativo deveria ser Excelentíssimo Senhor Presidente da República.
Com base no documento acima apresentado e considerando as normas relativas à redação de correspondências oficiais, julgue os seguintes itens.
Uma vez que o texto em questão foi dirigido a uma autoridade, deveria ter sido escrito com rigor formal e impessoalidade.
Considerando aspectos relativos à correspondência oficial, julgue os próximos itens.
O ofício e o aviso, tipos de correspondência oficial muito semelhantes, diferenciam-se quanto ao destinatário: o aviso é expedido exclusivamente por ministros de Estado para seus subordinados, e o ofício é expedido para autoridades de mesma posição hierárquica do remetente.
Considerando aspectos relativos à correspondência oficial, julgue os próximos itens.
Tanto no memorando quanto na declaração, as informações relativas ao local e à data de expedição do documento devem ser expressas no canto superior direito da página.
Considerando aspectos relativos à correspondência oficial, julgue os próximos itens.
O correio eletrônico é um meio que pode e deve ser usado na comunicação oficial, desde que se utilize linguagem adequada à situação.
Com relação às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os seguintes itens.
Se o texto acima fosse parte de uma correspondência oficial endereçada ao presidente de uma organização não governamental, deveria ser empregado o pronome de tratamento Vossa Excelência no lugar de você (l.1).
Língua Portuguesa - Redação oficial - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Apostila é um nome de um dos Atos Normativos mencionados no Manual de Redação da Presidência da República. Sobre sua definição e finalidade, é correto afirmar que Apostila é
o ato praticado por meio de republicação no Diário Oficial de documento público, para corrigir flagrante inexatidão material do texto original, desde que essa correção não venha a alterar a substância do ato já publicado.
a retificação, mediante correspondência administrativa endereçada à repartição competente, para permitir o acesso dos servidores à instrução a ser praticada nos procedimentos mencionados no ato normativo anterior.
a averbação, feita abaixo dos textos ou no verso de decretos e portarias pessoais para que seja corrigida flagrante inexatidão material do texto original, desde que essa correção não venha a alterar a substância do ato já publicado.
o conjunto de documentos legais acerca de um tema de interesse do Poder Público, reunidos de modo didático para permitir o acesso dos servidores à legislação e à instrução a ser praticada na redação de ato normativo.
o conjunto de documentos legais acerca de um tema de interesse do Poder Público, reunidos de modo cronológico para permitir a instrução técnica do servidor encarregado de propor a redação de ato normativo.
Considerando as normas que regem a redação oficial, julgue os próximos itens.
No serviço público, o expediente ofício é o principal meio de comunicação interna, ou interdepartamental.Língua Portuguesa - Redação oficial - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Os decretos compõem-se de dois elementos: a ordem legislativa (preâmbulo e fecho) e a matéria legislada (texto ou corpo da lei). Quanto à numeração, o Manual de Redação da Presidência da República determina que
os decretos contendo regras jurídicas de caráter geral e abstrato sejam numerados e não contenham ementa.
os decretos relativos a nomeação ou designação para cargo público sejam numerados e não contenham ementa.
os decretos contendo regras de caráter singular não sejam numerados, mas contenham ementa.
os decretos contendo regras de caráter singular não sejam numerados e não contenham ementa.
os decretos contendo regras jurídicas de caráter geral e abstrato não sejam numerados e não contenham ementa.
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