Questões sobre Redação oficial

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Considerando as normas que regem a redação oficial, julgue os próximos itens.

No caso de o destinatário de expediente oficial ser uma alta autoridade do Poder Executivo, Legislativo ou Judiciário, o remetente, quando a ele se dirigir, deve empregar o pronome de tratamento Vossa Excelência.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto hipotético acima, julgue os seguintes itens, a respeito da elaboração de documentos oficiais.

Para que o texto respeite a formatação adequada do documento, será necessário retirar a data, “DE 30 DE FEVEREIRO DE 2009.”, do conjunto de identificação do documento e escrevê-la ao final, imediatamente antes da assinatura do responsável pela portaria.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto hipotético acima, julgue os seguintes itens, a respeito da elaboração de documentos oficiais.

No corpo do texto, considerando-se a flexibilidade de uso de palavras em caixa-alta, respeitam-se as exigências de objetividade, clareza e correção gramatical em documentos oficiais.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Manual de Redação da Presidência da República engloba no termo padrão ofício “três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: a exposição de motivos, o aviso e o ofício”. Com base nessa informação e nos preceitos que regem a redação de correspondências oficiais, julgue os itens subsequentes.

No padrão ofício, sempre que o destinatário ocupar o cargo superior do órgão, o fecho do expediente deve conter saudação como a seguinte: Reitero a Vossa Excelência meus protestos de elevada estima e sincera consideração.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

A partir do documento fictício acima, julgue os seguintes itens.

O uso das letras maiúsculas no documento respeita as normas gramaticais do padrão culto da língua portuguesa; mas, para que as estruturas sintáticas também atendam às exigências de elaboração de documentos oficiais, são necessárias três alterações: flexionar o verbo "conferem" (l.2) no singular, inserir uma vírgula logo depois de "legal" (l.4) e usar a preposição por, no lugar de "a", em "a qualquer" (l.6).

  • C. Certo
  • E. Errado

O Manual de Redação da Presidência da República engloba no termo padrão ofício “três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: a exposição de motivos, o aviso e o ofício”. Com base nessa informação e nos preceitos que regem a redação de correspondências oficiais, julgue os itens subsequentes.

A introdução dos avisos e ofícios que encaminham documentos deve-se iniciar com a informação do motivo da comunicação, seguindo-se os dados completos do documento que está sendo encaminhado, como mostra o exemplo a seguir: Encaminho, anexa, para conhecimento, cópia do Memorando n.º 17, de 25 de abril de 2009, do Departamento de Recursos Humanos, que trata da licença do servidor Fulano de Tal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os seguintes requisitos: "A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade" (Manual de Redação da Presidência da República, 2002), cada um dos itens seguintes apresenta um fragmento de texto que deve ser julgado certo se atender aos citados requisitos, ou errado, em caso negativo.

O presidente comunica ao Ministro da Saúde que não fará parte da reunião na próxima segunda-feira, tendo em vista que não faz mais parte da Comissão Pró-Vida.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

A partir do documento fictício acima, julgue os seguintes itens.

Para que a ementa da resolução atenda ao padrão de elaboração de documentos oficiais, o texto do artigo 2.º, suprimido no corpo do documento acima, deve dispor sobre providências que não se referem diretamente à publicação do periódico.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Manual de Redação da Presidência da República engloba no termo padrão ofício “três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: a exposição de motivos, o aviso e o ofício”. Com base nessa informação e nos preceitos que regem a redação de correspondências oficiais, julgue os itens subsequentes.

Tanto na exposição de motivos quanto no aviso e no ofício, quando se tratar de comunicação interna, na parte destinada a local e data, o local pode ser abreviado, como nos seguintes exemplos: BSB, 12 de agosto de 2008; SP, 11 de julho de 2008; BH, 15 de maio de 2008.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os seguintes requisitos: "A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade" (Manual de Redação da Presidência da República, 2002), cada um dos itens seguintes apresenta um fragmento de texto que deve ser julgado certo se atender aos citados requisitos, ou errado, em caso negativo.

Para suprir a demanda de analistas, o Ministério da Saúde realizará concurso público, cujas disposições se encontram em edital. O período de inscrições já está encerrado.

  • C. Certo
  • E. Errado
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