Questões sobre Redação oficial

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Com base nas ideias e estruturas do texto acima, julgue os itens que se seguem.

A seleção vocabular e as estruturas sintáticas do texto são impróprias para emprego em uma correspondência oficial, que deve sempre prezar por objetividade e clareza.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à redação oficial, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Parecer significa, em termos gerais, um juízo técnico escrito, emitido por um técnico, especialista em determinado assunto ou por um funcionário, para orientar ou facilitar uma decisão sobre determinado assunto, apontando-lhe uma solução favorável, contrária, ou parcialmente favorável.

  • B.

    As partes constitutivas de uma ata são as seguintes: introdução; contexto; encerramento; local e data; e assinaturas.

  • C.

    Correspondência geralmente externa, o ofício só pode ser expedido por órgão público.

  • D.

    Na correspondência oficial, o aviso, semelhante a um ofício, é um expediente de secretário de Estado, dirigido a altas autoridades, para dar conhecimento, em sua área, de decisões de caráter administrativo e de ordem geral.

  • E.

    O pronome de tratamento conferido a diretores e demais funcionários graduados é Vossa Senhoria.

Julgue os itens que se seguem quanto à correção gramatical e adequação à redação de correspondências oficiais.

Atendendo ao requerimento datado de oito de setembro de 2009, protocolado neste estabelecimento de ensino em dez de setembro de 2009, sob o número 33557788-09, atesto, para fins de registro em currículo profissional, que o Sr. Francisco Buarque trabalhou nesta instituição, no período de janeiro de 2005 a agosto de 2009, onde ingressou por meio de concurso público de provas e títulos, havendo sempre desempenhado de forma competente e dedicada as tarefas que lhe foram confiadas e de cujo exercício se demitiu por interesse pessoal.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto acima, julgue os itens subsequentes.

A primeira pessoa do plural, expressa em “Temos” (l.7) e “Nossa” (l.14), confere ao texto um nível de subjetividade impróprio para o emprego em correspondências oficiais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem quanto à correção gramatical e adequação à redação de correspondências oficiais.

O chefe do setor de pessoal, no comprimento de suas atribuições, determina as seguintes normas referentes ao trabalho que deve ser desenvolvido pelos serventes deste estabelecimento de ensino: — Compete aos serventes à manutenção da limpeza de todas as salas de aula, tarefa que deverá rolar entre 6 h e 8 h 30 min, e que constará do recolhimento de papéis e detritos e retirada do pó acumulado no chão e nos móveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos sentidos, às estruturas linguísticas do texto acima e às normas da correspondência oficial, julgue os próximos itens.

Por sua seleção lexical, estruturação sintática, clareza, impessoalidade e objetividade, o texto apresentado acima estaria adequado para compor uma correspondência oficial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à redação de correspondências oficiais, julgue os itens subsequentes.

A ata é um instrumento que registra os fatos e as deliberações de uma reunião, sessão ou assembleia. Esse documento deve ser assinado por todos os presentes ao encontro, sem exceção à regra.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à redação de correspondências oficiais, julgue os itens subsequentes.

No caso de submeterem à consideração do presidente da República um projeto de ato normativo, ministros de Estado devem expedir um documento oficial denominado exposição de motivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à redação de correspondências oficiais, julgue os itens subsequentes.

Em correspondências oficiais, para imprimir clareza à comunicação, é recomendável o uso de recursos gráficos como negrito e sublinha em trechos do texto referentes ao assunto tratado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à redação de correspondências oficiais, julgue os itens subsequentes.

O ofício é um tipo de correspondência utilizada somente para a comunicação entre os órgãos da administração pública.

  • C. Certo
  • E. Errado
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