Questões sobre Redação oficial

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A partir do exemplo acima, julgue os itens que se seguem, a respeito da elaboração de documentos oficiais.

Para respeitar a impessoalidade necessária a documentos oficiais, a expressão verbal "SELECIONA PROFISSIONAL", no título, deve ser substituída por seleção de pessoal.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das normas de correspondência oficial, julgue os itens que se seguem.

O fecho de um requerimento compõe-se de expressões canônicas — que podem ser grafadas por extenso ou abreviadas — local, data e assinatura.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das normas de correspondência oficial, julgue os itens que se seguem.

Considera-se apropriado, nas correspondências oficiais, o emprego de preciosismos, neologismos e regionalismos, quando o redator tenciona distinguir o nível de formalidade do documento e do receptor.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das normas de correspondência oficial, julgue os itens que se seguem.

Ofício e requerimento são correspondências oficiais que se assemelham na estrutura e na finalidade e são encaminhadas, nas repartições públicas, a subalternos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das normas de correspondência oficial, julgue os itens que se seguem.

A redação de correspondência oficial caracteriza-se, entre outros aspectos, pela exigência do uso das regras do padrão culto da língua portuguesa, de padronização, clareza e concisão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta com base nos princípios de redação e de correspondências oficiais.

  • A. A forma de tratamento Vossa Senhoria deve ser empregada em referência aos chefes dos três poderes.
  • B. fecho Respeitosamente deveser usado em ofícios dirigidos aos chefes de seção por seus subordinados.
  • C.

    O memorando é um ato administrativo de correspondência oficial que pode ser usado para o servidor justificar sua falta ao trabalho.

  • D.

    A redação de documentos oficiais deve seguir os princípios da impessoalidade, formalidade, clareza e precisão.

Assinale a opção correta quanto às características textuais e gramaticais da redação oficial.

  • A.

    Vossa Excelência é uma forma de tratamento empregada apenas em referência aos chefes dos três Poderes.

  • B.

    O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo.

  • C.

    Comunicações dirigidas a autoridades superiores devem ser finalizadas com o termo Atenciosamente.

  • D.

    O signatário de uma comunicação oficial deve vir identificado apenas pelo cargo que ocupa.

Em relação às estruturas lingüísticas e às idéias do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Expressões como "bancarrota de meia dúzia de empresas" (l.5), "se arrasta há muitas décadas" (l.12-13) e "até porque somos vistos" (l.24) conferem ao texto características que são próprias da correspondência oficial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Às nove horas do dia cinco de abril de dois mil e oito, foi realizada a terceira reunião de diretores, na sede da indústria Y, situada no endereço X. Reuniu-se a diretoria da firma, presidida pelo diretor-geral, Francisco Paiva, presentes os seguintes diretores: José dos Santos, diretor de vendas; Pedro Silva, diretor técnico; Antônio Maria, diretor de comunicação e propaganda; além dos acionistas Ana Carvalho, Alan Malta e Sara Lee. Aberta a sessão, foi lida e aprovada, sem discussões, a ata da sessão anterior. O diretor-geral apresentou proposta para a ampliação do refeitório dos funcionários, cujo projeto para as novas instalações está orçado em sessenta mil reais. A proposta foi aprovada por unanimidade. A seguir, foi aprovado pelo diretor administrativo o balancete de abril e distribuídas cópias desse balancete aos presentes. Após a leitura da pauta para a próxima reunião, o diretor-geral deu por encerrada a sessão, às doze horas, da qual, para fins de direito, foi lavrada esta ata, assinada por mim, Helena Faria, secretária da firma, e pelo diretor-geral, que presidiu esta reunião.

Considerando o texto apresentado acima, assinale a opção correta.

  • A.

    Mantém-se a correção gramatical do texto, se todos os verbos forem empregados no presente do indicativo, para dar mais realismo aos fatos retratados.

  • B.

    O texto acima é uma ata de reunião; expediente que admite acréscimos, caso sejam necessários, mesmo depois de ter sido aprovado e assinado.

  • C.

    Aquele que lavra a ata não está necessariamente obrigado a citar os nomes das pessoas que participaram da reunião, sendo suficiente citar os cargos de cada um dos participantes.

  • D.

    No desenvolvimento da ata, deve constar resumo ordenado dos fatos ocorridos durante a reunião e das decisões tomadas, além dos nomes das pessoas que se manifestaram.

Assinale a opção correta quanto ao emprego adequado de textos nas comunicações oficiais.

  • A.

    O aviso é a forma adequada para efetivar a comunicação oficial entre dois órgãos distintos do serviço público.

  • B.

    Na elaboração do memorando, recomenda-se o emprego de palavras indispensáveis à clareza do assunto tratado, para facilitar a sua tramitação entre setores dentro do mesmo órgão.

  • C.

    O ofício é um documento relativo a assuntos oficiais expedido exclusivamente por ministros de Estado.

  • D.

    Um servidor deve usar a exposição de motivos como expediente para informar a chefia imediata acerca de determinado assunto ou para propor alguma medida de interesse para a administração pública.

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