Questões sobre Redação oficial

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Para que o trecho em questão atenda aos requisitos de correção gramatical e às qualidades de coesão, clareza e harmonia da norma escrita formal da língua portuguesa, deve-se, entre outros aspectos,

buscando conferir maior clareza ao documento, numerar como I e II as duas formas de tramitação e dispor cada uma em uma linha, utilizando recuo de parágrafo em ambas as linhas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às normas da correspondência oficial, julgue os seguintes itens.

Em uma solenidade de formatura presidida pelo reitor, é correto figurar a seguinte frase, no discurso de um formando: Agradecemos ao Magnífico Reitor por vosso decidido apoio à instalação do laboratório de fotografias.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às normas da correspondência oficial, julgue os seguintes itens.

Na redação de correspondência da chefia de um departamento ao decano de administração e finanças de uma universidade, estão corretos o emprego do pronome de tratamento e a concordância verbal da frase: Solicito que Vossa Senhoria autorize o remanejamento de crédito.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às normas da correspondência oficial, julgue os seguintes itens.

É correto o reitor de uma universidade, em correspondência oficial dirigida ao ministro da Educação, empregar como vocativo a expressão Senhor Ministro.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às normas da correspondência oficial, julgue os seguintes itens.

Em uma correspondência oficial do reitor de uma universidade dirigida ao ministro da Educação, é correto empregar-se o pronome de tratamento Vossa Excelência.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto da ementa acima, julgue os próximos itens.

Ao se substituir o trecho "de 2/6/1992, que dispõe" por de 02.06.1992. Dispõe sobre, preservam-se a correção de língua portuguesa e o respeito à normatização referente à redação de documentos oficiais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto da ementa acima, julgue os próximos itens.

Se o texto acima fizesse parte de uma ATA, seria recomendado que a data "2/6/1992" fosse escrita por extenso: dois de junho de um mil novecentos e noventa e dois; mas, no caso de ementas, relatórios e pareceres, basta a redação em algarismos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o fragmento de texto acima, que exemplifica o início de um ofício, julgue os seguintes itens, a respeito da redação de documentos oficiais.

A impessoalidade exigida pelos documentos oficiais requer que a primeira pessoa do plural em "Informamos" seja trocada pela forma indeterminada correspondente: Informa-se.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o fragmento de texto acima, que exemplifica o início de um ofício, julgue os seguintes itens, a respeito da redação de documentos oficiais.

No exemplo apresentado, foi desrespeitada a normatização no vocativo, pois é necessário identificar o destinatário também pelo nome e sobrenome.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o fragmento de texto acima, que exemplifica o início de um ofício, julgue os seguintes itens, a respeito da redação de documentos oficiais.

No padrão de ofícios, memorandos e cartas-circulares, o respeito à clareza da comunicação exige que sejam explicitados o remetente, o destinatário e o assunto do documento antes do vocativo, da seguinte forma: DE: Advocacia-Geral da União (AGU) no estado do Amazonas PARA: YYYYYY Assunto: WWWW

  • C. Certo
  • E. Errado
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