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Considerando o fragmento de texto acima, que exemplifica o início de um ofício, julgue os seguintes itens, a respeito da redação de documentos oficiais.
Para que as normas de redação do padrão ofício sejam respeitadas, no exemplo acima, o local e a data de emissão do documento devem ser deslocados para depois da identificação do ofício, alinhados à margem direita.
Para que as regras de formalidade do português fossem plenamente respeitadas, na inserção do trecho "São 500 anos de cultura brasileira que precisamos mudar" (l.8-9) em um documento oficial, como um relatório ou parecer, por exemplo, deveria ser empregada a preposição de antes do pronome relativo em "que precisamos mudar".
As opções a seguir, na seqüência apresentada, constituem um texto adaptado do jornal Gazeta Mercantil de 20/3/2008. Assinale aquela que apresenta a tese argumentativa do texto.
Os 204,9 mil empregos abertos em fevereiro representam a melhor avaliação do desempenho da economia real no Brasil.
Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego, essa abertura de postos é o novo recorde para o mês de fevereiro da série histórica, iniciada em 1992.
Vale lembrar que, no primeiro bimestre, acumularam-se 347,9 mil novas vagas, o que significa aumento de 37% em relação ao mesmo período do ano passado.
Só os postos abertos no mês passado já superam em 16% o recorde anterior de fevereiro de 2006 e mostram que o emprego formal cresceu 38% em relação a 2007 e avançou 0,70% em relação a janeiro deste ano.
Com as vagas abertas em fevereiro, o estoque de empregos formais da economia brasileira cresceu 0,7%, alcançando 29,3 milhões de postos de trabalho.
Certa modalidade de comunicação tem as seguintes características:
- É usada entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente.
- Tem caráter meramente administrativo ou é empregada para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.
- Sua característica principal é a agilidade. Sua tramitação em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos.
- Segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.
Essa modalidade de comunicação é:Você precisa redigir um documento oficial a uma pessoa do sexo feminino que deve ser tratada como Vossa Senhoria. O trecho a seguir que está corretamente redigido é:
Creio que Vossa Senhoria ficará satisfeita com a solução apresentada...;
Creio que Vossa Senhoria ficará satisfeito com a solução apresentada...;
Creio que Vossa Senhoria ficareis satisfeita com a solução apresentada...;
Creio que Vossa Senhoria ficareis satisfeito com a solução apresentada...;
Creio que Vossa Senhoria ficareis satisfeitos com a solução apresentada....
Com referência às idéias e as estruturas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
O último período do texto é adequado para emprego em correspondências oficiais.
Considere que, no estado do Tocantins, um delegado de polícia tenha encaminhado ao secretário de segurança um expediente do qual se tenha extraído o seguinte trecho.
Conforme solicitado por Vossa Excelência, comunico que está sendo averiguado a hipótese de envolvimento no assassinato de pessoas com quem a vítima mantinha transações comerciais. Ressalto que foi de grande valia vossa participação no caso em questão.
Em face dessas considerações, julgue o item abaixo.
O trecho em questão atende às orientações de redação oficial e às normas gramaticais.Com referência ao texto técnico acima, julgue os itens
subseqüentes.
Caso o signatário estivesse emitindo um requerimento, o fecho "Atenciosamente" (l.25) deveria ser substituído por Termos em que pede deferimento, Aguarda deferimento ou Nestes termos, aguarda deferimento.
Com referência ao texto técnico acima, julgue os itens
subseqüentes.
Caso estivesse emitindo um requerimento, o signatário deveria apresentar, no corpo do texto, além do pedido a que supostamente teria direito, o ato legal ou a justificativa que o fundamentasse.
Com referência ao texto técnico acima, julgue os itens
subseqüentes.
A redação de ofícios, memorandos e requerimentos deve ser feita de forma concisa, evitando-se a construção de frases extensas e a redundância de conteúdo e de elementos lingüísticos.
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