Questões sobre Redação oficial

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Num expediente aparece escrito o seguinte: Of.28/2006-SG; esses elementos indicam:

  • A.

    o tipo e o número do expediente, seguido da sigla do órgão que o expede;

  • B.

    o tipo e a data do expediente, seguido das iniciais da pessoa responsável

  • C.

    o modelo do expediente, seguido do dia do mês, ano e sigla do órgão expedidor

  • D.

    o modelo do expediente, o número do documento e ano de sua expedição, seguido das iniciais da autoridade responsável;

  • E.

    o tipo e o número do expediente, acompanhado das iniciais do digitador

Com base no que prescrevem os manuais de redação de comunicações oficiais e as gramáticas normativas, julgue os próximos itens.

Visando-se à eficiência no entendimento da comunicação oficial, deve ser adotado o uso do padrão culto da língua, o que não se confunde com o emprego do jargão burocrático, o qual deve ser evitado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Numa mensagem administrativa deve(m) evitar-se:

  • A.

    as marcas de pessoalidade

  • B.

    a transparência semântica dos vocábulos

  • C.

    a inteligibilidade do que é veiculado;

  • D.

    a concisão da expressão;

  • E.

    a clareza expositiva.

Com base no que prescrevem os manuais de redação de comunicações oficiais e as gramáticas normativas, julgue os próximos itens.

Na parte do ofício denominada desenvolvimento, mesmo que se deseje transmitir mais de uma idéia, elas devem ser expressas em um só parágrafo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no que prescrevem os manuais de redação de comunicações oficiais e as gramáticas normativas, julgue os próximos itens.

O denominado padrão ofício foi estabelecido para que se uniformizasse, em diagramação única, a redação da exposição de motivos, do aviso e do ofício, instrumentos de comunicação oficial que diferem antes pela finalidade do que pela forma.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ainda no que se refere à redação de correspondências oficiais, julgue os seguintes itens.

Atualmente, na redação de correspondências oficiais, dá-se preferência ao emprego da forma direta de comunicação, evitando-se o emprego de expressões como "Cumpre-me informar que", ou "Dirijo-me a (...) com o propósito de".

  • C. Certo
  • E. Errado

Pelo tema abordado, o texto pode integrar um documento oficial, como um relatório ou um parecer, por exemplo. Assinale a opção que representa uma alteração necessária para que o texto respeite, também na forma, as normas de redação de documentos oficiais.

  • A.

    Reescrever a primeira oração de maneira menos pessoal: Desde que existe o Fórum Econômico Mundial de Davos.

  • B. Substituir a preposição "por" (L.7) por outra de regência mais formal: durante.
  • C.

    Retirar a idéia de avaliação sugerida pela comparação com "outros países em desenvolvimento" (L.9).

  • D.

    Substituir as duas ocorrências da expressão coloquial "dá lugar" (L.10) pelo verbo, mais formal, cede.

Ainda no que se refere à redação de correspondências oficiais, julgue os seguintes itens.

Em memorandos, o destinatário da correspondência é mencionado pelo cargo que ocupa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ainda no que se refere à redação de correspondências oficiais, julgue os seguintes itens.

Na introdução de correspondência destinada ao mero encaminhamento de documentos, deve-se fazer referência ao expediente em que se solicitou a remessa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos próximos itens, são apresentados trechos de correspondências oficiais. Julgue-os no que se refere à correção gramatical e à adequação da linguagem.

Aguardamos o pronunciamento de V.S.a acerca da proposta que vos foi apresentada, para que possamos encaminhá-la, com a maior brevidade possível, as instâncias superiores, que a aguardam para as devidas considerações.

  • C. Certo
  • E. Errado
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