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Num expediente aparece escrito o seguinte: Of.28/2006-SG; esses elementos indicam:
o tipo e o número do expediente, seguido da sigla do órgão que o expede;
o tipo e a data do expediente, seguido das iniciais da pessoa responsável
o modelo do expediente, seguido do dia do mês, ano e sigla do órgão expedidor
o modelo do expediente, o número do documento e ano de sua expedição, seguido das iniciais da autoridade responsável;
o tipo e o número do expediente, acompanhado das iniciais do digitador
Com base no que prescrevem os manuais de redação de comunicações oficiais e as gramáticas normativas, julgue os próximos itens.
Visando-se à eficiência no entendimento da comunicação oficial, deve ser adotado o uso do padrão culto da língua, o que não se confunde com o emprego do jargão burocrático, o qual deve ser evitado.
Numa mensagem administrativa deve(m) evitar-se:
as marcas de pessoalidade
a transparência semântica dos vocábulos
a inteligibilidade do que é veiculado;
a concisão da expressão;
a clareza expositiva.
Com base no que prescrevem os manuais de redação de comunicações oficiais e as gramáticas normativas, julgue os próximos itens.
Na parte do ofício denominada desenvolvimento, mesmo que se deseje transmitir mais de uma idéia, elas devem ser expressas em um só parágrafo.
Com base no que prescrevem os manuais de redação de comunicações oficiais e as gramáticas normativas, julgue os próximos itens.
O denominado padrão ofício foi estabelecido para que se uniformizasse, em diagramação única, a redação da exposição de motivos, do aviso e do ofício, instrumentos de comunicação oficial que diferem antes pela finalidade do que pela forma.
Ainda no que se refere à redação de correspondências oficiais, julgue os seguintes itens.
Atualmente, na redação de correspondências oficiais, dá-se preferência ao emprego da forma direta de comunicação, evitando-se o emprego de expressões como "Cumpre-me informar que", ou "Dirijo-me a (...) com o propósito de".
Pelo tema abordado, o texto pode integrar um documento oficial, como um relatório ou um parecer, por exemplo. Assinale a opção que representa uma alteração necessária para que o texto respeite, também na forma, as normas de redação de documentos oficiais.
Reescrever a primeira oração de maneira menos pessoal: Desde que existe o Fórum Econômico Mundial de Davos.
Retirar a idéia de avaliação sugerida pela comparação com "outros países em desenvolvimento" (L.9).
Substituir as duas ocorrências da expressão coloquial "dá lugar" (L.10) pelo verbo, mais formal, cede.
Ainda no que se refere à redação de correspondências oficiais, julgue os seguintes itens.
Em memorandos, o destinatário da correspondência é mencionado pelo cargo que ocupa.
Ainda no que se refere à redação de correspondências oficiais, julgue os seguintes itens.
Na introdução de correspondência destinada ao mero encaminhamento de documentos, deve-se fazer referência ao expediente em que se solicitou a remessa.
Nos próximos itens, são apresentados trechos de correspondências oficiais. Julgue-os no que se refere à correção gramatical e à adequação da linguagem.
Aguardamos o pronunciamento de V.S.a acerca da proposta que vos foi apresentada, para que possamos encaminhá-la, com a maior brevidade possível, as instâncias superiores, que a aguardam para as devidas considerações.
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