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Nos próximos itens, são apresentados trechos de correspondências oficiais. Julgue-os no que se refere à correção gramatical e à adequação da linguagem.
Tenho a satisfação de me dirigir a Vossa Senhoria para solicitar-lhe a gentileza de autorizar seja posto à disposição desta Secretaria dois computadores, necessários para a execução das tarefas administrativas de recebimento e acompanhamento de processos.
Nos próximos itens, são apresentados trechos de correspondências oficiais. Julgue-os no que se refere à correção gramatical e à adequação da linguagem.
Encaminho, para apreciação de V.Ex.a, o projeto anexo, que, visando ao fortalecimento da organização social, política e econômica das famílias que sobrevivem da agricultura familiar e do agroextrativismo, pode contribuir para a redução das desigualdades sociais e econômicas nas áreas dos babaçuais, no estado do Tocantins.
Com base no que preceituam os manuais de redação oficial e as gramáticas normativas, julgue os itens a seguir, relativos a trechos destacados da carta enviada por Francisco Adolfo de Varnhagen a D. Pedro II.
Tanto o conteúdo quanto a forma da carta são semelhantes aos de uma exposição de motivos, bastando a inserção de numeração nos parágrafos e a alteração do fecho da carta, para que o texto atendesse à formalidade adequada a uma comunicação oficial do tipo exposição de motivos.
Em relação ao texto, julgue os itens seguintes.
As ocorrências de quando, nas linhas 12, 14, 15, 16 e 17 são um recurso retórico adequado para a correspondência oficial.
Língua Portuguesa - Redação oficial - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) - 2006
Relacione a primeira coluna dos documentos utilizados na redação oficial a seus respectivos significados.
Assinale a alternativa CORRETA:
Em relação à redação de correspondências oficiais, considere as afirmações abaixo.
I – As comunicações oficiais, incluindo as assinadas pelo Presidente da República, devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local da assinatura.
II – No ofício, além do nome e do cargo da pessoa a quem é dirigida a comunicação, deve-se incluir também o endereço.
III – No memorando, o destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
Com base no que prescrevem os manuais de redação de comunicações oficiais e as gramáticas normativas, julgue os próximos itens.
Verifica-se transgressão à norma gramatical no seguinte trecho de expediente oficial: Está sendo encaminhado a V.S.a, a cópia do telegrama n.o 12, de 1.o de fevereiro de 2006, remetido ao interessado por este departamento.
Com base no que prescrevem os manuais de redação de comunicações oficiais e as gramáticas normativas, julgue os próximos itens.
Na comunicação oficial, o termo "doutor" deve ser usado como tratamento genérico dispensado a autoridades, não restrito, portanto, a pessoas que tenham tal grau em razão de conclusão de doutorado.
Com base no que prescrevem os manuais de redação de comunicações oficiais e as gramáticas normativas, julgue os próximos itens.
Com relação à forma, no expediente de comunicação oficial exposição de motivos, que, geralmente, vem abreviado "EM n.o ...", não deve constar, além do vocativo, nenhuma expressão que designe o destinatário de tal comunicação.
Com base no que prescrevem os manuais de redação de comunicações oficiais e as gramáticas normativas, julgue os próximos itens.
O memorando, tal como o ofício e a exposição de motivos, é um expediente de comunicação oficial eminentemente interno, ou seja, a comunicação se estabelece entre unidades administrativas de um mesmo órgão público.
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