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Assinale a alternativa incorreta, segundo o Manual de Redação da Presidência da República.
Em caso de recebimento de fax e se necessário seu arquivamento, deve-se fazê-lo com o próprio fax.
Por tratar-se de forma de comunicação dispendiosa aos cofres públicos e tecnologicamente superada, deve restringir-se o uso do telegrama apenas àquelas situações em que não seja possível o uso de correio eletrônico ou fax e que a urgência justifique sua utilização e, também em razão de seu custo elevado, esta forma de comunicação deve pautar-se pela concisão.
Para os arquivos anexados à mensagem de correio eletrônico, deve ser utilizado, preferencialmente, o formato Rich Text. A mensagem que encaminha algum arquivo deve trazer informações mínimas sobre seu conteúdo.
O campo assunto do formulário de correio eletrônico mensagem deve ser preenchido de modo a facilitar a organização documental tanto do destinatário quanto do remetente.
Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, isto é, para que possa ser aceita como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.
A respeito das orientações do Manual de Redação da Presidência da República quanto à redação oficial, analise as afirmativas a seguir:
I. Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas.II. O aviso é expedido por Ministros de Estado para autoridades de mesma hierarquia.
III. O ofício é expedido para e por outras autoridades que não Ministros de Estado.
Assinale:
se nenhuma afirmativa estiver correta.
se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
Leia cada uma das cinco diferentes propostas de redação e assinale a alternativa que corresponda à melhor redação, considerando correção, clareza e concisão.
Ainda que me obriguem não irei, pois, tenho compromissos importantes.
Ainda que me obriguem, não irei, pois: tenho compromissos importantes.
Ainda que me obriguem, não irei, pois tenho compromissos importantes.
Ainda que me obriguem: não irei pois tenho compromissos, importantes.
Ainda que me obriguem não irei pois tenho compromissos importantes.
Nas comunicações oficiais, segundo o Manual de Redação da Presidência da República, o fecho a ser usado para autoridades de mesma hierarquia ou hierarquia inferior é:
Agradecidamente".
Atenciosamente".
Com consideração e apreço".
"Respeitosamente"
"Sinceramente".
Embora o uso do pronome oblíquo átono em posição inicial no período seja condenado pela gramática tradicional portuguesa, é de uso consagrado oralmente no Brasil, como pode ser verificado pela fala do funcionário no texto II. Entretanto, ainda há casos que permanecem inadequados segundo a norma culta. Assinale a alternativa em que a colocação do pronome oblíquo átono seja inadequada segundo a norma culta, mesmo com a flexibilização do uso no Brasil.
Tenho-me permitido estas regalias.
Tenho me permitido estas regalias.
Tenho permitido-me certas regalias.
Estas regalias me têm sido permitidas.
Estas regalias têm-me sido permitidas.
Dentre as frases abaixo, assinale aquela em que se observa e respeita a norma culta da Língua Portuguesa:
Com referência ao expediente oficial apresentado, julgue os itens a seguir.
Sem que se contrariasse a norma gramatical, o trecho a possibilidade de que sejam instalados três microcomputadores (primeiro parágrafo) poderia, favorecendo-se a concisão, ser reescrito da seguinte forma: se é possível a instalação de três computadores.Indique a opção que NÃO apresenta uma característica necessária à redação de documento oficial.
A linguagem empregada deve ser simples e seguir o padrão culto da língua
Os textos devem ser concisos, precisos e adequados à situação de comunicação.
Os parágrafos de texto devem ser numerados, exceto quando se organizam em itens.
Devem-se usar termos técnicos e também regionalismos para manter a objetividade
Devem-se evitar inversões sintáticas e quebra de paralelismo gramatical.
Com referência ao expediente oficial apresentado, julgue os itens a seguir.
O teor da comunicação comprova a adequação da escolha do pronome de tratamento empregado, que, no entanto, deveria estar escrito de forma abreviada em atendimento a prescrição contida nos manuais de redação oficial.Assinale a opção em que está ERRADA a norma para a forma de apresentação de documentos padrão ofício
Deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto.
É obrigatório constar, a partir da segunda página, o número da página.
Para símbolos não existentes na fonte Times New Roman, poder-se-á utilizar a fonte Symbol
Os ofícios e memorandos poderão ser impressos em ambas as faces do papel
O início de cada parágrafo do texto deve ter 3,0 cm de distância da margem esquerda.
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