Questões sobre Relações Semânticas

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Julgue os itens de 40 a 44 quanto ao emprego da norma escrita formal em comunicações oficiais.

Estão corretamente empregados os homônimos destacados em negrito no seguinte período: A administração de um medicamento raramente prescrito no Brasil acabou de ser proscrita nos EUA

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 40 a 44 quanto ao emprego da norma escrita formal em comunicações oficiais.

Na elaboração de texto oficial, como norma geral, deve ser evitada a repetição de palavras, buscando-se sinônimo ou termo mais preciso para substituir a palavra repetida. No entanto, se a substituição comprometer a inteligibilidade e a coesão do texto, recomenda-se manter a repetição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 40 a 44 quanto ao emprego da norma escrita formal em comunicações oficiais.

Foram empregadas com correção semântica todas as palavras sublinhadas nos seguintes períodos: Optou-se por uma dissensão lenta e gradual ao se reintroduzir o país ao Estado de Direito. Tratar o público com distinção é obrigação de todo atendente de repartição pública. A discussão do projeto de lei tornou-se acirrada quando afloraram as distensões nas hostes oposicionistas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação a expressões e palavras empregadas na carta, julgue os itens seguintes.

No segundo parágrafo, seria adequado substituir "haja visto" por qualquer uma das seguintes expressões: dado, tendo em vista, haja vista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o texto acima, julgue os itens de 22 a 30.

A palavra "crucial" (l.19) está sendo empregada com o sentido de árduo, difícil.

  • C. Certo
  • E. Errado

 Julgue os itens a seguir a respeito da organização do texto apresentado.

No desenvolvimento da textualidade, a substituição do trecho "em que vivemos" (l.1) por no qual vivemos ou por onde vivemos não acarreta prejuízo para a coerência nem para a correção gramatical do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Preservam-se a correção gramatical e a coerência entre os argumentos do texto ao se substituir

  • A.

    "todo mundo" (l.2-3) por todos.

  • B.

    "A maioria" (l.6) por Grande parte.

  • C.

    "as fontes" (l.8) por cada uma das.

  • D.

    "A maioria das" (l.16) por Quase todas.

 

Em relação às ideias, às estruturas linguísticas e à tipologia do texto acima, julgue os itens que se seguem.

A palavra "antagonismo" (l.16) está sendo empregada com o sentido de oposição, incompatibilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A forma verbal "preconizava" (l.18) está empregada com o sentido de criticava.

  • C. Certo
  • E. Errado

A expressão "enfatizar" (l.17) pode, sem prejuízo para a correção gramatical do período, ser substituída por valorizar.

  • C. Certo
  • E. Errado
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