Lista completa de Questões sobre Relações Semânticas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.
No trecho "A transformação rumo a esse mundo mais velho já começou" (l.1-2), a expressão "rumo a" pode ser substituída, sem contrariar o sentido da frase, por em direção a.Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, relativos ao texto acima.
Sem que houvesse mudança na informação apresentada no texto, o termo "indivíduos" (l.6) poderia ser substituído pela palavra homens, empregada como sinônimo de ser humano.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, relativos ao texto acima.
No trecho "a taxa de fecundidade continuará caindo" (l.4), o termo "fecundidade" poderia ser substituído por nascimentos, sem alteração do sentido do texto.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O sentido da oração 'Ninguém é contaminado' será mantido se a palavra 'contaminado' for substituída por
corrompido.
viciado
doente.
infectado.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No trecho "O livro (...) é um sacolejo no preconceito e na prevenção da AIDS", a palavra "sacolejo" significa
balanço.
empurrão.
alerta.
sacola pequena.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os seguintes itens com relação à organização das ideias no texto.
Preservam-se a coerência e a correção gramatical do texto ao se substituir "ao calado das embarcações" (l.9) por às dimensões das embarcações.
Atenção: Para responder às questões de números 1 a 10, considere os textos I e II apresentados a seguir.
A afirmativa do texto I empregada com sentido conotativo é:
Gostam de ler dormindo.
Apenas as eternas frases feitas.
Bias não faz mal a ninguém...
Ninguém é levado a sério com ideias originais.
"A vida é um fardo"...
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Assinale a opção incorreta a respeito da função textual das estruturas linguísticas do texto.
No encadeamento dos argumentos do texto, a expressão "essa concepção" (l.5) remete à ideia anterior, de "verdade em relação ou oposição à falsidade, ilusão, aparência" (l.4-5).
A expressão "em outras palavras" (l.9) tem a função de introduzir uma explicação ou um esclarecimento sobre como o conceito de 'visão inteligível' (l.9) deve ser compreendido.
O desenvolvimento das ideias do texto mostra que a expressão "gnosiologia" (l.17) deve ser interpretada como sinônimo de 'critério de verdade'(l.16).
Na organização da coesão textual, as duas ocorrências do vocábulo "mais" (l.28 e 29) associam as ideias das orações em que ocorrem às dos parágrafos anteriores, mas sua omissão não prejudicaria a correção ou a coerência textuais.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando as ideias, a estrutura e a organização gramatical do texto acima, julgue os itens de 1 a 10.
Por "estação telemétrica" (l.7) entende-se um local onde se encontram equipamentos capazes de medir ondas emitidas por aparelhos de telecomunicação.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito do texto acima, julgue os itens de 11 a 20.
A palavra sublinhada em Eu acordei com uma música maravilhosa na minha cabeça (l.1-2), empregada no trecho, em sentido denotativo, admite os seguintes empregos conotativos: Ele é o cabeça do bando; Aquela menina tem um papo cabeça.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...