Lista completa de Questões sobre Semântica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Semântica - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Em toda a América Latina e Caribe, o índice só não está abaixo das taxas de Haiti, Bolívia e Peru. A palavra destacada apresenta como significado oposto
na parte inferior.
posição menos alta.
acima.
embaixo.
neste instante.
Língua Portuguesa - Semântica - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Ninguém as estima. A palavra destacada apresenta como significado correto
ignora.
aprecia; ama.
inventa
isenta.
sufoca.
A respeito dos aspectos linguísticos do texto, julgue os itens seguintes.
Mantendo-se a correção gramatical do texto e seu sentido original, no trecho um grande móvel para sua adesão ao crime do tráfico de drogas é o enriquecimento rápido (l.5-6), o termo móvel poderia ser substituído por meio.Estas duas expressões assumem, no texto, um claro sentido de oposição:
deixa a nosso governo / corrigi-las com sua sensatez
deixando-se conduzir pela sorte / governadas pela fortuna
governadas pela fortuna / nosso livre-arbítrio
corrigi-las com sua sensatez / nosso livre-arbítrio
suar tanto sobre as coisas / deixa a nosso governo
Com relação ao texto acima, julgue os seguintes itens.
A conjunção pois (l.17) tem, no período em que se insere, sentido conclusivo, equivalendo, semanticamente, a portanto, por isso.
A respeito dos aspectos linguísticos do texto, julgue os itens seguintes.
Na linha 15, a partícula o poderia ser corretamente deslocada para imediatamente depois da forma verbal deixa escrevendo-se deixa-o ; na linha 17, entretanto, deslocamento semelhante o deixa para deixa-o acarretaria prejuízo para a correção gramatical do texto.
A respeito dos aspectos linguísticos do texto, julgue os itens seguintes.
Sem prejuízo da correção gramatical do texto e do seu sentido original, o trecho com a possibilidade, enfim, de que (l.20) poderia ser substituído por e, enfim, por que possivelmente.Julgue os itens subsequentes, a respeito das ideias e estruturas linguísticas do texto.
Seriam mantidos o sentido original do texto e a sua correção gramatical, caso a preposição de fosse inserida logo após a forma verbal difere (l.11).Com referência às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Tanto na linha 18 quanto na linha 19, o vocábulo como tem sentido comparativo.
A palavra segundo é empregada com a mesma classe gramatical e com o mesmo sentido da que se emprega no título do texto em:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...