Questões sobre Semântica

Lista completa de Questões sobre Semântica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As palavras “egressos”, “obsoletas” e “bordões” são empregadas no texto, respectivamente, com o sentido de

  • A.

    estudantes / que caíram em desuso / palavra ou locução sem função morfossintática que se repete de forma automática.

  • B.

    que deixaram de fazer parte de uma comunidade / antiquadas / locução resultante de grande reflexão.

  • C.

    que saíram / antiquadas / palavra ou locução que se repete geralmente de forma inconsciente.

  • D.

    estudantes / equivocadas / expressão resultante de muita reflexão.

  • E.

    que deixaram de fazer parte de uma comunidade / errôneas / expressão comum em determinada área do conhecimento.

Em “Quando o prêmio Nobel de Física” (1º§), “Se não começar (1º§)” e “À medida que o ensino médio foi” (1º§) ocorre, respectivamente, ideia de

  • A.

    tempo / condição / proporção

  • B.

    comparação / condição / proporção

  • C.

    tempo / tempo / comparação

  • D.

    comparação / condição / tempo

  • E.

    tempo / condição / tempo

 

Depreende-se das relações de sentido do texto que

  • A. o primeiro banco do país foi criado para comprar cartas de alforria para os escravos.
  • B. a criação da Caixa Econômica trouxe aos brasileiros uma nova forma de economizar dinheiro.
  • C. a criação da caderneta de poupança tinha como objetivo inicial transformar escravos em poupadores.
  • D. o hábito da poupança revela que a aquisição da casa própria tem o poder de superar o trabalho desumano.
  • E. o trabalhador que se submete ao aluguel encontrase, na sociedade atual, encarcerado em trabalho desumano.

Com relação às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens seguintes.

A preposição “para”, em “para a discussão” (l.3) e em “para colecionar livros” (l.23), introduz expressão que exprime finalidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atenção: As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto que segue.

Articulam-se como uma causa e seu efeito, respectivamente, os seguintes elementos:

  • A.

    É do esquecimento que vem o tempo lento / Estava na rota do café

  • B.

    a cidade fervia de agitação / foi lançada para fora das rotas econômicas

  • C.

    estrada de ferro criada por D. Pedro / Um caminho de pedra cortava a floresta

  • D.

    A cidade volta a conviver com o presente / o asfalto da BR-101

  • E.

    Nesta casa, o tempo pulsa com cuidado / sem apagar as pegadas

Atenção: As questões de números 9 a 15 referem-se ao texto seguinte.

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em:

  • A.

    iluminar teses controvertidas (1º parágrafo) = amainar posições dubitativas.

  • B.

    um preciso discernimento (2º parágrafo) = uma arraigada dissuasão.

  • C.

    disseminar o juízo preconcebido (2o parágrafo) = dissuadir o julgamento predestinado.

  • D.

    a forma mais censurável (3º parágrafo) = o modo mais repreensível.

  • E.

    As acepções são inconciliáveis (3 º parágrafo) = as versões são inatacáveis.

Assinale a alternativa em que a alteração estrutural de um trecho do texto NÃO tenha provocado inadequação de ordem gramatical ou discursiva nem alteração semântica.

  • A. Se a moral é medida em dinheiro, não entregar‐se a ele poderá parecer um luxo. (L. 48‐49) / Se a moral em dinheiro é medida, poderá parecer um luxo não se entregar a ele.
  • B. Mas teria também todo o perdão? (L. 59) / Mas teria também todo perdão?
  • C. O simples fato de que essa pergunta seja colocada implica o pressuposto de que uma verdade ética tal como a honestidade foi transvalorada. (L. 29‐31) / O simples fato que essa pergunta seja colocada implica no pressuposto que uma verdade ética tal como a honestidade foi transvalorada.
  • D. É por meio dela que se faz o cálculo do “sentido” no qual, fora da vantagem que define a regra, o sujeito honesto se transfigura imediatamente em otário. (L. 44‐47) / É através dela que faz‐se o cálculo do “sentido” onde, fora da vantagem que define a regra, o sujeito honesto se transfigura imediatamente em otário.

No texto, ocorre aproximação semântica entre termos que, em outro contexto, não guardariam entre si relação de sinonímia. Assinale a alternativa em que, no texto, os termos NÃO guardem relação semântica de igualdade ou contiguidade.

  • A. corrupção (L. 4) – regra (L. 5)
  • B. mal (L. 2) – potência (L. 3)
  • C. honesto (L. 46) – otário (L. 47)
  • D. moral (L. 18) – ética (L. 20)

Assinale a alternativa em que a palavra COMO expressa a mesma ideia que em: ~

COMO todos sabem, o papel da mulher tem se modificado através dos anos.

  • A.

    Como a mulher conseguiu se desvencilhar desta situação?

  • B.

    O rapaz seguiu para a direita como o haviam orientado.

  • C.

    Como não me respondeu, resolvi procurá-lo pessoalmente.

  • D.

    Não só trabalha, como continua a cuidar dos filhos.

  • E.

    Como o texto estava em inglês, precisávamos traduzi-lo.

Leia o texto abaixo e responda às questões 45, 46 e 47.

Assinale a palavra que se repete no texto e assume, de acordo com o contexto, significados diferentes.

  • A.

    Paraíso

  • B.

    Chorar

  • C.

    Conta

  • D.

    Sorriso

  • E.

    Vida

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...