Lista completa de Questões sobre Semântica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Semântica - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
As palavras egressos, obsoletas e bordões são empregadas no texto, respectivamente, com o sentido de
estudantes / que caíram em desuso / palavra ou locução sem função morfossintática que se repete de forma automática.
que deixaram de fazer parte de uma comunidade / antiquadas / locução resultante de grande reflexão.
que saíram / antiquadas / palavra ou locução que se repete geralmente de forma inconsciente.
estudantes / equivocadas / expressão resultante de muita reflexão.
que deixaram de fazer parte de uma comunidade / errôneas / expressão comum em determinada área do conhecimento.
Língua Portuguesa - Semântica - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Em Quando o prêmio Nobel de Física (1º§), Se não começar (1º§) e À medida que o ensino médio foi (1º§) ocorre, respectivamente, ideia de
tempo / condição / proporção
comparação / condição / proporção
tempo / tempo / comparação
comparação / condição / tempo
tempo / condição / tempo
Depreende-se das relações de sentido do texto que
Com relação às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens seguintes.
A preposição para, em para a discussão (l.3) e em para colecionar livros (l.23), introduz expressão que exprime finalidade.
Atenção: As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto que segue.
Articulam-se como uma causa e seu efeito, respectivamente, os seguintes elementos:
É do esquecimento que vem o tempo lento / Estava na rota do café
a cidade fervia de agitação / foi lançada para fora das rotas econômicas
estrada de ferro criada por D. Pedro / Um caminho de pedra cortava a floresta
A cidade volta a conviver com o presente / o asfalto da BR-101
Nesta casa, o tempo pulsa com cuidado / sem apagar as pegadas
Atenção: As questões de números 9 a 15 referem-se ao texto seguinte.
Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em:
iluminar teses controvertidas (1º parágrafo) = amainar posições dubitativas.
um preciso discernimento (2º parágrafo) = uma arraigada dissuasão.
disseminar o juízo preconcebido (2o parágrafo) = dissuadir o julgamento predestinado.
a forma mais censurável (3º parágrafo) = o modo mais repreensível.
As acepções são inconciliáveis (3 º parágrafo) = as versões são inatacáveis.
Assinale a alternativa em que a alteração estrutural de um trecho do texto NÃO tenha provocado inadequação de ordem gramatical ou discursiva nem alteração semântica.
No texto, ocorre aproximação semântica entre termos que, em outro contexto, não guardariam entre si relação de sinonímia. Assinale a alternativa em que, no texto, os termos NÃO guardem relação semântica de igualdade ou contiguidade.
Assinale a alternativa em que a palavra COMO expressa a mesma ideia que em: ~
COMO todos sabem, o papel da mulher tem se modificado através dos anos.
Como a mulher conseguiu se desvencilhar desta situação?
O rapaz seguiu para a direita como o haviam orientado.
Como não me respondeu, resolvi procurá-lo pessoalmente.
Não só trabalha, como continua a cuidar dos filhos.
Como o texto estava em inglês, precisávamos traduzi-lo.
Leia o texto abaixo e responda às questões 45, 46 e 47.
Assinale a palavra que se repete no texto e assume, de acordo com o contexto, significados diferentes.
Paraíso
Chorar
Conta
Sorriso
Vida
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...