Lista completa de Questões sobre Semântica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Semântica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia o texto de Hélio Schwartsman para responder às questões de números 01 a 04.
Leia as frases:
E a nossa reação à, vá lá, invasão é uma medida insofismável de nossa generosidade. (primeiro parágrafo)
A discussão sobre o que constitui um povo não é nova e permeou parte do século 19. (segundo parágrafo)
Nessas frases, os termos insofismável e permeou têm, respectivamente, os sentidos de
indiscutível e intrigou.
indissociável e susteve.
impossível e representou.
irrefutável e atravessou.
improvável e advertiu.
Língua Portuguesa - Semântica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia o poema de Carlos Drummond de Andrade para responder às questões de números 13 a 15.
No penúltimo verso, a conjunção que está empregada com sentido de
explicação.
causa.
conclusão.
adição.
condição.
Língua Portuguesa - Semântica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia a tira para responder às questões de números 11 e 12.
O sentido das conjunções mas (primeiro quadrinho) e Como (segundo quadrinho) é de, respectivamente,
conclusão e conformidade.
explicação e comparação.
oposição e causa.
causa e consequência.
condição e finalidade.
Assinale a interpretação da oração Talvez não seja assim. (ℓ.11) que respeita as relações semânticas entre as ideias do texto e mantém a coerência entre os argumentos.
A relação entre formatos sociais e os excelentes índices de educação é questionável.
A vida em um país nórdico nem sempre faz refletir sobre a relação entre igualdade e liberdade.
Não é comum que serviços públicos voltados para melhorar a vida do cidadão caracterizem países nórdicos.
Nem sempre uma sociedade igualitária tem como consequência a formação de seres humanos plenos e sociedades transformadoras.
O hábito da desigualdade pode impedir uma reflexão mais profunda sobre os valores de uma sociedade igualitária.
Baseie-se na tirinha abaixo para responder as questões 9 e 10.
Releia este trecho da fala de Mafalda com sua mãe: ... mais tarde não vou ser uma mulher frustrada e medíocre como você. O termo grifado pode ser substituído, sem perda de sentido, pelo sinônimo:
Eminente.
Notável.
Excelente.
Insignificante.
Assinale a expressão verbal que indica, no texto, uma ação continuada, ainda acontecendo.
irá diminuir(l.3)
pedindo-se(l.8)
vem tendo(l.11)
tem de ser(l.14 e 15)
está aquecida(l.17)
Assinale a estrutura sintática que, no texto, tem valor signifi cativo de causa.
demora em chegar ao local desejado(l.2 e 3)
que atinge muitas capitais brasileiras.(l. 4 e 5)
pode ser apontado como o responsável por essa situação.(l.6, 7 e 8)
que as pessoas façam longos deslocamentos.(l.9 e 10)
por terem essa característica(l.11 e 12)
Leia o trecho abaixo para responder à questão 9.
Quando saímos do hospital, Pedro já dera entrada no pagamento.Em relação ao trecho em destaque, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O trecho em destaque indica um fato que ainda está em andamento.
( ) O trecho em destaque indica um fato totalmente concluído e que ocorreu antes de outro fato também já concluído.
( ) O trecho em destaque indica um fato futuro, mas relativo a um outro, no passado.
F/ F/ V
F/ F/ F
V/ V/ F
F/ V/ F
Com base no texto, julgue os itens que se seguem.
A palavra proteção, nas linhas 3 e 9, poderia ser corretamente substituída por tutela, sem prejuízo aos sentidos do texto.
Em relação às ideias e estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsequentes.
A oração para se referir a 7 de dezembro (l.30) expressa sentido de finalidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...