Lista completa de Questões sobre Semântica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em ...devemos aprender a distinguir o que é um contratempo, um revés e uma tragédia. (l. 13-14), os elementos destacados estabelecem, entre si, respectivamente, uma relação semântica que se caracteriza pela
A passagem que, semanticamente, se contrapõe ao sentido de fazer as coisas comuns incomumente bem (segunda epígrafe) é
As epígrafes, quanto às ideias do texto, só NÃO funcionam, semanticamente, como elemento
Quanto à estrutura linguística do texto, julgue os seguintes itens.
O termo consequências deletérias (l.36-37) significa resultados que não podem ser apagados, alterados.
Considere o trecho No mundo real, os exemplos da literatura especializada orbitam recorrentemente em torno de crimes que deixam vestígios, mormente do homicídio... (linhas 3 a 5).
Qual das alternativas a seguir substitui os termos grifados, sem alterar o sentido do texto?
Assinale a opção que mantém a correção gramatical e a coerência entre as ideias do texto ao substituir a palavra pujança(ℓ.8), destacada no texto abaixo.
sistemática
fraqueza
adequação
organização
exuberância
Em relação ao uso das estruturas linguísticas do texto, assinale a opção correta.
Prejudica-se a correção gramatical do período ao se substituir traz-lhe(ℓ. 2) por traz a ele.
A palavra solapando(ℓ.8) está sendo empregada com o sentido de impulsionando.
A palavra equidade(ℓ.19) está sendo empregada com o sentido de respeito à igualdade de direitos, justiça social.
A palavra Surfando(ℓ.11) está sendo empregada com o sentido denotativo.
Prejudica-se a correção gramatical do período ao se substituir vier a ser(ℓ.24) por estiver sendo.
Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.
Das modificações feitas abaixo na redação do trecho "não só para a geração de lucro, mas para o sucesso organizacional"(4º parágrafo), houve alteração de sentido em:
tanto para a geração de lucro, quanto para o sucesso organizacional.
para a geração de lucro, bem como para o sucesso organizacional.
não só para a geração de lucro, como também para o sucesso organizacional.
para a geração de lucro e para o sucesso organizacional.
ora para a geração de lucro, ora para o sucesso organizacional.
Considere o texto a seguir para responder às questões de nos 11 a 13
Veja o trecho: "no fim do espetáculo, uma das Maria-atrizes chorou depois da cena." (l. 9-10).
Considerando que o termo destacado representa toda a categoria das empregadas domésticas que atuam como atrizes no projeto do Teatro do Oprimido, é legítimo deter-
minar que tal termo é exemplo de uma linguagem figurada que pode ser identificada como
metáfora
antítese.
metonímia.
eufemismo.
paradoxo.
Texto II, para responder às questões de 5 a 8.
A oração se olharmos para a educação como um processo contínuo e duradouro (linhas 28 e 29), no contexto do parágrafo, além de estabelecer relação de condição, também pode ser compreendida como uma informação relativa a
modo.
tempo.
lugar.
causa.
consequência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...