Questões sobre Semântica

Lista completa de Questões sobre Semântica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Texto IV, para responder às questões de 16 a 20.

O vocábulo “só” (linhas 6 e 7), nas duas ocorrências, não poderia, sem alteração do sentido original, ser substituído por

  • A.

    somente.

  • B.

    apenas.

  • C.

    especificamente.

  • D.

    sozinhas.

  • E.

    exclusivamente.

Texto I, para responder às questões de 1 a 5.

O vocábulo “Grassa” (linha 21) poderia ser substituído, sem perda de sentido, por

  • A.

    Propaga-se.

  • B.

    Dilui-se.

  • C.

    Encontra-se.

  • D.

    Esconde-se.

  • E.

    Extingue-se.

Texto I, para responder às questões de 1 a 3.

Quanto aos aspectos gramaticais e semânticos do texto I e do texto II, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os dois textos são exemplos da diversidade de tipologia textual da sociedade moderna: o texto I é tradicionalmente classificado como dissertativo, enquanto o II é de utilização mais recente da mídia, conhecido como infográfico.

  • B.

    Ambos os textos demonstram que ferramentas de última geração é que marcarão a aula do futuro.

  • C.

    O texto I está centrado no momento atual, com construções sintáticas caracterizadas pelo predomínio do indicativo presente, enquanto o II trata da realidade a ser vivida, com predominância do futuro do presente.

  • D.

    Ao se passar o subtítulo do texto I “Novo professor” para o plural, também deverá ser levado para o plural, obrigatória e exclusivamente, o título “Perfil antenado”.

  • E.

    No texto II, o termo “porque” (linha 23) poderia ser corretamente registrado como por que e ser seguido por vírgula.

Atenção:As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto abaixo.

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em:

  • A.

    reduzindo-as à função (1º parágrafo) = incitando-as à extrapolação.

  • B.

    vampirismo (...) crescente (2º parágrafo) = progres- siva avidez.

  • C.

    seu primeiro tento (2º parágrafo) = sua primitiva meta.

  • D.

    estipendiado para o turista (2º parágrafo) = estilizado para o visitante.

  • E.

    socialização do parentesco (3º parágrafo) = socia- bilidade dos vínculos.

Considere a frase: “Porém, o mundo, a sociedade e, por seu turno, os crimes e as maneiras de se cometê-los evoluíram” (linhas 7 e 8).

Assinale a alternativa a seguir que a substitui corretamente.

  • A. Embora o mundo, a sociedade e, por seu turno, os crimes e as maneiras de se cometerem tivessem evoluído.
  • B. Para que o mundo, a sociedade e, por seu turno, os crimes e as maneiras de terem sido cometidos evoluíssem.
  • C. No entanto, o mundo, a sociedade e, por seu turno, os crimes e as maneiras de serem cometidos evoluíram.
  • D. Provavelmente, o mundo, a sociedade e, por seu turno, os crimes e as maneiras de se cometerem evoluirão.
  • E. Afinal, o mundo, a sociedade e, por sua vez, os crimes e as maneiras de se cometerem devem ser evoluídos.

Atenção: Responda às questões 32 a 40 com base no texto 4.

A expressão No entanto (linha 8) pode ser substituída, alterando o significado da frase, por

  • A.

    entretanto.

  • B.

    porquanto.

  • C.

    todavia.

  • D.

    porém.

  • E.

    contudo.

Atenção: Responda às questões 22 a 31 com base no texto 3.

A palavra animais (linha 21) estabelece ligações com espécies que estão em extinção. Qual a propriedade semântica dessa relação?

  • A.

    Hiperonímia.

  • B.

    Sinonímia.

  • C.

    Homonímia.

  • D.

    Paronímia.

  • E.

    Antonímia.

Assinale a frase que, tendo sido alterada na forma, em relação ao texto 1, modifica-se o sentido.

  • A. Um estudo realizado pelo Centro de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp/UFMG), em BH, em 2002, mostrou que essa é a capital brasileira na qual as pessoas se sentem mais inseguras.
  • B. Segundo Luiz Antônio Machado Silva, os moradores das favelas são o mais afetados pela sociabilidade violenta, haja vista o modelo específico de urbanização desses núcleos habitacionais.
  • C. Por último, o estudo feito em 267 municípios com mais de 100 mil habitantes revela que os homens têm 12 vezes mais chances de serem assassinados do que as mulheres e que os jovens negros têm 2,6 vezes mais chances de serem assassinados do que os jovens brancos.
  • D. De acordo com Luiz Eduardo Soares, a compreensão da violência só é possível se ela for contextualizada, temporalmente, à história, à política e à cultura local da sociedade.

Ainda em relação ao texto 1, assinale a alternativa em que a expressão entre parênteses pode substituir a expressão destacada, sem modificar o sentido.

  • A. “Ainda de acordo com a pesquisa, a média de adolescentes assassinados no Brasil antes de completarem 19 anos é de 2,03 para cada grupo de mil.” (A despeito da)
  • B. “Cerca de 20% das cidades obtiveram valores superiores a três jovens mortos por mil habitantes. Significa que, em tese, um em cada 500 adolescentes brasileiros será assassinado antes de completar 19 anos.” (um quarto)
  • C. “O Brasil é tão diverso que nenhuma generalização se sustenta.” (onde)
  • D. “O número é preocupante, dado que, numa sociedade pouco violenta, essa taxa deveria apresentar valores próximos de zero.” (uma vez que)

NÃO há correspondência semântica entre a passagem retirada do texto e a característica a ela atribuída, em destaque à direita, em

  • A.

    “‘...fizemos o melhor que pudemos.’” (l. 80) – empenho.

  • B.

    “Outras ganham fôlego no início,” (l. 80-81) – ,iniciativa.

  • C.

    “mas acabam desistindo.” (l. 81) – perseverança.

  • D.

    “caem,” (l. 84) – insucesso.

  • E.

    “levantam a poeira e dão volta por cima.” (l. 84) – persistência.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...