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Julgue os itens a seguir, no tocante aos sentidos, às estruturas lingüísticas e aos elementos gramaticais do texto III.
Nas duas ocorrências do conectivo "pois" (L.4 e 17), identifica-se o mesmo valor explicativo.
Língua Portuguesa - Semântica - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Leia os textos a seguir para responder às questões de 01 a 12.
No poema (Texto II), o termo
"este" (verso 7) pressupõe uma referência feita anteriormente.
"todas elas" (verso 17) expressa uma idéia de parcialidade.
Julgue os itens a seguir, no tocante aos sentidos, às estruturas lingüísticas e aos elementos gramaticais do texto III.
A expressão do Oiapoque ao Chuí poderia figurar no lugar de "do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte" (L.1-2), sem prejuízo do sentido geral do texto.
Língua Portuguesa - Semântica - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Leia os textos a seguir para responder às questões de 01 a 12.
Identifique os itens verdadeiros.
A primeira estrofe do poema (Texto II) é marcada pela presença de
I. elementos antitéticos.
II. imagens sensoriais.
III. idéias hiperbólicas.
IV. termos de valor metafórico.
V. ambigüidade de signos lingüísticos.
A alternativa em que todos os itens verdadeiros estão corretamente indicados é a
Com referência às idéias e às estruturas lingüísticas do texto, julgue os itens a seguir.
A palavra oligárquicos (l.18) refere-se a regime político em que o poder é exercido por um pequeno grupo de pessoas, pertencentes ao mesmo partido, classe ou família.Leia os fragmentos abaixo e responda.
"Ainda que mereças, eu te amo".
'Ainda que mal lhe pergunte, você me ama"
Em relação ao valor semântico da expressão ainda que, é incorreto afirmar que
no primeiro enunciado, a expressão ainda que é uma típica conjunção concessiva, apesar de indicar algo contrário
no segundo enunciado, a expressão ainda que mal expressa uma conotação de polidez, pois constitui uma maneira educada de introduzir uma pergunta talvez inconveniente ou fora de hora.
a expressão ainda que é conjunção subordinada adverbial.
no segundo enunciado, a expressão ainda que expressa uma conotação de polidez, introduzindo uma pergunta inconveniente.
no primeiro enunciado, a expressão ainda que não é uma conjunção concessiva, apesar de indicar algo contrário.
Leia o enunciado abaixo e responda.
Em uma reunião de professores, o coordenador afirma: "- Neste bimestre, se todos concordarem, adotaremos algumas medidas pedagógicas. Os alunos que têm dificuldade em leitura e compreensão de textos terão aulas-extras aos sábados."
(Texto produzido em encontro com professores)
Analisando-se o período "Os alunos que têm dificuldade em leitura e compreensão de textos terão aulas-extras aos sábados" em relação ao valor semântico da oração subordinada, é incorreto afirmar que
a intenção do coordenador é informar que somente receberá aulas-extras uma parte dos alunos, isto é, somente aqueles que têm dificuldade em leitura e compreensão.
o período é composto por subordinação, e a oração classifica-se como adjetiva explicativa.
a intenção do coordenador é mostrar que todos os alunos têm dificuldade em leitura e compreensão de textos, pois a oração é subordinada adjetiva explicativa.
a intenção do coordenador é informar que somente receberá aulas-extras uma parte dos alunos, isto é, somente aqueles que têm dificuldade de leitura e compreensão, pois a oração não é adjetiva.
o período não é composto por subordinação, e a oração é intercalada.
Segundo Alceu Amoroso Lima, "a palavra é o elemento material intrínseco do homem de letras para realizar sua natureza e alcançar seu objetivo artístico". Afirma Ezra Pound: "a literatura é a linguagem carregada de significado até o máximo grau possível". É exatamente sobre a palavra e sua carga significativa que se faz a reflexão de Drummond em Procura da Poesia. Ao relacionar e refletir sobre essas três afirmativas, e retomando o poema, o professor, pode, acertadamente, levar seu aluno a deduzir que:
1- o poeta nos ensina que se faz literatura apenas falando sobre acontecimentos ou resgatando subjetivamente a infância ou idealizando. Literatura se faz só com idéias e sentimentos: "O que pensas e sentes, isso ainda não é poesia".
2- "Ainda não é poesia", mas pode vir a ser. Para isso, é preciso penetrar "surdamente no reino das palavras", "lá estão os poemas que esperam ser escritos". Ainda não são poemas, porque "estão paralisados", "sós e mudos, em estado de dicionário".
3- as palavras em "estado de dicionário", ou seja, fora de contexto, têm apenas o sentido denotativo, frio e impessoal. Se contemplarmos as palavras atentamente, de perto, perceberemos que cada uma tem mil faces secretas (conotação) sob a face neutra (denotação).
A afirmativa correta está em:
1, 2 e 3.
2 e 3, apenas.
3, apenas.
1, apenas.
Num texto literário que tematiza justamente a palavra, compete ao professor levar o aluno/ leitor a compreender o significado exato das palavras e das imagens empregadas pelo poeta, bem como o que é fazer literatura. Com base no enunciado, e na leitura do poema de Drummond, avalie as afirmativas a seguir:
1- O trabalho de pesquisa para compreender o significado exato de uma palavra empregada pelo poeta, e que deve ser feito sempre que se lê um texto, é o mesmo que buscar a etimologia de uma palavra.
2- O texto literário é uma especial seleção e combinação de palavras. O significado exato de imagens usadas pelo poeta depende também da compreensão de uma palavra usada em sentido conotativo ou de uma figura de palavra. Em: ... teu poder de palavra // E seu poder de silêncio... há uma antítese.
3- O poeta nos ensina, por meio do seu poema, que não se faz literatura apenas falando sobre acontecimentos ou resgatando subjetivamente a infância ou idealizando. A poesia pode (e deve) falar de qualquer coisa, mas o que a sustenta, o que a perpetua é o trabalho com a linguagem.
4- O uso de um glossário do poema permitiria que os alunos entendessem que em "... esse excelente, completo e confortável corpo, tão infenso à efusão lírica ...", infenso, nesse contexto, significa "adverso, contrário"; efusão lírica significa "demonstração clara e sincera dos sentimentos íntimos"; o verso opõe corpo e sentimento.
Seria a semântica auxiliando o ensino de literatura.
1, apenas.
2 e 3, apenas.
1, 2 e 4. apenas.
1, 2, 3 e 4.
Língua Portuguesa - Semântica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Mas acontece que na vida real esta última construção só ocorre na escrita; já que a maioria dos gramáticos e alguns professores insistam que é assim que é o português correto, ninguém, mas ninguém mesmo, fala desse jeito.
Mas acontece que na vida real esta última construção só ocorre na escrita; visto que a maioria dos gramáticos e alguns professores insistam que é assim que é o português correto, ninguém, mas ninguém mesmo, fala desse jeito
Mas acontece que na vida real esta última construção só ocorre na escrita; além do que a maioria dos gramáticos e alguns professores insistam que é assim que é o português correto, ninguém, mas ninguém mesmo, fala desse jeito.
Mas acontece que na vida real esta última construção só ocorre na escrita; contanto que a maioria dos gramáticos e alguns professores insistam que é assim que é o português correto, ninguém, mas ninguém mesmo, fala desse jeito.
Mas acontece que na vida real esta última construção só ocorre na escrita; conquanto a maioria dos gramáticos e alguns professores insistam que é assim que é o português correto, ninguém, mas ninguém mesmo, fala desse jeito
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