Questões sobre Semântica

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Acerca das relações lógico-sintáticas textuais, as opções seguintes apresentam propostas de associação, mediante o emprego de conjunção, entre períodos sintáticos do texto acima. Assinale a opção que apresenta proposta de associação incorreta.

  • A.
  • B.

  • C.

  • D.

Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.

"Para entendermos o que havia de tão revolucionário nessas idéias é preciso recuar à Grécia Antiga." Dentre as modificações impostas a essa frase do texto, a que lhe altera o valor semântico original é:

  • A.

    Por entendermos o que havia de tão revolucionário nessas idéias é preciso recuar à Grécia Antiga.

  • B.

    A fim de entendermos o que havia de tão revolucionário nessas idéias é preciso recuar à Grécia Antiga.

  • C.

    No intuito de entendermos o que havia de tão revolucionário nessas idéias é preciso recuar à Grécia Antiga.

  • D.

    Com o fito de entendermos o que havia de tão revolucionário nessas idéias é preciso recuar à Grécia Antiga.

Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.

"Uma vez descoberto o elétron, os físicos do começo do século 20 tinham de imaginar como ele se inseria no átomo."

Nesse segmento do texto, a expressão uma vez denota o seguinte valor semântico:

  • A. Modal.
  • B. Causal.
  • C. Temporal.
  • D. Consecutivo.

Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.

"As "bolinhas" deixaram o cenário de vez."

Nessa frase do texto, a locução de vez equivale semanticamente ao seguinte advérbio:

  • A. Eventualmente.
  • B. Oportunamente.
  • C. Esporadicamente.
  • D. Terminantemente.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O termo "alteridade" é hoje um conceito primordial. Esse termo é formado de "alter" (do latim, "outro") mais o sufixo "(i)dade", que significa "qualidade", "característica". Em termos práticos, a alteridade hoje deve ser entendida como a qualidade de:

  • A.

    valorizar a cultura e a identidade do outro, independentemente de quem seja essa pessoa ou quão diferente sua cultura nos pareça.

  • B.

    apreciar a sociedade do outro, entendendo que ela contém elementos semelhantes à nossa sociedade e cultura, que serve de modelo para todas as que nos cercam.

  • C.

    admirar as diferentes culturas, entendendo que elas são frutos do modelo de colonização européia e que, assim, todos somos irmãos.

  • D.

    valorizar as sociedades de tradição não-européia, atribuindo a elas a manutenção de tradições que o colonialismo europeu destruiu em nossa moderna cultura.

Analisando o emprego das palavras "relação, pobres, discriminação, contradição e traduzir", em relação ao valor semântico, assinale a alternativa que preserva o sentido com que foi empregada no texto.

  • A.

    Na mais sumária relação das virtudes humanas, não deixará de constar a sinceridade.

  • B.

    Sobretudo os pobres, sentem o peso do que seja banimento ou discriminação

  • C.

    É por vezes difícil a discriminação entre tolerância e menosprezo.

  • D.

    Enfrentar a contradição é sempre um grande passo para o nosso crescimento.

  • E.

    Se traduzir é difícil, mais difícil é o diálogo entre pessoas que se mascaram na mesma língua.

 

Analisando o enunciado "Se o tal livro for fraquinho, o desprezar pode significar um precipitado mas decisivo adeus à literatura; se for estimulante, outros virão sem o peso da obrigação", pode-se afirmar que a expressão "se for estimulante" em relação ao seu valor semântico mantém o mesmo sentido de

  • A. conquanto seja estimulante.
  • B.

    desde que seja estimulante

  • C. ainda que seja estimulante.
  • D. porquanto seja estimulante.
  • E. posto que seja estimulante.

 

No final do TEXTO I, a expressão "nada do que humano é alheio" apresenta o mesmo sentido da seguinte construção:

  • A. O que diz respeito ao homem não deixa de interessar.
  • B. Como sou humano, não me alheio a nada
  • C. Para ser humano, mantenho interesse por tudo.
  • D. A nada me sinto alheio que não seja humano.
  • E. Tudo que se refere ao homem diz respeito a mim.

A expressão " pelo susto " revela circunstância de:

  • A.

    condição

  • B.

    conseqüência

  • C.

    tempo

  • D.

    causa

As questões de números 16 a 20 referem-se ao texto que segue.

A alternativa em que se traduz INCORRETAMENTE o sentido de uma expressão do primeiro parágrafo do texto, considerando o contexto, é:

  • A.

    dois elementos primaciais = dois componentes fundamentais

  • B.

    era uma simples metáfora = não era mais do que uma expressão figurada

  • C.

    quebra autorizada (...) da compostura = violação aceita da boa conduta

  • D.

    um resquício de brincadeira infantil = um arremedo bisonho e pueril

  • E.

    no que respeita à disciplina = quanto ao aspecto disciplina

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