Lista completa de Questões sobre Semântica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Semântica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
É possível ter um outro modelo de polícia, desde que passe a centrar sua função na garantia e efetivação dos direitos fundamentais dos cidadãos." Nesse trecho, podemos reconhecer uma relação semântica de:
causa
proporção
condição
tempo
finalidade
Língua Portuguesa - Semântica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
É a língua padrão do Brasil, e, vamos deixar isso claro, precisa ser conhecida também. A posição do termo sublinhado não é fixa. Analise os seguintes enunciados:
1. É a língua padrão do Brasil, e também vamos deixar isso claro, precisa ser conhecida.
2. É a língua padrão do Brasil, e, vamos deixar isso claro, precisa também ser conhecida.
3. É a língua padrão do Brasil, e, vamos deixar isso claro, precisa ser também conhecida.
4. É a língua padrão do Brasil, e, vamos deixar isso também claro, precisa ser conhecida.
O sentido original foi alterado em:
1 e 4, apenas
1, 2 e 3, apenas.
1, 2, 3 e 4.
2, 3 e 4, apenas.
2 e 3, apenas.
Língua Portuguesa - Semântica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Leia a charge para responder às questões de números 29 e 30.
Relacionando a charge com o texto anterior, entende-se que o diminutivo no nome do símbolo da cidade de São Paulo denota
Língua Portuguesa - Semântica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
O texto a seguir é uma das muitas piadas que circulam pela Internet. Leia-o para responder às questões de números 09 a 14.
Observe as ocorrências do termo com:
– com o marido a tiracolo;
– com o pessoal da funerária.
Sobre elas, é correto afirmar que
formam, nos dois casos, expressões que complementam o verbo da oração – são, pois, seus objetos.
a primeira forma uma expressão indicativa de companhia; a segunda, a expressão que complementa o verbo da oração.
formam, nos dois casos, expressões indicativas de circunstância, no caso, assunto.
a primeira forma a expressão que complementa o verbo da oração; a segunda, uma expressão adverbial indicativa de assunto.
formam, nos dois casos, expressões que qualificam o sujeito da oração em que ocorrem, sendo, pois, apostos.
Com relação à compreensão e interpretação do texto acima, bem como a aspectos morfossintáticos, julgue os seguintes itens.
A expressão "põe o dedo na ferida" (L.1) tem sentido conotativo (figurado).
Julgue os seguintes itens, relativos aos sentidos e às estruturas lingüísticas do texto acima.
O último período do texto pode ser reescrito, com coerência e correção gramatical, da seguinte forma: Essa população, que, por motivos ainda não conhecidos, migrou em direção ao norte, passou pelo Oriente Médio, povoou a Europa e a Ásia e, posteriormente, migrou dessa região para a América e para as demais partes do planeta.
Considerando as idéias e aspectos lingüísticos do texto acima, julgue os itens a seguir.
Mantêm-se a correção gramatical e a coerência textual com a seguinte reescrita do primeiro período sintático do texto: É altamente distorcido o discurso que procura limitar a atuação dos movimentos de defesa dos direitos humanos à questão policial.
Língua Portuguesa - Semântica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Também leio gestos, detalhes de olhares, cochichos;". Com base nesse trecho, podemos concluir que o autor dá ao termo "leitura" um sentido que o aproxima de:
decodificação de signos
compreensão textual
análise lingüística
interpretação da realidade.
avaliação textual.
Língua Portuguesa - Semântica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Analise a correlação entre os enunciados e as relações semânticas neles presentes
Estão corretas
1, 2, 3 e 4
2 e 3, apenas
1 e 2, apenas.
3 e 4, apenas
2, 3 e 4, apenas.
Língua Portuguesa - Semântica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
1, 2, 3 e 4.
2 e 4, apenas
1, 3 e 4, apenas.
1 e 2, apenas.
1, 2 e 4, apenas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...