Lista completa de Questões sobre Sentido e significado da(s) palavra(s) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com relação aos sentidos e às estruturas lingüísticas do texto acima, que apresenta trecho de entrevista, concedida pelo médico do trabalho e psiquiatra francês Christophe Dejours, julgue os itens que se seguem.
Altera-se o sentido original do texto caso o adjetivo sozinha (l .19) seja deslocado para imediatamente após o substantivo pessoa (l .18): Uma pessoa sozinha que decide atravessar o oceano Atlântico em um barco (...).Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com base nas idéias e nos aspectos morfossintáticos do texto, julgue os itens seguintes.
Nas expressões poder calorífico e poder de absorção, ambas na linha 5, o termo poder poderia ser substituído, sem prejuízo do sentido do texto, pela palavra efeito.Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A respeito das estruturas lingüísticas do texto de Vieira, julgue os itens subseqüentes.
Em e esse não levantado no ar, senão fundado nas raízes do Evangelho (l.33-34), o articulador sintático senão, a exemplo do que ocorre nas linhas 3 e 19, tem sentido adversativo, equivalente, portanto, a mas.Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Tomando como referência o texto acima e suas evocações, julgue os itens a seguir.
Entre os múltiplos sentidos do verbo fazer, coincidem aquele expresso na última fala da cigarra e o contido nesta máxima do Marquês de Maricá: Os governos fracos fazem fortes os ambiciosos e insurgentes.Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Tomando como referência o texto acima e suas evocações, julgue os itens a seguir.
Para depreender as relações de sentido e o efeito de humor do quadrinho, o leitor necessita acionar o conhecimento prévio da fábula da cigarra e das formigas.Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Tomando como referência o texto acima e suas evocações, julgue os itens a seguir.
No segundo quadrinho, elementos como o tom do discurso, a escolha lexical e o arranjo sintático contribuem para caracterizar o nível da fala da cigarra como informal.Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A partir da compreensão e análise do texto acima e dos conceitos que cercam o gênero fábula, julgue os itens a seguir.
Na construção dessa fábula, foram acionados dois campos semânticos opostos, que, trazidos para a época atual, representam o trabalho e o ócio. Ao primeiro correspondem os termos e as expressões: trabalhavam (l.1), secar o grão úmido (l.2), rindo (l.6); ao segundo, correspondem: faminta (l.2), cantava (l.5), alegrando o mundo com minha melodia (l.5-6).Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com referência aos sentidos e às estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
No texto, estabelece-se equivalência semântica entre as expressões poder discricionário e abuso de autoridade.Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Em relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
O termo emanado (l.6) é empregado, no texto, com o sentido de exercido, realizado, posto em prática.Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Em relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
Pelos sentidos do texto, no segundo, no terceiro e no quarto períodos, identifica-se sujeito implícito idêntico, ou seja, o antecedente O Governo (l.1).{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...