Lista completa de Questões sobre Sentido e significado da(s) palavra(s) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Quanto ao texto, julgue os itens seguintes.
A palavra cerne (l.7) está sendo empregada em sentido figurado, com o significado de a parte essencial, o âmago.Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura (FAPEC) - 2006
Na linguagem escrita, o interlocutor pode estar ausente e não há como interromper para esclarecimentos; assim, o texto escrito deve ser independente quanto à clareza, à quantidade de informações e, principalmente, quanto aos procedimentos da argumentação. A partir dessa informação, é incorreto afirmar que, no trecho
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura (FAPEC) - 2006
No poema,
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com base no texto ao lado, julgue os itens subseqüentes.
No texto, os adjetivos pífios (l.9), sustentáveis (l.19), preservadores (l.28) e racional (l.30) significam, respectivamente, reles, realizáveis, conservadores, ponderado.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens de 1 a 9 quanto às idéias, às estruturas e à tipologia do texto acima.
Em já que eles são digeridos mais lentamente (l.39-40), o trecho sublinhado tem o mesmo sentido de embora eles sejam.Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) - 2006
Na troca do travessão em Irritado com o tremendo erro não encontrou absolutamente nada para roubar , (...) por outra construção textual em que se mantenha o sentido original, temos:
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) - 2006
Analise as frases arroladas a seguir e as situações nelas expressas, respeitando o contexto em que se apresentam. A seguir, marque a alternativa cujos vocábulos apresentados expressam, pela ordem, as idéias presentes nas frases.
I Da ativa, Motinha! Sai dessa... (Texto I) II Receber por quê? (Texto II) III Vê se fecha essa porta, ô desgraçado! (Texto III) IV Romeu, há quanto tempo! (Texto IV)Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com referência às idéias e às estruturas do texto III, julgue os itens seguintes.
Na linha 3, a palavra categórico está sendo usada no sentido de taxativo.Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com referência às idéias e às estruturas do texto I, julgue os itens a seguir.
O sentido de derradeiro (l.41) se opõe ao de primeiro e ao de inicial.Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com relação aos sentidos e a aspectos morfossintáticos do texto acima, julgue os próximos itens.
No trecho é a que a considera (l.15), as duas formas pronominais a equivalem semanticamente a definição e democracia, respectivamente.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...