Questões sobre Sentido e significado da(s) palavra(s)

Lista completa de Questões sobre Sentido e significado da(s) palavra(s) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quanto ao texto, julgue os itens seguintes.

A palavra “cerne” (l.7) está sendo empregada em sentido figurado, com o significado de a parte essencial, o âmago.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na linguagem escrita, o interlocutor pode estar ausente e não há como interromper para esclarecimentos; assim, o texto escrito deve ser independente quanto à clareza, à quantidade de informações e, principalmente, quanto aos procedimentos da argumentação. A partir dessa informação, é incorreto afirmar que, no trecho

  • A. “Pode-se esperar um futuro brilhante para o nosso país. Ele pode considerar-se privilegiado em relação aos outros países do mundo: aqui não há preconceito racial, não temos problemas de catástrofes ou diferenças de idioma; o povo é ordeiro e pacífico.”, ocorrem generalizações inconsistentes.
  • B. “Quando se fala em liberdade de expressão, é preciso tomar cuidado, porque liberdade é uma coisa e libertinagem é outra. Se não houver nenhum tipo de censura, estabelece-se a anarquia e a baderna.”, o esquema argumentativo está falho, pois não foi demarcado limite quanto à análise de palavras de noções confusas.
  • C. “A educação pode ser considerada de muitos pontos de vista: o do Estado, o da Igreja, o do mestre-escola, o dos pais ou mesmo (embora seja geralmente esquecido) o da própria criança. Cada qual destes pontos de vista é parcial; cada um concorre com alguma coisa para o ideal da educação, porém também aduz elementos maus. Examinemo-los sucessivamente e vejamos o que dizer contra e a favor deles.” (Bertrand Russell) – o autor restringe a significação do vocábulo educação e pormenoriza os vários pontos de vista a partir dos quais ela pode ser considerada.
  • D. “Os países latino-americanos são diferentes em tudo: nos hábitos, nos costumes, na concepção de vida, nos valores, etc.”, ocorreu o uso de noções totalizadoras comprometendo a forca argumentativa, demonstrando falta de visão analítica.
  • E. “Não se deve negar ao cidadão o direito de protestar: isso já é comunismo.”, houve defeito argumentativo quanto ao mau emprego do vocabulário.

No poema,

  • A. o poeta refere-se à produção escrita partindo de uma generalização.
  • B. a palavra que representa o texto escrito é papel, pois há estreita contigüidade de sentido entre ambos.
  • C. os adjetivos que se referem, diretamente, à poesia são: oculto / ambíguo / ultrasentido / inframistério.
  • D. considerando o título, esse texto, por ser profundo, não deve ser lido de forma irônica. A expressão “ironia estéril” comprova isso.
  • E. há um jogo de contrários. Somente a expressão “suprasumos da quintessência” conduz o leitor a sintetizar essa contradição implícita.

Com base no texto ao lado, julgue os itens subseqüentes.

No texto, os adjetivos “pífios” (l.9), ‘sustentáveis’ (l.19), “preservadores” (l.28) e “racional” (l.30) significam, respectivamente, reles, realizáveis, conservadores, ponderado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 1 a 9 quanto às idéias, às estruturas e à tipologia do texto acima.

Em “já que eles são digeridos mais lentamente” (l.39-40), o trecho sublinhado tem o mesmo sentido de embora eles sejam.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na troca do travessão em “Irritado com o tremendo erro – não encontrou absolutamente nada para roubar –, (...)” por outra construção textual em que se mantenha o sentido original, temos:

  • A. “Irritado com o tremendo erro, visto não ter encontrado nada para roubar, (...)”
  • B. “Irritado com o tremendo erro, não obstante não ter encontrado nada para roubar, (...)”
  • C. “Irritado com o tremendo erro, sobretudo por não ter encontrado nada para roubar, (...)”
  • D. “Irritado com o tremendo erro, contudo não encontrou nada para roubar, (...)”
  • E. “Irritado com o tremendo erro, à medida que não encontrava nada para roubar, (...)”

Analise as frases arroladas a seguir e as situações nelas expressas, respeitando o contexto em que se apresentam. A seguir, marque a alternativa cujos vocábulos apresentados expressam, pela ordem, as idéias presentes nas frases.

I – Da ativa, Motinha! Sai dessa... (Texto I)

II – Receber por quê? (Texto II)

III – Vê se fecha essa porta, ô desgraçado! (Texto III)

IV – Romeu, há quanto tempo! (Texto IV)

  • A. espanto, surpresa, advertência, alegria.
  • B. admiração, surpresa, zelo, alegria.
  • C. alívio, espanto, susto, surpresa.
  • D. espanto, zelo, advertência, surpresa.
  • E. medo, deboche, zelo, espanto.

Com referência às idéias e às estruturas do texto III, julgue os itens seguintes.

Na linha 3, a palavra “categórico” está sendo usada no sentido de taxativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência às idéias e às estruturas do texto I, julgue os itens a seguir.

O sentido de “derradeiro” (l.41) se opõe ao de primeiro e ao de inicial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos sentidos e a aspectos morfossintáticos do texto acima, julgue os próximos itens.

No trecho “é a que a considera” (l.15), as duas formas pronominais “a” equivalem semanticamente a definição e democracia, respectivamente.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...