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Considerando o sentido e as estruturas morfossintáticas do texto, julgue os itens subseqüentes.
No primeiro período do texto, a sintaxe das orações propicia a compreensão de que os pronomes seu e suas referem-se, respectivamente, a mercado de trabalho e ensino profissional.A respeito das estruturas lingüísticas do texto de Vieira, julgue os itens subseqüentes.
Em Se o lavrador semeara primeiro trigo (l.5-6), a substituição da forma verbal presente na oração pela forma semeou preserva o sentido e a correção gramatical do trecho.A respeito das estruturas lingüísticas do texto de Vieira, julgue os itens subseqüentes.
Preservam-se a correção gramatical e o sentido geral do texto, caso o período Serem tudo frutos, não pode ser; porque não há frutos sem árvore (l.29-30) seja assim reescrito: Não podem ser tudo frutos, conquanto não há frutos sem árvore.No que diz respeito à organização lingüística do texto, julgue os seguintes itens. A construção sintática do texto privilegiou a composição por coordenação, com predomínio de períodos com o máximo de duas orações. No plano da progressividade das idéias, utilizam-se recursos coesivos como a repetição de palavras e a anáfora pronominal.
Tomando como referência o texto acima e suas evocações, julgue os itens a seguir.
Porquanto os versos que canta a cigarra se revestem de ironia (tropo que consiste em exprimir, intencionalmente, o contrário do que se pensa), predominam na quadra as funções fática e metalingüística.Julgue os seguintes itens, a respeito da oração E o faz (início do terceiro parágrafo) e dos processos de coesão correlatos.
Analisada sintático-semanticamente, a oração apresenta: um sujeito subentendido, que é Cairu; um predicado verbal com verbo transitivo direto; e um objeto direto, que é o pronome o, que retoma o sentido de O discurso cairuense (l.1).Com referência às idéias e às estruturas do texto III, julgue os itens seguintes.
A correção gramatical e as idéias do texto seriam mantidas caso se substituísse a palavra Porque (l.9) pela expressão Por que.Assinale a opção cujo esquema corresponde à organização das relações sintáticas do trecho retirado do texto VI.
Os próximos itens apresentam fragmentos adaptados de textos diversos. Julgue-os quanto à correção gramatical, de acordo com as normas da linguagem padrão. O aparelho disciplinar perfeito poderia capacitar um único olhar para tudo ver permanentemente. Um ponto central seria, ao mesmo tempo, fonte de luz que iluminasse todas as coisas e lugar de convergência para tudo o que deve ser sabido: olho perfeito a que nada escapa e centro em direção ao qual todos os olhares convergem.
Com relação ao texto II, julgue os itens subseqüentes.
As formas verbais Foram (l.24) e provocaram (l.26) podem ser substituídas por foi e provocou, respectivamente, sem prejuízos para o sentido ou para a correção gramatical do texto.{TITLE}
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