Questões sobre Sintaxe

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Julgue os itens subsequentes, relativos ao texto acima.

Mantêm-se a correção gramatical do período e suas informações originais ao se substituir “intrincados” (l.6) por complicados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos às ideias e a aspectos linguísticos do texto ao lado, de Adriano C. F. Amorim.

Sem prejuízo da correção gramatical do texto e do seu sentido original, o termo “decerto” (l.11) poderia ser substituído pelo vocábulo porventura.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Julgue os próximos itens, relativos ao texto acima.

A substituição da expressão “credo religioso” (l.3) pela palavra religião mantém a correção gramatical do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Julgue os próximos itens, relativos ao texto acima.

A correção gramatical e as ideias originais do texto seriam preservadas caso a palavra “Robustecer” (l.1) fosse substituída por Fortalecer.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Cada um dos itens a seguir apresenta uma proposta de reescrita de trecho do texto, devendo ser julgado certo se, além de gramaticalmente correto, mantiver o sentido original do texto, ou errado, em caso contrário.

“não se criaram (...) profissionais liberais.” (l.39-41): não foram criadas universidades, e, sim, escolas autônomas para a formação de profissionais liberais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue a classificação das funções sintáticas desempenhadas pelas palavras destacadas e assinale a alternativa correta.

  • A. “... as respostas que encontram são mais loucas ainda.” (6º§) – sujeito
  • B. “... esqueça as galáxias e me explica a existência...” (10º§) – complemento verbal
  • C. “É impossível imaginar um tempo em que nada existia.” (5º§) – complemento nominal
  • D. “Não consigo impedir que certas perguntas me perturbem.” (7º§) – complemento nominal
  • E. “... alguém é capaz de dizer por que existe o mundo em vez de nada?” (5º§) – complemento verbal

Em qual alternativa a palavra destacada exerce função sintática diferente das demais nos fragmentos?

  • A. “... falo do cara que ouve vozes...” (2º§)
  • B. “... pensei que é melhor ser louco...” (1º§)
  • C. “... e acredita que o porteiro do prédio sequestra meninas,...” (2º§)
  • D. “... nem supunha que tal pensamento me ocorresse um dia,...” (1º§)
  • E. “Pode alguém achar que a mente humana é capaz de explicar um troço como esse,...” (9º§)

Julgue os itens seguintes, relativos ao texto acima apresentado.

Não haveria prejuízo para o sentido original nem para a correção gramatical do texto caso se inserisse quando ou se for imediatamente antes de “executada” (l.17).

  • C. Certo
  • E. Errado

Os trechos a seguir constituem um texto adaptado do Editorial da Folha de S. Paulo de 11/6/2013. Assinale a opção que foi transcrita de forma gramaticalmente correta.

  • A. Terminou o prazo final para que todos os municípios brasileiros se adaptassem as exigências da Lei da Transparência, aprovada em 2009. Boa parte das prefeituras, porém, mostrou-se incapaz de fazer os ajustes necessários para cumprir essa bem-vinda norma de gestão pública.
  • B. A lei obriga União, Estados, Distrito Federal e municípios à publicar na internet, em tempo real, seu fluxo de receitas e despesas. O descumprimento da regra sujeita à administração ao congelamento de repasses federais e estaduais.
  • C. Ciente das dificuldades materiais envolvidas, o legislador fixou períodos razoáveis para a adaptação, de acordo com o tamanho da população. As 4.957 cidades com menos de 50 mil habitantes foram as mais beneficiadas — elas tiveram nada menos que quatro anos para criar a estrutura necessária.
  • D. Levantamento com 1.690 dessas cidades menores, revelou que 37% delas, descumpriram o prazo para adequação. Longe de ser residual, a porcentagem sugere, a necessidade de aprimorar a execução da lei pelas prefeituras e de incrementar o controle pelos orgãos responsáveis.
  • E. Sem fiscalização permanente e responsabilização efetiva, além de recursos técnicos e financeiros adequados, à transparência — fundamental para a fiscalização do poder público — não se tornarão prática rotineira no país.

Mantêm-se o sentido e a correção gramatical do texto ao se substituir

  • A.

    “que experimento ao dizer” (l. 3-4) por: experimentado quando digo.

  • B.

    “enquadrei a situação como um ganho e, na outra, como uma perda” (l. 5-6) por: considerei a situação um ganho e, a outra, uma perda.

  • C.

    “que são percebidas por nós como favoráveis e seguras” (l.7-8) por: onde julgamos favoráveis e cautelosas.

  • D.

    “tentamos evitá-las ou diminuí-las” (l.14) por: buscamos evitar ou diminuir implicações sérias.

  • E.

    “que utilizei uma linha de crédito” (l.1-2) por: que foi utilizado por mim uma linha de crédito.

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