Lista completa de Questões sobre Sintaxe para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Cada um dos itens de 9 a 13 apresenta uma proposta de reescrita de trecho do texto, indicado entre aspas, que deve ser julgada certa se estiver gramaticalmente correta e mantiver o sentido do texto, ou errada, em caso contrário.
Esse cálculo (...) e a pesca excessiva (l.16-20): Conforme danificamos o meio ambiente com ações como a alta emissão de carbono na atmosfera e o consumo de água e a pesca excessivos, amplia-se a nossa capacidade para mensurar esses danos.As questões 5 e 6 tomam por base o seguinte texto.
Na organização das relações de coesão e coerência no texto, a expressão
caminho escolhido pelo Brasil(ℓ.9) retoma a ideia de tributação do ingresso de recursos (ℓ.8 e 9).
"fluxo exagerado de investimentos estrangeiros" (l.5 e 6) retoma a ideia de "bolhas financeiras" (l.4 e 5).
"acoes de carater mais estrutural"(l.17 e 18) retoma a ideia de "bolhas financeiras"(l.4 e 5).
"controles cambiais"(l.21) retoma a ideia de "acoes de carater mais estrutural"(l.17 e 18).
esse crescimento de capital(ℓ.22 e 23) retoma a ideia de aplicações de renda fi xa(ℓ.11 e 12).
Analise os seguintes trechos transcritos e adaptados do Correio Braziliense, de 21 de outubro de 2010, quanto à correção gramatical.
Na transcrição, manteve-se o respeito à correção gramatical e à coerência textual apenas em
I
I e II
II
II e III
III
Considere o texto a seguir para responder às questões de nos 11 a 13
Considere as afirmações abaixo acerca de alguns aspectos morfossintáticos desenvolvidos no texto.
I–O adjetivo "invisível" é substantivado na expressão "outros invisíveis" (l. 30) e em "os invisíveis" (l. 33).
II–Na segunda frase do texto, a palavra "povo" (l. 3-5) aparece em três ocorrências, exercendo funções sintáticas distintas em cada uma dessas ocorrências.
III–No último parágrafo, o pronome oblíquo "nos" completa "rodeiam" (l. 30) e "comove" (l. 32), funcionando como objeto direto, entretanto se referindo a pessoas diferentes.
É correto APENAS o que se afirma em
I.
II.
III.
I e II.
I e III.
A circunstância expressa pelos termos em destaque está corretamente indicada em
"algo para ser visto pela janelinha do carro," (L. 10-11) - lugar
"...esparramada sobre a calçada," (L. 11)- concessão.
"...pingando esmolas em mãos rotas." (L. 18) - modo.
"Com o tempo, a miséria conquistou os tubos de imagem dos aparelhos de TV." (L. 20-21) - consequência.
"Embora violenta, a miséria ainda nos excluía." (L. 29) - condição.
Língua Portuguesa - Sintaxe - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2010
Leia o texto para responder às questões de números 01 a 10.
Assinale a alternativa que preenche adequadamente e de acordo com a norma culta a lacuna da frase: Quando um candidato________________ trêmulo eu lhe faria a pergunta mais deliciosa de todas.
entrasse
entraria
entrava
entrar
entrou
Língua Portuguesa - Sintaxe - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2010
Leia o texto para responder às questões de números 01 a 10.
Assinale a alternativa que apresenta a mesma estrutura sintática do trecho – Dizer esse entra, esse não entra é uma responsabilidade dolorida...
Manter posições, disse o general aos seus comandados.
Ter dito não sei tudo foi o ponto alto da entrevista.
Disse o secretário que dez cidades estão em alerta contra a dengue.
Projeto de lei da pesca é aprovado e causa polêmica em MS.
Diz a Light que, após um dia, a luz foi restabelecida na zona sul.
No que se refere aos aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens seguintes.
No trecho sendo que a maioria não sabia que acreditasse (l.10), a substituição de sendo que por se bem que manteria a correção gramatical e o sentido do texto.Língua Portuguesa - Sintaxe - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2010
Leia o texto para responder às questões de números 01 a 10.
As palavras que, no 3.º parágrafo, retomam o termo os candidatos, são:
eles, outros, próprios.
eles, isso, próprios.
aquilo, eles, seus.
eles, lhes, sua.
aquilo, isso, próprios.
Em relação às ideias e a aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens a seguir.
No trecho antes de chegar à vida (l.15), a substituição de à por em manteria a correção gramatical e o sentido original do texto.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...