Questões sobre Sintaxe

Lista completa de Questões sobre Sintaxe para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a opção que, ao substituir elemento destacado no texto, acarreta erro gramatical.

  • A. “vem tomando” (l.2) > tem tomado
  • B. “vinham divulgando”(l.9) > tem divulgado
  • C. “permitirá identificar” (l.13) > vai permitir que se identifiquem
  • D. “prejudicando com isso” (l.19) > o que tem prejudicado
  • E. “Contribuindo” (l.21) > Ao contribuir

Considerando a relação entre as ideias e as estruturas linguísticas do texto, julgue os itens a seguir.

O primeiro período do texto é formado por duas orações que expressam, respectivamente, ideia de concessão e ideia de consequência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos ao texto apresentado.

O texto apresenta problemas de concordância verbal, regência verbal e pontuação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens quanto a aspectos gramaticais do texto.

A questão gramatical envolvida no exemplo de F. Pessoa “Se calhar, tudo é símbolos” (l.24) é a alteração na ordem da oração condicional, a qual deveria aparecer após a oração principal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens quanto a aspectos gramaticais do texto.

Caso a oração “não é boa porque todo mundo diz” (l.8-9) estivesse sem a oração adversativa que a sucede, seria ambígua e receberia as seguintes interpretações: A frase não é adequada, porque todo mundo a usa e A frase não é adequada, apesar de ser usada por muitos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O texto a seguir foi transcrito com erros. Assinale o único trecho que atende plenamente às prescrições gramaticais.

  • A. Constroe-se o espaço social de tal modo que os agentes ou grupos são aí distribuídos em razão de sua posição nas distribuições estatísticas de acordo com os dois princípios de diferenciação que, em sociedades mais desenvolvidas, são sem dúvida, os mais e eficientes: o capital econômico e o capital cultural.
  • B. Na dimensão mais importante, os detentores de um grande volume de capital global, como empresários, membros de profissões liberais e professores universitários, opõe-se globalmente aqueles menos providos de capital econômico e de capital cultural, como os operários não qualificados.
  • C. Na perspectiva em que se considere o peso relativo do capital econômico e do capital cultural no patrimonio dos agentes sociais, os professores – relativamente mais ricos em capital cultural que em capital econômico –, estão em oposição, nitidamente, aos empresários – relativamente mais ricos em capital econômico que em capital cultural.
  • D. O espaço de posições sociais traduz-se em um espaço de tomada de posição, pela intermediação do espaço de disposições. Em outras palavras, ao sistema de separações diferenciais que de nem as posições nos dois sistemas principais do espaço social corresponde um sistema de separações diferenciais nas propriedades dos agentes sociais.
  • E. À cada classe de posições correspondem uma classe habitus (ou de gostos) produzidos pelos condicionamentos sociais e, pela intermediação desses habitus, um conjunto sistemático de bens e de propriedades, vinculadas entre si por uma afinidade de estilo.

Julgue os itens de 73 a 78, considerando aspectos textuais, semânticos e morfossintáticos do texto.

No segundo período do texto, a inserção de uma vírgula após “Chomsky” resulta em uma estrutura sintática não autorizada pela prescrição gramatical.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os trechos a seguir compõem, sequencialmente, um texto adaptado do Editorial do Correio Braziliense de 17/01/2010.

Assinale a opção que está gramaticalmente correta.

  • A. O trágico terremoto no Haiti colocou o país numa situação crítica: com a dissolução do poder político e a destruição generalizada da infraestrutura, aquela sofrida nação do Caribe vê na ajuda externa o único caminho para encontrar, talvez, alguma luz no fim do túnel.
  • B. Na prática, o Haiti perderá, mesmo que momentaneamente sua autonomia. Ainda que mantenham à independência formal, a realidade se impõe: o país que havia até antes do desastre hoje não existe mais.
  • C. O Haiti foi precursor na luta das nações americanas pela independência. Mas a energia cívica que ergueu a nação haitiana acabou sendo insuficiente para construir instituições democráticas, ou ao menos um Estado que cuidasse de organizar e incluir socialmente à população.
  • D. Ao contrário, formou-se ali uma elite política individualista e brutal, que conduziram o país a um enredo de horrores no qual, o abalo sísmico veio como epílogo cruel.O terremoto foi terrível, mas atingiu uma nação que já vinha num beco sem saída.
  • E. Não se notava ali o mínimo consenso político para ao menos começar a atacar o nó central: promover algum tipo de desenvolvimento econômico, oferecerem alguma perspectiva de progresso para os cidadãos. A intervenção das forças de paz da ONU é um sucesso, em termos militares, mas sem o cultivo de oportunidades econômicas reais a missão corre risco.

Assinale a opção que indica onde o texto foi transcrito com erro gramatical.

  • A. (1)
  • B. (2)
  • C. (3)
  • D. (4)
  • E. (5)

Marque o trecho que, mantendo-se a coerência e a correção gramatical, pode dar continuidade ao texto abaixo.

  • A. Assim, são excluídos da nova ordem-desordem mundial e, em alguns casos, entregues à própria miséria ou incorporados ao mercado de forma subalterna.
  • B. Isso gera, contudo, a exclusão desses países das transações comerciais globais, o que impede que se desenvolvam, produzam mais riqueza e superem o processo de exclusão.
  • C. Portanto, esses países são os mais requisitados pelos países ricos no momento de se  rmarem pactos que envolvam grandes investimentos em tecnologia.
  • D. Para isso, esses países passam a exigir novos acordos comerciais, de forma a assegurarem o seu desenvolvimento industrial e não serem excluídos do mercado internacional.
  • E. Mas essa situação ainda não é suficiente para que escapem do processo de exclusão a que são submetidos pelos países ricos dos quais, anteriormente, eram dependentes.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...