Lista completa de Questões sobre Sintaxe para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tratando-se das funções sintáticas dos termos destacados do texto, pode-se afirmar que
"O dono da fábrica..." -(L. 2-3) - objeto direto.
"...ter de aumentar o preço." (L. 7-8) - sujeito.
"Você está ficando doido?" (L. 10-11) - adjunto adverbial de modo.
"...e agora quer receber três." - (L. 13) - adjunto adverbial de lugar.
"eu não pago a ele." (L. 22) - objeto indireto.
Julgue os itens seguintes, referentes aos sentidos e a aspectos linguísticos do texto acima.
Na linha 5, a substituição de foram anunciados por foi anunciado manteria a correção gramatical do texto.
A alternativa em que as alterações da redação NÃO implicaram erro de concordância é
"[...] o Brasil vai de fato distinguir-se por tornar variáveis as categorias invariáveis." (linhas 42-43) [...] o Brasil vai de fato distinguir-se por tornar variável as categorias invariáveis.
"[...] merece pelo menos menção honrosa o fato de que dizer 'este ano', 'esta semana' está ficando a cada dia mais incomum." (linhas 66 a 68) [...] merecem pelo menos menção honrosa as constatações de que dizer 'este ano', 'esta semana' estão ficando cada vez mais incomum.
"Pode haver alguns marginais que ainda recorrem a ele [...]" (linha 59) Podem haver alguns marginais que ainda recorrem a ele [...]
Julgue os itens seguintes, referentes aos sentidos e a aspectos linguísticos do texto acima.
No trecho Não houve sinalização de plano de combate ao tráfico de armas, ponto central nessa discussão (l.20-21), a substituição de sinalização por sinais manteria a correção gramatical da oração.Leia o texto abaixo para responder às questões de 6 a 10.
Ainda quanto aos aspectos linguísticos do texto, assinale a opção correta.
As expressões "A partir de" (linha 15) e "antes mesmo" (linha 17) têm valor temporal.
Não acarretaria erro gramatical a retirada dos parênteses empregados nas linhas 10 e 11.
Nas linhas 15 e 16, as expressões "critérios mínimos" e "descrição e identificação" complementam o sentido da palavra "seleção".
Na linha 20, caso a expressão "nome melhor" fosse alterada para o plural, a forma verbal "haveria" deveria ser substituída por haveriam.
A respeito das ideias expressas no texto acima e de suas estruturas linguísticas, julgue os itens a seguir.
A organização textual admite a substituição do substantivo clivagens (l.9) por oposições, sem se prejudicar a correção das estruturas gramaticais.
Em relação ao texto, assinale a opção correta.
O emprego de vírgulas após justas e equilibradas( ℓ.1) justifica-se por isolar aposto.
A substituição do sinal de ponto e vírgula por vírgula após transparente(ℓ.5) prejudica a correção gramatical do período.
O termo Assim(ℓ.14) confere ao período a noção de conclusão.
O sinal indicativo de crase em à política e à polícia(ℓ.10) justifica-se pelo verbo substituir(ℓ.9), que exige que seu complemento seja regido pela preposição a.
O termo porque(ℓ.17) confere ao período a noção de condição.
Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto.
Os trechos abaixo compõem um texto de José Carlos Moutinho. Disponível em http://www. correiocidadania.com.br/content/view/5162/9/ (acesso em 27/10/2010). Assinale a opção em que o fragmento foi transcrito de forma gramaticalmente correta.
A história da Internet demonstra que esta surgiu primeiramente nos meios militares norteamericanos, no auge da Guerra Fria, tendo sido então extendida para os meios acadêmicos. Desde os seus primórdios (Arpanet), a Internet visa à processamento e transmissão de grande quantidade de informações e dados, para a formação de conhecimento.
A Internet, a partir de 1994, ganhou diversidade tecnológica, agilidade e interface, e esses fatores facilitam a operacionalidade do internauta no acesso à informação. Como resultado de anos de trabalho de armazenamento de dados, a Internet constituiu um imenso banco de dados disponível a todo cidadão.
A Internet (pela sua diversidade, rapidez, interatividade e instantaneidade) contribue muito para a socialização do conhecimento. No entanto, a grande rede tem sucitado diversos debates sobre sua capacidade de contribuir para a formação do pensamento, conhecimento e inteligência.
A Internet, entre outros meios digitais favorece muito para o acesso a informação e ao conhecimento do leitor digital. Mas isso tudo é apenas um passo para a pessoa adquirir outra faculdade em direção ao sucesso na vida e ajudar o próximo: a inteligência, a faculdade de entender, pensar, raciocinar e interpretar.
Esse é o desafio que está ocupando especialistas em Educação no Brasil, ou seja fazer com que o brasileiro deixe de ser analfabeto funcional a pessoa que lê textos, mas não consegue entende-los e interpreta-los.
Assinale a opção que preenche de forma coesa, coerente e gramaticalmente correta o trecho a seguir.
Em primeiro lugar, se é certo que as mercadorias e os capitais o dinheiro passaram a circular quase livremente pelo espaço mundial, o mesmo não se pode dizer dos trabalhadores das pessoas. Ao contrário, as pressões contra imigrantes nos países centrais nunca deixaram de existir, desde a I Guerra, e são cada vez maiores.
Sob esse prisma, o mercado e não mais a força direta do Estado passaria a ser o fundamento da coesão e da harmonia social. Ao Estado caberia simplesmente garantir o funcionamento do mercado.
Quanto ao liberalismo no capitalismo contemporâneo, é verdade que a crise da social-democracia, ou do keynesianismo, na década de 1970, levou à desconstrução de um conjunto de mecanismos que, desde a II Guerra, garantiram uma presença forte do Estado na economia.
De outro lado, mesmo antes da Era Bush, as intervenções militares do Estado foram um suporte fundamental para os lucros dos grandes capitalistas. Quando, por exemplo, o exército estadunidense avança sobre o Oriente Médio por conta dos lucros do petróleo.
E, além disso, grandes especuladores ganham muito dinheiro nas bolsas fazendo negócio com ações de empresas do complexo industrial-militar, as fabricantes de aviões, tanques e bombas , isso não deixa de ser uma profunda conexão entre o Estado e a economia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...