Questões sobre Sintaxe

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Tratando-se das funções sintáticas dos termos destacados do texto, pode-se afirmar que

  • A.

    "O dono da fábrica..." -(L. 2-3) - objeto direto.

  • B.

    "...ter de aumentar o preço." (L. 7-8) - sujeito.

  • C.

    "Você está ficando doido?" (L. 10-11) - adjunto adverbial de modo.

  • D.

    "...e agora quer receber três." - (L. 13) - adjunto adverbial de lugar.

  • E.

    "eu não pago a ele." (L. 22) - objeto indireto.

Julgue os itens seguintes, referentes aos sentidos e a aspectos linguísticos do texto acima.

Na linha 5, a substituição de “foram anunciados” por foi anunciado manteria a correção gramatical do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

A alternativa em que as alterações da redação NÃO implicaram erro de concordância é

  • A. "Haverá de ser mais um passo para a nossa crescente integração [...]." (linhas 21-22) Haverão de ser mais passos para a nossa crescente integração [...]
  • B.

    "[...] o Brasil vai de fato distinguir-se por tornar variáveis as categorias invariáveis." (linhas 42-43) [...] o Brasil vai de fato distinguir-se por tornar variável as categorias invariáveis.

  • C.

    "[...] merece pelo menos menção honrosa o fato de que dizer 'este ano', 'esta semana' está ficando a cada dia mais incomum." (linhas 66 a 68) [...] merecem pelo menos menção honrosa as constatações de que dizer 'este ano', 'esta semana' estão ficando cada vez mais incomum.

  • D.

    "Pode haver alguns marginais que ainda recorrem a ele [...]" (linha 59) Podem haver alguns marginais que ainda recorrem a ele [...]

Julgue os itens seguintes, referentes aos sentidos e a aspectos linguísticos do texto acima.

No trecho ‘Não houve sinalização de plano de combate ao tráfico de armas, ponto central nessa discussão’ (l.20-21), a substituição de ‘sinalização’ por sinais manteria a correção gramatical da oração.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia o texto abaixo para responder às questões de 6 a 10.

Ainda quanto aos aspectos linguísticos do texto, assinale a opção correta.

  • A.

    As expressões "A partir de" (linha 15) e "antes mesmo" (linha 17) têm valor temporal.

  • B.

    Não acarretaria erro gramatical a retirada dos parênteses empregados nas linhas 10 e 11.

  • C.

    Nas linhas 15 e 16, as expressões "critérios mínimos" e "descrição e identificação" complementam o sentido da palavra "seleção".

  • D.

    Na linha 20, caso a expressão "nome melhor" fosse alterada para o plural, a forma verbal "haveria" deveria ser substituída por haveriam.

 

A respeito das ideias expressas no texto acima e de suas estruturas linguísticas, julgue os itens a seguir.

A organização textual admite a substituição do substantivo “clivagens” (l.9) por oposições, sem se prejudicar a correção das estruturas gramaticais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao texto, assinale a opção correta.

  • A.

    O emprego de vírgulas após “justas” e “equilibradas”( ℓ.1) justifica-se por isolar aposto.

  • B.

    A substituição do sinal de ponto e vírgula por vírgula após “transparente”(ℓ.5) prejudica a correção gramatical do período.

  • C.

    O termo “Assim”(ℓ.14) confere ao período a noção de conclusão.

  • D.

    O sinal indicativo de crase em “à política e à polícia”(ℓ.10) justifica-se pelo verbo “substituir”(ℓ.9), que exige que seu complemento seja regido pela preposição a.

  • E.

    O termo “porque”(ℓ.17) confere ao período a noção de condição.

Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto.

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Os trechos abaixo compõem um texto de José Carlos Moutinho. Disponível em http://www. correiocidadania.com.br/content/view/5162/9/ (acesso em 27/10/2010). Assinale a opção em que o fragmento foi transcrito de forma gramaticalmente correta.

  • A.

    A história da Internet demonstra que esta surgiu primeiramente nos meios militares norteamericanos, no auge da Guerra Fria, tendo sido então extendida para os meios acadêmicos. Desde os seus primórdios (Arpanet), a Internet visa à processamento e transmissão de grande quantidade de informações e dados, para a formação de conhecimento.

  • B.

    A Internet, a partir de 1994, ganhou diversidade tecnológica, agilidade e interface, e esses fatores facilitam a operacionalidade do internauta no acesso à informação. Como resultado de anos de trabalho de armazenamento de dados, a Internet constituiu um imenso banco de dados disponível a todo cidadão.

  • C.

    A Internet (pela sua diversidade, rapidez, interatividade e instantaneidade) contribue muito para a socialização do conhecimento. No entanto, a grande rede tem sucitado diversos debates sobre sua capacidade de contribuir para a formação do pensamento, conhecimento e inteligência.

  • D.

    A Internet, entre outros meios digitais favorece muito para o acesso a informação e ao conhecimento do leitor digital. Mas isso tudo é apenas um passo para a pessoa adquirir outra faculdade em direção ao sucesso na vida e ajudar o próximo: a inteligência, a faculdade de entender, pensar, raciocinar e interpretar.

  • E.

    Esse é o desafio que está ocupando especialistas em Educação no Brasil, ou seja fazer com que o brasileiro deixe de ser analfabeto funcional – a pessoa que lê textos, mas não consegue entende-los e interpreta-los.

Assinale a opção que preenche de forma coesa, coerente e gramaticalmente correta o trecho a seguir.

  • A.

    Em primeiro lugar, se é certo que as mercadorias e os capitais – o dinheiro – passaram a circular quase livremente pelo espaço mundial, o mesmo não se pode dizer dos trabalhadores – das pessoas. Ao contrário, as pressões contra imigrantes nos países centrais nunca deixaram de existir, desde a I Guerra, e são cada vez maiores.

  • B.

    Sob esse prisma, o mercado – e não mais a força direta do Estado – passaria a ser o fundamento da coesão e da harmonia social. Ao Estado caberia simplesmente garantir o funcionamento do mercado.

  • C.

    Quanto ao liberalismo no capitalismo contemporâneo, é verdade que a crise da social-democracia, ou do “keynesianismo”, na década de 1970, levou à desconstrução de um conjunto de mecanismos que, desde a II Guerra, garantiram uma presença forte do Estado na economia.

  • D.

    De outro lado, mesmo antes da “Era Bush”, as intervenções militares do Estado foram um suporte fundamental para os lucros dos grandes capitalistas. Quando, por exemplo, o exército estadunidense avança sobre o Oriente Médio por conta dos lucros do petróleo.

  • E.

    E, além disso, grandes especuladores ganham muito dinheiro nas bolsas fazendo negócio com ações de empresas do complexo industrial-militar, as fabricantes de aviões, tanques e bombas –, isso não deixa de ser uma profunda conexão entre o Estado e a economia.

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