Questões sobre Sintaxe

Lista completa de Questões sobre Sintaxe para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia o texto abaixo e responda às questões propostas de 11 a 20.

No trecho "seria, em tese, necessária uma ação coordenada," (10º parágrafo) a concordância foi feita de forma correta. Das frases abaixo, está INCORRETA quanto à concordância, de acordo com as normas da língua culta, a seguinte:

  • A. Foi solicitado pelo Tribunal um novo teste para verificar-se a eficiência do sistema.
  • B.

    Ocorreram, simultaneamente, em dois pontos distintos do sistema, vários problemas que interferiram no resultado.

  • C.

    É indispensável, para a segurança do sistema, quatro ou cinco verificações em sequência.

  • D.

    Foi dada como irrelevante a violação de urna verificada há dois meses.

  • E.

    Aconteceram no pleito anterior alguns problemas que levaram à substituição de urnas.

O termo destacado no período “Elas não se conhecem, não interagem entre si, mas o objetivo é o mesmo: assistir ao filme.” (parágrafo 12) desempenha a seguinte função sintática:

  • A. sujeito.
  • B. objeto direto.
  • C. adjunto adverbial.
  • D. aposto.
  • E. complemento nominal.

Leia o texto abaixo para responder às questões de 7 a 11.

Assinale a opção em que o termo indicado não se refere à "cachaça".

  • A.

    "coquetel" (linha 5)

  • B.

    "produto de grife" (linha 4)

  • C.

    "coisa muito nobre" (linha 8)

  • D.

    "o destilado" (linha 15)

Leia o texto abaixo para responder às questões de 7 a 11.

Quanto aos aspectos lingüísticos do texto, assinale a opção correta.

  • A.

    As palavras "empresários", "Comércio" e "título" seguem a mesma regra de acentuação gráfica.

  • B.

    Na linha 8, os termos "nobre", "chique" e "elegante" referem-se à "caipirinha" (linha 6).

  • C.

    Na linha 15, a expressão "Para que" poderia ser corretamente substituída por A fim de que.

  • D.

    Na linha 6, os travessões que isolam o termo "a caipirinha" poderiam ser retirados sem causar prejuízo gramatical.

Leia o texto abaixo para responder às questões 1 a 4.

Quanto ao emprego das palavras no texto, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I – Caso a expressão "Diante desse quadro" (linha 6) fosse substituída por Dessa maneira, seria mantida a correção gramatical, mas seriam alterados os sentidos do texto.

II – Na linha 8, a expressão "considerando que" está empregada com o mesmo sentido de sendo assim.

III – No texto, as palavras "principalmente" (linha 5) e "somente" (linha 13) pertencem à mesma classe gramatical.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    0.

  • B.

    1.

  • C.

    2.

  • D.

    3.

Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto seguinte.

 

 

Estão plenamente adequadas a redação e a pontuação da seguinte frase:

  • A.

    A história do aproveitamento dos recursos hídricos, remonta, como se sabe, às antigas civilizações, da Ásia e da África.

  • B.

    Nesse texto a autora de forma suscinta, dá-nos um apanhado das primeiras providências humanas, no que diz respeito à técnicas de irrigação.

  • C.

    Também na hidráulica como em outros setores, os chineses primaram, pelo pioneirismo, inovando em técnicas de diferentes aplicações.

  • D.

    Quem quiser conhecer um pouco da nossa própria civilização, não fará mal em tomar ciência, do que fizeram povos antigos como os egípcios.

  • E.

    O crescimento populacional é, entre outros, um fator que leva à pesquisa e à inovação, sobretudo no campo da ciência aplicada.

Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto seguinte.

 

 

Está adequado o emprego do elemento sublinhado na frase:

  • A.

    As máquinas hidráulicas, em cujo desenvolvimento a autora fez menção, muito contribuíram para o aproveitamento dos recursos hídricos.

  • B.

    Sabe-se que o Tigre e o Eufrates, em cujas margens floresceu uma civilização, são rios de grande relevância histórica.

  • C.

    Nas margens do Nilo, aonde se assentou a base da civilização egípcia, cultivavam-se não apenas alimentos, como também o papiro.

  • D.

    Foi no final do século XIX, onde muito se desen- volveu o aproveitamento de recursos hídricos, que passou a prosperar a indústria da eletricidade.

  • E.

    A extensão artificial de terras alagáveis, recurso de cujo lançaram mão os povos antigos, foi uma medida eficaz para a agricultura egípcia.

Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto seguinte.

 

 

Está inteiramente clara e correta a redação da seguinte frase:

  • A.

    O apogeu das técnicas de controle e domínio da mecânica dos fluidos, acarretou no aperfeiçoamento da notável indústria da eletricidade.

  • B.

    Se se quiser compreender bem a história do aproveitamento hídrico, desde os antigos essa preocupação os levava a aperfeiçoamento técnico.

  • C.

    Para expandir as áreas agriculturáveis, os povos da antiguidade viram-se compelidos a dominar a hidráulica e a aprimorar técnicas de irrigação.

  • D.

    Muito embora tivessem uma sazonalidade bem definida, ainda assim os egípcios envidaram-se em práticas submersas de agricultura.

  • E.

    Nas regiões carentes de déficit hídrico estimularam-se práticas de cultivo, que demandavam alagar artifiialmente as terras para a agricultura.

Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto seguinte.

 

 

É também na China que o uso dos conversores hidráulicos se generaliza mais cedo e de forma persistente.

Sem prejuízo para a correção e a coerência da frase acima, pode-se substituir o segmento sublinhado por:

  • A.

    se propaga primeiro, e de modo contínuo.

  • B.

    se irradia antes, sem qualquer relutância.

  • C.

    se universaliza precocemente, com perseverança.

  • D.

    se democratiza logo, com regularidade.

  • E.

    se amplia desde logo, a despeito de intermitências.

Texto II, para responder às questões de 6 a 10.

Na passagem “O que se tem pensado até o momento é que o trabalho pedagógico desenvolvido neste segmento de ensino deva ser de cunho” (linhas de 9 a 11), cria-se ênfase com a utilização do “que”. Assinale a alternativa que apresenta o mesmo recurso sintático.

  • A.

    “uma modalidade de ensino cujo objetivo é permitir que pessoas adultas, que não tiveram” (linhas de 1 a 3).

  • B.

    “O que não se pode é pensar que só a alfabetização poderᔠ(linhas 13 e 14).

  • C.

    “Para uma pessoa adulta que retoma seus estudos, o desejo maior é” (linhas 16 e 17).

  • D.

    “mas com uma linguagem adulta e que vá ao encontro daquilo que esse público deseja” (linhas 25 e 26).

  • E.

    “o homem consegue compreender melhor a si mesmo e ao mundo em que vive” (linhas 28 e 29).

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...