Lista completa de Questões sobre Usos da Norma Padrão Culta para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Assinale a opção em que é apresentada proposta de reescrita gramaticalmente correta e de acordo com as ideias originais do trecho apesar de pertencer a uma família de classe média (l.2-3).
a despeito de pertencer a uma família de classe média
embora pertencia a uma família de classe média
todavia pertencer a uma família de classe média
conquanto pertencia a uma família de classe média
porquanto pertencesse a uma família de classe média
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Em cada uma das opções a seguir, é apresentado fragmento de texto adaptado do sítio www.pedagogiaemfoco.pro.br. Assinale a opção em que o trecho está gramaticalmente correto.
Quem é bom professor dialoga com os colegas e pede conselhos quando têm problemas com os alunos. Ser professor é aprender constantemente, com os alunos e com os colegas que, já viveram situações semelhantes.
O bom professor tem um conceito positivo de si mesmo e de seu trabalho, faz o que gosta, gosta do que faz e se sente realizado por que é professor. Sabe mostrar ao aluno a beleza e o poder das ideias.
O bom profissional do ensino busca as possibilidades de fazer boas coisas diante da adversidade, em vez de procurar as excelentes razões para se desculpar por não havê-la feito. Não se contamina pelo pessimismo dos outros, em vez disso, ele cria uma ilha de otimismo em torno de si.
Aquele que é bom professor tem sempre expectativas positivas a cerca de seus alunos. Já foi demonstrado que os alunos fracassam quando o professor acha que vão fracassar. Portanto, não é bom culpá-los pelo fracasso, pois só atrapalha.
O bom professor consegue que seus alunos participem ativamente da aula. Educação não pressupõe movimento de imposição da vontade de uns sobre os outros. Aprender é um processo ativo, durante o qual o aluno trabalha intelectualmente tanto quanto o professor.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Nas opções a seguir, são apresentados trechos adaptados do sítio http://www.todospelaeducacao.org.br/, que constituem, em seu conjunto, um texto. Assinale a opção em que o fragmento apresenta-se gramaticalmente correto.
Divididos de acordo com o nível de dificuldade de aprendizagem, os alunos participaram de jogos que exigiam cálculos matemáticos, como boliche, dados e argolas. Ao término de cada jogo, os alunos socializavam suas opiniões e registrava aquilo que havia achado mais fácil ou mais difícil no jogo, sempre justificando as respostas, explica Luciane.
Após proporcionar os alunos esse primeiro contato com os cálculos matemáticos, Luciane preparou uma segunda etapa composta por atividades em dupla, que os alunos tinham de trocar ideias sobre suas estratégias para resolver situaçõesproblema, também envolvendo os jogos.
No início foi difícil fazê-lo expressar a forma como pensavam, mas, no decorrer das aulas, foram ficando cada vez mais à vontade, conta. Por fim, a última etapa da sequência consistiu na elaboração, por parte dos alunos, de problemas envolvendo os jogos aprendidos. A ideia de Luciane garantiu a ela o Prêmio Educador Nota 10.
No início do ano letivo de 2012, um grande desafio esperava pela professora Luciane Fernandes na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Raimundinho, em Marabá, interior do Pará: entre os trinta e quatro alunos de uma turma de 4.º ano, trinta não dominava os conhecimentos matemáticos adequados a série.
Ao assumir a turma, Luciane elaborou uma avaliação diagnóstica para compreender o desnível de conhecimento entre os estudantes. Por meio de uma atividade que envolvia problemas, a professora conseguiu mapear três perfis de alunos e criou, a partir do uso de jogos, uma sequência didática para vencer as dificuldades apresentadas.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere à linguagem, à tipologia textual, às ideias e aos aspectos gramaticais do texto ao lado Teoria do Medalhão, de Machado de Assis , julgue os itens de 1 a 7.
A correção gramatical do texto seria mantida caso o trecho o meu desejo é que te faças grande (l.8-9) fosse reescrito da seguinte forma: o meu desejo é que sejas grande.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com base no texto acima e na norma gramatical, julgue os itens de 9 a 15.
A oração subordinada reduzida de gerúndio sendo o programa mais importante a linguagem (l.14-15) poderia ser corretamente reescrita na seguinte forma de oração com conector: onde o programa mais importante é a linguagem.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG) - 2013
Acerca das questões linguísticas que envolvem o texto II, marque a alternativa correta.
Por se tratar de um texto jornalístico, nele prevalece a linguagem conotativa ou figurada.
Há várias marcas da linguagem coloquial.
Apesar de marcada pelo cuidado com a norma padrão da língua portuguesa, a linguagem do texto é bastante informal.
A linguagem do texto exemplifica o uso da variante padrão da língua portuguesa.
As linguagens conotativa e denotativa são empregadas com a mesma frequência no texto.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com base no texto acima e na norma gramatical, julgue os itens de 9 a 15.
Mantendo-se a correção gramatical do texto, a oração que ficam gravados na memória (l.12) poderia ser substituída pela estrutura gravada na memória.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG) - 2013
Considerando a intenção do texto, apenas uma das alternativas a seguir poderia substituir a oração Aproveite a água de chuva sem comprometer a ideia original. Marque-a.
Economize a água de chuva.
Valorize a água fluvial.
Respeite a água de chuva.
Utilize a água de chuva.
Beba a água fluvial.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com base no texto acima e na norma gramatical, julgue os itens de 9 a 15.
Sem prejuízo da coesão textual, o trecho entre as linhas 5 e 8 poderia ser reescrito da seguinte forma: O hardware constitui-se dos elementos sólidos do aparelho, e o software, de entidades espirituais ― símbolos que formam os programas gravados.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Em relação ao texto acima, assinale a opção correta.
Mantêm-se as informações prestadas no texto caso o termo somente (l.7) seja deslocado para imediatamente depois de ultrapassou (l.7).
A substituição de do município (l.16) por municipal prejudicaria a correção gramatical e o sentido original do texto.
Prejudica-se a correção gramatical do período ao se substituir o travessão empregado na linha 5 por sinal de dois-pontos.
A forma verbal ultrapassou (l.7) está no singular porque concorda com pontuação (l.6).
Mantém-se a correção gramatical do período ao se substituir do em do que leem (l.15) por daquilo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...