Questões sobre Usos da Norma Padrão Culta

Lista completa de Questões sobre Usos da Norma Padrão Culta para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando os aspectos linguísticos do texto, assinale a opção correta.

  • A.

    Dado o seu caráter adverbial, a oração “Para chegar a uma explicação melhor” (l.14) poderia ser corretamente deslocada para logo após o trecho “precisamos resolver o que chamo de o paradoxo da democracia” (l.14-15).

  • B.

    No período “Para chegar a uma explicação melhor, precisamos resolver o que chamo de o paradoxo da democracia” (l.14-15), a palavra “o” desempenha a mesma função morfossintática em ambas as ocorrências.

  • C.

    No trecho “Em uma democracia, realizam-se eleições regulares e limpas” (l.4-5), a substituição da forma verbal “realizam-se” por ocorrem manteria o sentido e a correção gramatical do texto.

  • D.

    A interpretação da expressão “todo o mundo” (l.26-27), em “Para um número crescente de pessoas em todo o mundo”, é ambígua, assim como a da expressão todo mundo em Em todo mundo há esperança.

  • E.

    No segundo parágrafo, o trecho “diferentes formas, bem como diferentes níveis de democratização” constitui sujeito composto da locução verbal “Pode haver”, razão por que essa locução poderia ser flexionada no plural, da seguinte forma: Podem haver.

Considerando os aspectos linguísticos do texto, assinale a opção correta.

  • A.

    Nas linhas 11 e 12, os verbos “retroagir”, “prejudicar” e “ferir” estão coordenados entre si e subordinados à forma auxiliar “pode”.

  • B.

    No texto, a expressão “ainda que” (l.4) tem sentido equivalente ao da expressão desde que.

  • C.

    No trecho “o de que não se trata de norma penal” (l.13-14), o emprego da forma plural em normas penais implicaria a flexão da forma verbal: o de que não se tratam de normas penais.

  • D.

    No trecho “o de que não se trata de norma penal” (l.13-14), o emprego da próclise em vez da ênclise — não trata-se — justifica-se pela presença de palavra negativa antecedendo a forma verbal.

  • E.

    Em “direitos individuais do candidato versus o direito coletivo” (l.17), o emprego de itálico em “versus” justifica-se pelo tom irônico do texto.

Considerando que os fragmentos apresentados nas opções a seguir integram, em sucessão, um texto adaptado de um jornal brasileiro, assinale a opção em que o trecho mostrado está correto gramaticalmente.

  • A.

    O governo ainda não desistiu impôr uma idade mínima às aposentadorias ligadas ao INSS. Em reunião, com os líderes de partidos da base no Ministério da Fazenda, interlocutores do governo, pediram prazo até o dia 10 de julho para apresentar uma proposta em substituição ao fim do fator previdenciário.

  • B.

    A rodada de negociação foi almejada pela decisão do presidente da Câmara, anunciada aos líderes de por o tema no plenário na próxima semana. Os deputados intentam votar o projeto, que extingue com o fator previdenciário, e institui a regra apelidada de 85/95, em cuja proposta há o apoio das centrais sindicais. Para aposentar-se com o teto do benefício, a soma da idade e tempo trabalhado deve chegar a 85 anos para mulheres, e 95 anos, se homem.

  • C.

    O fator previdenciário é o mecanismo usado para definir o valor do benefício, que leva em conta o tempo de contribuição, a idade e a expectativa de vida do trabalhador. A regra compele os trabalhadores a se aposentarem mais tarde para obter o teto da aposentadoria.

  • D.

    Na rodada de conversa desta quarta-feira o governo ponderaria, sobre a necessidade de se instituir uma idade mínima para aposentadoria que valesse no futuro não atingindo os trabalhadores que já estão no mercado e uma atualização periódica da regra alcunhada de 85/95.

  • E.

    Um dos líderes de um partido político da base aliada afirmou que, o governo pretende instituir uma reavaliação dessa fórmula, considerando-se o aumento da expectativa de vida do trabalhador, segundo o qual vamos avançar na discussão até o dia 10 de julho, e levar a proposta ao plenário no mês de agosto, onde iremos votar independentes de chegar a um acordo, ou não.

Em “Se acostuma a não ouvir passarinho” (l. 42), o pronome não está colocado de acordo com a norma-padrão.

Esse desvio da norma-padrão ocorre também em:

  • A.

    Ele estava-nos seguindo.

  • B.

    Espero que nunca nos julgue.

  • C.

    Não me disseram a verdade.

  • D.

    Sempre valorizaram-me muito!

  • E.

    A mulher encheu-se de esperanças.

No que se refere a aspectos morfossintáticos e semânticos do texto, assinale a opção correta.

  • A.

    Na oração “que o governo popular” (l.8), que expressa uma consequência, há elipse da forma verbal “exige” (l.7).

  • B.

    Os elementos “menos” (l.8) e “outras” (l.8) são modificadores de intensidade relacionados ao núcleo nominal “virtudes” (l.8).

  • C. Sem contrariar o sentido original do texto e mantendo-se a correção gramatical, a expressão “perante a autoridade da experiência” (l.2) poderia ser reescrita da seguinte forma: perante ao reconhecimento da autoridade dos mais experientes.
  • D.

    Na oração “a terceira é o pior de todos os governos” (l.7), o verbo poderia ser suprimido e a vírgula, empregada no lugar dele, para indicar a elipse.

  • E.

    Na linha 7, “se exige” corresponde a é exigido.

(...) ele afirma que não faz sentido nem obrigar uma pessoa a rezar nem proibi-la de fazê-lo.

Mantém-se, corretamente, o sentido da frase acima substituindo-se o segmento sublinhado por:

  • A.

    nem impor a alguém que reze, nem impedi-la de fazer o mesmo.

  • B.

    deixar de obrigar uma pessoa a rezar, ou lhe proibir de o fazer.

  • C.

    seja obrigar que uma pessoa reze, ou mesmo que o deixe de o praticar.

  • D.

    coagir alguém a que reze, ou impedi-lo de o fazer.

  • E.

    forçar uma pessoa para que reze, ou não fazê-la de modo algum.

Acerca das ideias e dos aspectos gramaticais do texto acima, julgue os próximos itens.

Atendendo-se à norma gramatical, o primeiro período do texto poderia ser substituído pela seguinte construção: Na atualidade, combate-se muito, em certos contextos de escrita, as abreviaturas, que são, de fato, parte importante da língua escrita.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, relativos ao texto acima.

Preservando-se o sentido original e a correção gramatical do texto, o trecho “e um cientista não tem remédio senão reconhecer os fatos” (l.15-16) poderia ser assim reescrito: um cientista, se não aceitar os fatos tal como são, não conseguiria explicá-los.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às ideias e a aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens de 71 a 78.

Seriam mantidos a correção gramatical e o sentido original do período que inicia o segundo parágrafo do texto, construído na ordem direta, se a expressão adverbial “com o tempo e as necessidades dos usos e costumes” (l.10) fosse deslocada para o início do período, desde que seguida de vírgula e feitas as devidas alterações no emprego de maiúsculas e minúsculas.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com a norma-padrão, a frase que não precisa ser corrigida pelo Professor Carlos Góis, mencionado pelo Texto II, é:

  • A. Houveram muitos acertos naquela prova.
  • B. Existia poucos alunos com dúvidas na sala.
  • C. Ocorreram poucas dúvidas sobre a matéria.
  • D. Devem haver muitos aprovados este ano.
  • E. Vão fazer dois anos que estudei a matéria.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...