Questões sobre Usos da Norma Padrão Culta

Lista completa de Questões sobre Usos da Norma Padrão Culta para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para responder às questões de 30 a 33, considere que o revisor, em uma segunda fase de seu trabalho, possa oferecer sugestões que incluam mudanças estruturais do texto.

Em outras palavras, como poderíamos explicar o fato de que, em um texto que, entre outros temas, aborda a rivalidade entre autor e revisor, é o revisor subversivo quem acaba levando a melhor? Estaria o autor sugerindo que, em algum nível subterrâneo, abra mão da autoridade e dos direitos geralmente associados à autoria? Não, exatamente.

Assinale a opção em que, na reescritura do período acima, foram plenamente atendidos os critérios de correção gramatical e coerência textual.

  • A.

    Como poderíamos explicar o fato de que, em outras palavras, um texto que, aborda a rivalidade entre autor e revisor, entre outros temas, acaba levando a melhor o revisor subversivo? Estaria o autor sugerindo que em algum nível subterrâneo, abra mão da autoridade e dos direitos geralmente associados à autoria? Não, exatamente.

  • B.

    Poderíamos explicar o fato de um texto que, entre outros temas, aborda, em outras palavras, a rivalidade entre autor e revisor, onde o revisor subversivo acaba levando a melhor? Estaria sugerindo o autor que em algum nível subterrâneo, abra mão da autoridade e dos direitos geralmente associados à autoria? Não exatamente.

  • C.

    Em outras palavras, como se explicar que é o revisor subversivo que acaba levando a melhor em um texto em que, entre outros temas, é abordada a rivalidade entre autor e revisor? Estaria o autor sugerindo que abra mão, em algum nível subterrâneo, da autoridade e dos direitos associados, geralmente, à autoria? Não, exatamente.

  • D.

    Como, em outras palavras, poderíamos explicar o fato de que, entre outros temas, um texto do qual acaba levando a melhor o revisor subversivo da rivalidade entre autor e revisor? Estaria sugerindo que o autor abra mão, em algum nível subterrâneo da autoridade e dos direitos associados à autoria geralmente? Não, exatamente.

  • E.

    Em outras palavras, como poderíamos explicar, o fato de, em um texto que, entre outros temas, aborda a rivalidade entre autor e revisor, ser o revisor subversivo quem acaba levando a melhor? Em algum nível subterrâneo, estaria o autor sugerindo que, abra mão da autoridade e dos direitos geralmente associados à autoria? Exatamente não.

Para responder às questões de 30 a 33, considere que o revisor, em uma segunda fase de seu trabalho, possa oferecer sugestões que incluam mudanças estruturais do texto.

Então, se o enredo de Saramago parece tão claramente interessado no conflito subjacente entre escritura original e leitura, ou entre autor e revisor, como poderíamos explicar a criação de um personagem revisor, explicitamente “subversivo”, e, ao mesmo tempo, tão bem-sucedido em suas investidas contra os direitos e os privilégios autorais?

Assinale a opção em que, na reescritura do período acima, foram plenamente atendidos os critérios de correção gramatical e coerência textual.

  • A.

    O enredo de Saramago parece tão claramente interessado no conflito subjacente entre escritura original e leitura, e entre autor e revisor então, poderíamos explicar como a criação, ao mesmo tempo, de um personagem revisor, explicitamente “subversivo” é tão bem-sucedida em suas investidas contra os direitos e os privilégios autorais?

  • B.

    Se, no enredo de Saramago, aparece tão claramente o interesse no conflito subjacente entre escritura original e leitura, ou entre autor e revisor, então, como poderíamos explicar a criação de um personagem revisor, explicitamente “subversivo” e, ao mesmo tempo, tão bemsucedido em suas investidas contra os direitos e os privilégios autorais?

  • C.

    Como poderia-se explicar a criação de um personagem revisor, explicitamente “subversivo”, e, ao mesmo tempo, tão bem-sucedido em suas investidas sobre os direitos e os privilégios autorais, então, se o enredo de Saramago parece, tão claramente, interessado no conflito subjacente, entre escritura original e leitura, ou entre autor e revisor?

  • D.

    Parece tão claramente interessado no conflito subjacente entre escritura original e leitura, ou entre autor e revisor, o enredo de Saramago; então, como explicar, ao mesmo tempo, a criação de um personagem revisor, explicitamente “subversivo” tão bem-sucedido em suas investidas nos direitos e nos privilégios autorais?

  • E.

    A criação de um personagem revisor, explicitamente “subversivo”, tão bem-sucedido em suas investidas pelos direitos e pelos privilégios autorais ao mesmo tempo, como ser explicado, se o enredo de Saramago parece tão claramente interessado no conflito subjacente entre escritura original e leitura, ou entre autor e revisor?

Para responder às questões de 30 a 33, considere que o revisor, em uma segunda fase de seu trabalho, possa oferecer sugestões que incluam mudanças estruturais do texto.

Aqui, merece destaque o poder praticamente absoluto que é atribuído à figura do autor, no universo do personagem de Saramago, em que, a partir da escritura, é possível se criar e se estabelecer o que é verdade.

Assinale a opção em que, na reescritura do período acima, foram plenamente atendidos os critérios de correção gramatical e coerência textual.

  • A.

    O poder que é atribuído à figura do autor, praticamente absoluto no universo do personagem de Saramago, em que, a partir da escritura, é possível se criar e se estabelecer o que é verdade merece destaque aqui.

  • B.

    Merece destaque aqui, no universo do personagem de Saramago, em que, a partir da escritura, é possível se criar e se estabelecer o que é verdade.

  • C.

    É possível se criar e se estabelecer o que é verdade, no universo do personagem de Saramago e aqui, merece destaque esse poder.

  • D.

    No universo do personagem de Saramago, em que, a partir da escritura, é possível se criar e se estabelecer o que é verdade, merece destaque o poder praticamente absoluto atribuído à figura do autor.

  • E.

    Merece destaque o poder praticamente absoluto em que, a partir da escritura, é possível se criar e se estabelecer o que é verdade no universo do personagem, de Saramago.

Assinale a frase em que a palavra em destaque está corretamente flexionada no plural, de acordo com a norma culta da língua.

  • A. Os abaixo-assinado serão encaminhados às subprefeituras.
  • B. Para chegar ao alto da torre, tivemos de subir mais de cem degrais.
  • C. O projeto trará benefícios a todos os cidadãos.
  • D. Os escrivões desse cartório são funcionários muito antigos.
  • E. Os guarda-civis ameaçam entrar em greve.

Assinale a opção em que a proposta de reescrita mantém o sentido e a correção gramatical do trecho “o ministro do Reino e o chefe da oposição declaram, oficialmente, o país num estado deplorável de administração” (l.22-24).

  • A.

    oficialmente, o ministro do Reino, e também o chefe da oposição, declaram, o país num estado deplorável administrativo

  • B.

    o país é declarado, pelo ministro do Reino e chefe da oposição, oficialmente, deplorável, em estado administrativo

  • C.

    declarado estado deplorável, oficialmente, de administração do país, por Ministro, do Reino, e chefe, da oposição

  • D.

    o país é oficialmente declarado em estado administrativo deplorável tanto pelo ministro do Reino como pelo chefe da oposição

  • E.

    o estado administrativamente deplorável do país é declarado oficialmente, pelo ministro do Reino assim como pelo chefe da oposição

Assinale a alternativa em que a concordância se dá em conformidade com a norma culta da língua.

  • A. Circula, pelo Facebook, retratos semelhantes à propaganda de pasta de dentes.
  • B. Os sorrisos no retrato popularizaram-se quando os dentes passaram a ser tratados por dentistas.
  • C. Era necessário permanecer em poses longas e repetidas para que fosse feito os retratos pintados.
  • D. Os grandes repertórios do sorriso encontram-se registrado no álbum de fotos das crianças e das férias.
  • E. Nós temos a sensação de não sermos competente o bastante para viver.

Cada um dos itens a seguir apresenta uma proposta de reescrita de trechos do texto, que deve ser julgada certa se estiver gramaticalmente correta, ou errada, em caso contrário.

“Outra constatação (...) e à escolaridade.” (l.10-11): Constatou-se, ainda, que a importância da política também está ligada a idade, a renda e a escolaridade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa em que o trecho do primeiro parágrafo – Embora a evolução das redes móveis tenha estado no foco atual das operadoras, o mundo fixo continuará tendo relevância para o futuro da internet... – está corretamente reescrito, de acordo com norma culta da língua.

  • A. O mundo fixo continuará tendo relevância para o futuro da internet, contanto que a evolução das redes móveis tenha estado no foco atual das operadoras...
  • B. O mundo fixo continuará tendo relevância para o futuro da internet, mesmo que a evolução das redes móveis tendo estado no foco atual das operadoras...
  • C. Ainda que a evolução das redes móveis tiver estado no foco atual das operadoras, o mundo fixo continuará tendo relevância para o futuro da internet...
  • D. Apesar de a evolução das redes móveis ter estado no foco atual das operadoras, o mundo fixo continuará tendo relevância para o futuro da internet...
  • E. Salvo se a evolução das redes móveis ter estado no foco atual das operadoras, o mundo fixo continuará tendo relevância para o futuro da internet...

Cada um dos itens a seguir apresenta uma proposta de reescrita de trechos do texto, que deve ser julgada certa se estiver gramaticalmente correta, ou errada, em caso contrário.

“No período de campanha eleitoral, (...) por meio do voto.” (l.4-6): Como no período de campanha eleitoral as atenções são maiores, exige-se, do cidadão, que manifeste-se por meio do voto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que cada uma das opções abaixo apresenta uma proposta de reescrita de trecho do texto — indicado entre aspas —, assinale a opção em que a reescrita, além de manter o sentido da informação originalmente apresentada, também preserva a correção gramatical.

  • A.

    “O poder político (...) ou respeito” (l.31-33): O poder político de comando impositivo já não consegue se valer de respeito.

  • B.

    “Esta é uma (...) foram propostas” (l.1-2): Eis uma questão polêmica, e muitas interpretações contrárias foram sugeridas.

  • C.

    “Para chegar a (...) paradoxo da democracia” (14-15): Para que a situação seja melhor explicada, devemos solucionar o que chamo de as desigualdades de uma sociedade democrática.

  • D.

    “Para um número (...) fixa e determinada” (l.26-28): Para um número crescente de pessoas em todo o mundo, o destino de cada uma delas passou a ser indeterminado.

  • E.

    “Em uma democracia, (...) podem participar” (l.4-6): Nas democracias, as eleições caracterizam-se por serem frequentemente honestas e participativas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...